Sou iniciante e quero aprender mesmo, mas qual: J2SE, J2EE ou as duas?

Antes de mais nada, boa dia, boa tarde e boa noite a todos.
Bem galera, estou querendo aprender Java (mesmo) e sou o melhor autodidata que conheço.
Aprendi tudo em minha vida sozinho, até na escola sempre ficava capítulos à frente do que o professor ensinava.

O meu problema é o seguinte: estava querendo entrar no ramo de programação visual (programava em Clipper) e optei por aprender Python, na esperança de que esta linguagem me suprisse todas necessidades e depois do lançamento do Android, fiquei na ânsia de me aprofundar.
Como o tempo foi passando e nada do Android ter suporte a Python, fui me desanimando.
Passei num concurso público e entrei na Prefeitura de Goiânia, sou Agente de Trânsito.
Aqui (somos pioneiros no Brasil), usamos um pocket (HTC Touch, fraquinho) para executar funções na rua, aliás, uma função: multar (argh).
Só que o Touch tem um sistema precário, ruim mesmo.
De uns tempos pra cá, como sou ambicioso e perfeccionista, comecei a projetar um sistema para rodar em Tablets.
Fui amadurecendo a ideia e hoje já tenho todo o esquema de funcinamento pronto e quero aprender Java para criar o sistema.
A ideia é que nos Tablets, que ficarão com os agentes nas ruas, funcione apenas um programinha que chamará a aplicação que rodará via internet 3G (cloud computing).
Na Central de Operações rodarão sistemas em desktop (estrutura diferente, específica para PCs) mas, via internet também. Estes PC´s terão acesso aos Tablets e os gerenciarão.
Tudo será, obviamente ligado a um servidor de minha empresa ou da própria prefeitura.

Andei pesquisando muito na internet e estou com as seguintes dúvidas:
1-) Qual versão do Java deverei usar: J2EE ou J2SE? Afinal rodarão interligados, conjuntamente, dispositivos móveis (tablets) e fixos (desktops)
2-) Qual a melhor IDE para desenvolver o sistema (entenda-se mais prática), Eclipse ou NetBeans?
3-) Qual o melhor banco de dados? Já trabalhei com MySQL e PostgreSQL, mas há também Oracle.

Fico muito grato a quem me ajudar nas escolhas e puder me dar dicas de aprendizado (apostilas, tutoriais, livros, etc). Obs. Não sei inglês.

P.S.: Só fiz meu cadastro aqui por que depois de tanto procurar na net, vi que as pessoas mais sensatas, entendidas e respeitosas estão aqui (nunca vi baixarias). Acho que não lugar melhor para começar a aprender.

Bem, primeiramente acredito q na vida é preciso um pouco de humildade…E pelo visto lhe falta…Ah, me esqueci q pra isso tbm eh necessario ser autodidata, e vc eh o melhor q conhece.
Eu como tbm venho do Python alem de ja ter trabalhado com C++/Ruby/Zope/Plone/Django/GTK/QT/Perl/Delphi/.Net/VB. O Python eh uma ótima linguagem e ela supre sim em todas as areas, quanto ao Android eh uma minoria, assim como o iPhone tbm naum suporta Java. O Python eh uma linguagem tão boa e tão usada, q faz o favor ae de remover do seu Linux, caso use ou conheça, para ver o q acontece. Pois eh, o Linux e os Unix da vida todos usam python para alguma coisa, simples ou complexa. Incluindo os MAC.

Mas vamus la.
1 - Tanto faz o q vai usar, aprenda JAVA que o restante será de mais facil entendimento e aprendizado.
e sera facil vc entender como cada coisa funciona. Se conhecia bem Python não vai ter muitas dificuldades no Java.
2 - Usar Tablets, vc pode criar uma estrutura onde cada um teria seu proprio BD, fazendo replicações, assim não iria caso falhar internet perder informações…Banco de Dados como Mysql5, Postgresql9 e Oracle tem essa estrutura para replicação. Ai tanto vai fazer ser JSP/JSF/Swing+AWT etc…
3 - Apostila, eu indico FJ11 e FJ21 da Caelum, q irao te dar uma boa base de Java.
4 - IDE eu uso NetBeans, prefiro…Mas Eclipse tbm não perde em nada…Ha varias IDEs, mas o importante eh q tem q conhecer de JAVA.

Humildade sempre…

t+ e boa sorte

Genumano ,

Bom Dia !

Particularmente estou aprendendo JavaSE , para depois aprender sobre JavaME , e JavaEE.

Talvez o caminho que considero mais “natural” de aprendizado do Java é começar pelo JavaSE (Java Standart Edition) que voltado para aplicações Desktop e Applets no navegador e Java Web Start , depois aprender JavaME (Java Micro Edition) que é usado para dispositivos (celulares , smartphones , geladeiras , relogios , e qualquer outro sistema embarcado que suporte java) , depois aprender sobre JavaEE (Java Enterprise Edition) que é usada para aplicações Web.

Bem essa é apenas minha opinião.

Bons Estudos !!! :thumbup:

Fernando, cara me desculpe se pareci arrogante, não sou assim. Sou muito humilde, tanto que estou aqui pedindo ajuda. Desculpa mesmo. Olha, sei do valor do Python e por isso não vou abandoná-lo, é uma linguagem muito simples e poderosa. O Blender e o Inkscape, dois programas que amo, foram escritos nela e contínuo acreditando que será a linguagem do futuro.
No mais, agradeço-lhe pelas dicas.

Não existe isso de qual é a melhor tecnologia, e sim o que melhor se adapta a solucionar o seu problema. Por exemplo, uma solução para um sistema que tenha apenas um pequeno grupo de usuários talvez seja muito mais simples de implementar do que um sistema de uma multinacional que opere em vários países ao redor do mundo. Sugiro que estude o que cada tecnologia provê, de modo a poder assim discernir com mais exatidão o que ela oferece.

Se conhecer bem Python, vc pode usar o Jython

veja:

t+ e boa sorte !

Amigo, seguinte não é de um hora pra outra que vc vai aprender JAVA…existem muitos frameworks
JAVA é uma linguagem e PLATAFORMA, mais poderosa que eu conheço… enquanto o python é bom sim, mais pra mim deixa a desejar em algumas coisas…
conheço gente que programa em python e cada um quer resolver de uma forma tudo em uma linha, isso é horrivel … manutenção do sistema 0. MAIS nao quero estender este topico a
PYTHON

Bom mais vamos la, como nosso amigo citou , tem a CAELUM vc poder usa as apostilas … ou pode fazer alguns cursos lá… muito bom por si.
É complicado o primeiro sistema que vc projetar na linguagem sair bom…geralmente é o terceiro em diante por que vc ja pegou os macetes…
aconcelho estudar certificaçoes pois assim vc vai fazer suas implentaçoes no sistema da melhor maneira possivel…pois vai saber para que serve cada coisa naquele momento…

banco de dados acho que o mysql serve né? depois tbm se vc fizer o sistema legalzinho e só trocar que nao vai ter problema…

AHH…vc nao foi nem um pouco humeldi hauhua (talves nao foi essa impressa que queria deixar)… mais evite coisa de EU SOU BOM, EU SOU …,EU SOU … ninguem está interessado nisto,estamos interessado em te ajudar.

É isso aee

abraços

Se você já ter uma noção de programação e lógica não será uma tarefa difícil. Reiterando o que já foi dito por aqui, caso já saiba o que quer (J2SE ou J2EE), comece a pesquisar pelos livros que são sugeridos aqui pelo fórum. Muitos deles são de grande valia para um bom e pragmático aprendizado.

Obrigado a todos pelos conselhos. Fernando, vou dar uma olhada no Jython.

como disse o erick…

Python é ótimo, eu sou um defensor dele…Porem, tem muitas coisas mesmo q deixa a desejar, e na verdade esta certo, a proposta do Guido van Rossum, criador do python é outra totalmente diferente das impostas hoje pelo mercado em cima da linguagem.
Bem, eu gosto muito de python, usei ele por anos e até hoje uso para algumas coisas…Eu deixei o python por exatamente alguns motivos de “deixar a desejar”.
Eu gosto de python mas na verdade, EU AMO O JAVA kkkk !!!..Java me surpreende todo dia, quando penso em fazer algo, vou pesquisar e tem 1 milhao de formas de fazer, sem contar com a gama de projetos que existe no mundo a fora e a documentação é fantástica.
Não é atoa que é a linguagem lider de mercado a anos.

Humildade sempre.

t+ e boa sorte.

Erick, preço-lhe desculpas também. Jamais quis parecer arrogante, o que não sou realmente. Tenho a humildade de buscar as fontes com quem sabe, pois mesmo sendo autodidata, sem aconselhamentos de quem já conhece o caminho, é impossível chegar ao destino.

Certo Erick e Fernando, já não vou tentar o Jython, vou de Java mesmo. Qualquer dúvida, sei que poderei contar com vocês.

Estamos aqui pra ajudar e ser ajudados, até mesmo pq como disse o java é grande d++ e toda ajuda é bem vinda.

mas, sempre com humilidade e explicando os problemas.

t+

eu fiz um post em 2008 sobre o assunto para quem estava chegando no mundo Java:

http://camilolopes.wordpress.com/2008/05/12/comecar-jse-jee-ou-jme/

vc vai precisar de um certo tempo para digestão da sopa de letras que vai encontrar ao entrar em cada plataforma.

flw.

[quote=LPJava]eu fiz um post em 2008 sobre o assunto para quem estava chegando no mundo Java:

vc vai precisar de um certo tempo para digestão da sopa de letras que vai encontrar ao entrar em cada plataforma.

flw. [/quote]

Interessante quando você menciona que a pessoa deve estudar jse de forma intermediária, e jee de uma forma mais aprofundada, realizando algumas pesquisas o mercado para java realmente é bem mais para aplicações que rodam no navegador do que aplicações standalone como de automação comercial frente de loja, muito embora existam muitos casos de utilização de java nos mais diversos campos, como por exemplo jogos. Estou começando a aprender java e confesso que estou adorando a linguagem. Um abraço.

Comece aprendendo a linguagem Java e as bibliotecas padrão, que é o básico.
Um bom material para começar é o livro “Use a cabeça Java!” ou, se você já programa em C++, o “Core Java”.

De material gratuito, tem as apostilas da Caelum, escola mantenedora do fórum, que o pessoal já citou.

Assim que você estiver mais acostumado com os termos, vai entender melhor o que é J2EE, Hibernate, Android e outros sopas de letrinhas que tem na comunidade java.
Aí poderá escolher melhor que caminho seguir.

Bom colega estou inciando em JAVA, mas pra ser um iniciante mesmo preciso aprender muito ainda, desenvolvo aplicações comerciais em Delphi à algum tempo mas resolvi procurar outra linguagem, comecei à programar em Delphi e VB, isso é péssimo para um iniciante pois essas IDEs deixam os programadores muito “preguiçosos” elas dão tudo na mão, tudo bem que aplicações desktop pra trabalhar com banco de dados o delphi é fora de série, é muito fácil mesmo.

Com 1 mês de JAVA já desenvolvi uma aplicação desktop com banco de dados e foi fácil até, depois que vc se acostuma com a sintaxe, no começo achei meio estranho a conexão com banco de dados mas agora escrever uma classe de conexão não leva mais que 1 minuto no NetBeans.

Durante minhas pesquisas para iniciar em JAVA percebi que é melhor iniciar pelo J2SE e depois subir pouco a pouco de categoria, ou seja, estou me acostumando com a linguagem e suas regras e o principal POO isso é muito importante, mas levando em consideração esse 1 mês de aprendizado estou espantado com o tamanho e a liberdade da linguagem é muito grande mesmo, mas é ótima.

[quote=LPJava]eu fiz um post em 2008 sobre o assunto para quem estava chegando no mundo Java:

flw. [/quote]

Obrigado LPJava, dei uma lida e até adicionei o blog nos favoritos.

Obrigado a todos pelas dicas, creio que vim ao lugar certo.