Pessoal tive um primeiro contato com .NET ( mais precisamente C# ) esta semana.
Como nao tive muito tempo para brincar com ele tive uma visao interessante dos elementos visuais( gerados no servidor) para compor uma solucao WEB.
Bem, sei que a sun tem a especificacao JSF , que irah ser utilizada, para fins visuais…nao para fluxo de aplicacao, como o apache STRUTS (embora li um artigo no site www.javapro.com que diz que haverah integracao).
Seria interessante usarmos um recurso deste tipo tao quanto antes, vcs nao acham?
Serah que teremos estah produtividade logo-logo p/ o java?
Pouparia um bucado…
De uma maneira ampla, a ideia do WebForms do .NET eh muito parecida com JSF ou mesmo o Struts. A Microsoft adicionou umas tags a mais que sao pre-processadas pelo server antes do envio do HTML, gerando assim controles associados com um monte de javascript codificado em base64, o que gera nos eventos “server side” que eles tanto falam.
Eu pessoalmente nao acho uma vantagem tao grande toda essa parte do framework que a MS implementou, mas coisas como populacao de objetos e entidades de maneira “automatica” com certeza chamam muito a atencao de varias pessoas. Tendo uma boa criatividade ( e o mais importante, sabendo usar ), eh algo a considerar ate…
Mas como voce mesmo ja mencionou, JSF ou/e Struts fornecem implementacoes somelhantes ao web forms do ASP.NET.
E a implementação dessas idéias não vem só do Struts ou JSF… aliás, tem muito projeto opensource legal nessa área. O Tapestry (tapestry.sf.net) tem, alem dos widgets, um modelo de eventos bem bacana…parece que se está programando em Swing… mas eu ainda fico com o WebWork como meu framework de MVC favorito