Antes de mais nada, boa dia, boa tarde e boa noite a todos.
Bem galera, estou querendo aprender Java (mesmo) e sou o melhor autodidata que conheço.
Aprendi tudo em minha vida sozinho, até na escola sempre ficava capítulos à frente do que o professor ensinava.
O meu problema é o seguinte: estava querendo entrar no ramo de programação visual (programava em Clipper) e optei por aprender Python, na esperança de que esta linguagem me suprisse todas necessidades e depois do lançamento do Android, fiquei na ânsia de me aprofundar.
Como o tempo foi passando e nada do Android ter suporte a Python, fui me desanimando.
Passei num concurso público e entrei na Prefeitura de Goiânia, sou Agente de Trânsito.
Aqui (somos pioneiros no Brasil), usamos um pocket (HTC Touch, fraquinho) para executar funções na rua, aliás, uma função: multar (argh).
Só que o Touch tem um sistema precário, ruim mesmo.
De uns tempos pra cá, como sou ambicioso e perfeccionista, comecei a projetar um sistema para rodar em Tablets.
Fui amadurecendo a ideia e hoje já tenho todo o esquema de funcinamento pronto e quero aprender Java para criar o sistema.
A ideia é que nos Tablets, que ficarão com os agentes nas ruas, funcione apenas um programinha que chamará a aplicação que rodará via internet 3G (cloud computing).
Na Central de Operações rodarão sistemas em desktop (estrutura diferente, específica para PCs) mas, via internet também. Estes PC´s terão acesso aos Tablets e os gerenciarão.
Tudo será, obviamente ligado a um servidor de minha empresa ou da própria prefeitura.
Andei pesquisando muito na internet e estou com as seguintes dúvidas:
1-) Qual versão do Java deverei usar: J2EE ou J2SE? Afinal rodarão interligados, conjuntamente, dispositivos móveis (tablets) e fixos (desktops)
2-) Qual a melhor IDE para desenvolver o sistema (entenda-se mais prática), Eclipse ou NetBeans?
3-) Qual o melhor banco de dados? Já trabalhei com MySQL e PostgreSQL, mas há também Oracle.
Fico muito grato a quem me ajudar nas escolhas e puder me dar dicas de aprendizado (apostilas, tutoriais, livros, etc). Obs. Não sei inglês.
P.S.: Só fiz meu cadastro aqui por que depois de tanto procurar na net, vi que as pessoas mais sensatas, entendidas e respeitosas estão aqui (nunca vi baixarias). Acho que não lugar melhor para começar a aprender.