Sou iniciante... qual melhor banco para começar aprender?

14 respostas
A

Olá

Eu estou iniciando em java e estou querendo um banco simples que não precise ficar instalando nada na máquina do cliente e pra aprender não estou querendo utilizar o MySQL que já conheço…

quero fazer uns projetos de estudos pra testar o funcionamento deles tanto no windows e no linux. Por isso estou querendo um banco tipo o access mas esse não vai funcionar no linux.

Tentei o Java DB derby… mas não conseguir fazer ele iniciar o serviço automático… então o sistema só funciona se eu iniciar o banco manualmente. Tentei o HSQLDB mas não conseguir entender o funcionamento desse e não conseguir nem criar um banco.

Li que o OpenOffice funcionaria como o access e poderia funcionar tanto no windows e no linux. Isso é verdade? Ou aconselha utilizar um outro banco?

Obrigado

14 Respostas

E

Se você quer um “banco” que funciona nós dois e não gostou de nenhum desses , tem o Base do Open Office, e tem o postgreeSQL, mas o postgreeSQL e bem robusto, acho que você se referia ao Base, sim ele funciona nós dois sistemas operacionais.

raziel363

Eu estou desenvolvendo uma aplicação, seguindo um tutorial na verdade, e estou utilizando o H2 Database para tal.

http://www.h2database.com/html/main.html

A

Olá

Esse banco H2 Database precisa instalar alguma coisa na máquina do cliente?

Qual o driver eu utilizo pra conectar ele… poderia me passar?

douglaskd

Tem o Oracle 10g express também win e linux

A

Mas o Oracle vou ter que ficar configurando ele na máquina do cliente? Porque estou querendo um banco que fosse como access que não precisa instalar

Nicolas_Fernandes

Olá, Alex!
Tudo bem?

Para começar a estudar Banco de Dados, recomendo o PostgreSQL. É um banco bem didático, robusto e com a sintaxe similar ao Oracle. Ou seja, quando entender bem de conceitos de banco de dados e instruções simples de como executar as operações, já vai ter um conhecimento que possibilitará migrar seus estudos para o Oracle!

Abraços!

douglaskd

não tinha lido direito…malz

Soulless-BR

Com certeza cara, se você já conhece o MySQL eu partiria para o Oracle agora (é o que eu estou fazendo nesse momento, uma maquina virtual com ele instalado) e ele você instala também nas duas plataformas.

Agora se você quiser algum que não precise instalar e funciona nos dois da uma pesquisada sobre SQLite, eu usei ele com Python para programas simples e funciona bem. Simples mesmo, com baixo número de acessos e registros.

Outra opção que você pode estar olhando é o db4O, mas esse não é um banco relacional, ele é noSQL (orientado a objetos), muito interessante e muito rápido também.

De qualquer modo recomendaria um banco de grande porte (Obs: db4O está sendo usado em megas aplicações já).

Abraços.

A

Como levo o H2 Database junto com a minha aplicação?

paulomn

cara eu tenho essa mesma duvida no javaDB, como fazer pra ele iniciar com o programa… se descobrir me da um toque hehe

A

Vc também, por favor… esse esta sendo o grande mistério da vida… rsrs

Francisco_Silva

Oi, sei que já se passou 2 meses mas...
Dei uma olhada no código fonte e descobri a classe principal que possui o método main do H2.

try {
org.h2.tools.Console.main("-tcp");
} catch (SQLException e1) {
e1.printStackTrace();
}

Execute o método main diretamente no seu próprio programa e passe "-tcp" como argumento, assim ele ira iniciar como cliente/servidor e sem abrir o navegador... caso queira outras opções para iniciar o H2, passe --help como argumento.

org.h2.tools.Console.main("-help");

Já o banco, aconselho deixar na pasta do Usuário, e na hora de configurar a string url de conexão é só recuperar através de propriedades do sistema o endereço do usuário corrente.

String home = System.getProperty("user.home");   //retorna "/home/NomeDoUsuario" para GNU/Linux ou "C:\Users\NomeDoUsuario" para Windows.

String url = "jdbc:h2:tcp://localhost/"+home+"/nomeDoBanco";

Dessa forma só tera o trabalho de copiar o banco de dados para a pasta usuário.

Comecei a usar esse SGBD agora e estava procurando referencia e acabei caindo aqui e como me interessei pelo assunto...

L

o uso do SQuirreL SQL Client tbm é facil mexer foi o que começei !!!

sei lá cada tem sua vontade de fazer que bem entender!! rs

abrxx

diego_qmota

Acho que não têm melhor ou pior banco para aprender.

Você poderá ter alguma dificuldade para fazer a configuração inicial. Depois deve partir para o aprendizado de SQL.

Segue uma sugestão de banco embarcado: SQLite http://www.sqlite.org/

Criado 14 de outubro de 2010
Ultima resposta 21 de dez. de 2010
Respostas 14
Participantes 10