Som para game em J2ME

Eu estou fazendo um Jogo em J2ME e coloquei alguns som no meu jogo,
só que eu coloquei no formato .wav e o meu jogo acabou ficando muito grande, dai pensei em usar .mp3 mas dai muitos celulares não vão poder rodar o meu jogo, tambem existe a possibilidade de usar .mid, mas meus sons são as vozes dos personagens e não sei se .mid suporta isso.

Será que alguém sabe que tipo de som eu devo usar para ter portabilidade e uma boa compressão?

Bom, mid realmente não suporta vozes.

Acho que o negócio é mp3 mesmo, ou ogg nem sei. Se o seu jogo tem esse tipo de som, ele automaticamente não vai rodar em todos os celulares mesmo…

Recomendo vc usar do tipo AMR pois suprota vozes e fica bem pequeno.
o progama “nokia multimedia convertor” converte os seus audios em wav para amr mas fica esperto pois pode perder muita qualidade ,recomendo vc gerar o som já na frequencia que a maioria dos celulares rodam que é 8 Khz,mono .

Vou tentar com AMR então, mas ele é compativel com a maioria dos celulares?

Usei o .amr converti com o programa da ericson quando tendo, mas quando executo meu jogo pelo emulador da motorola ou do wtk da a seguinte exeção:

cannot create player for: audio/amr

Mas no celular funcionou, mas de forma muito estranha pois é como se os sons fossem tocados muito devagar.

Meu celular é um Motorola C650, será que alguém ja teve esse problema?

Usei outro programa pra converter pra .AMR e funcionou direitinho, realmente AMR é a melhor solução apesar de a qualidade ter caido bastante, mas não consigo emular direito no computador, mas pelo que li é pq eu deveria ter intalado o quickTime antes do wtk ou do meu emulador motorola.

Origado a todo mundo que me ajudo.
Valeu!