Olá galera, como vai? Acabei de relêr o Java Code Conventions vide link: http://www.oracle.com/technetwork/java/codeconventions-135099.html#367 e não encontrei informação que respondesse essa dúvida antiga minha. Já ví projetos internacionais, os quais
usavam padrão de nomenclatura de classes que começavam sempre com " _ " underscore, no entanto, nunca ví
separarem nomes por " - "… Isso iria fora das convenção?
Num projeto novo, eu seguiria a risca essa recomendação da Sun. Agora, o importante em projetos, quando o assunto é convenção de código é manter a consistência. Se o resto do seu time usa underscores, use também.
Agora que vi, o link que postei fala de nomes de variáveis, não de classes. Mas me parece bem claro que a Sun não recomenda o uso de underscores de maneira geral. Tanto que ela jamais coloca exemplos de coisas com underscode, exceto no caso de constantes onde todas as letras aparecem em maiúsculas.
Num projeto novo, eu seguiria a risca essa recomendação da Sun. Agora, o importante em projetos, quando o assunto é convenção de código é manter a consistência. Se o resto do seu time usa underscores, use também.[/quote]
Reforçando as palavras do Vini e adicionando uma curiosidade.
A idéia do uso de _ (underscore) no inicio / meio do nome das variáveis, nomes de funções e programas é beeemmmm antiga. Era uma tecnica utilizada principalmente pelos programadores em linguagem C ao produzirem bibliotecas de uso geral, nos dias de hoje lembrariam as APIs e frameworks. Quando vc vêr este tipo de coisa sendo aplicada em códigos Java significa que as chances do autor ser um programador C das antigas são enormes. Note que, não é porque talvez o autor e a estrategia seja das antigas que as informações sejam ruins. Ao contrario, existem bons livros em Java com este padrão que fornecem boas idéias.
Enfim, o ideal mesmo é seguir o padrão sugerido com adição / alteração combinada pela equipe; sistemas com codificação e nomenclatura homogenea ficam mais fáceis e rápidos de entender.