Sou iniciante... qual melhor banco para começar aprender?

Olá

Eu estou iniciando em java e estou querendo um banco simples que não precise ficar instalando nada na máquina do cliente e pra aprender não estou querendo utilizar o MySQL que já conheço…

quero fazer uns projetos de estudos pra testar o funcionamento deles tanto no windows e no linux. Por isso estou querendo um banco tipo o access mas esse não vai funcionar no linux.

Tentei o Java DB derby… mas não conseguir fazer ele iniciar o serviço automático… então o sistema só funciona se eu iniciar o banco manualmente. Tentei o HSQLDB mas não conseguir entender o funcionamento desse e não conseguir nem criar um banco.

Li que o OpenOffice funcionaria como o access e poderia funcionar tanto no windows e no linux. Isso é verdade? Ou aconselha utilizar um outro banco?

Obrigado

Se você quer um “banco” que funciona nós dois e não gostou de nenhum desses , tem o Base do Open Office, e tem o postgreeSQL, mas o postgreeSQL e bem robusto, acho que você se referia ao Base, sim ele funciona nós dois sistemas operacionais.

Eu estou desenvolvendo uma aplicação, seguindo um tutorial na verdade, e estou utilizando o H2 Database para tal.

http://www.h2database.com/html/main.html

Olá

Esse banco H2 Database precisa instalar alguma coisa na máquina do cliente?

Qual o driver eu utilizo pra conectar ele… poderia me passar?

Tem o Oracle 10g express também win e linux

Mas o Oracle vou ter que ficar configurando ele na máquina do cliente? Porque estou querendo um banco que fosse como access que não precisa instalar

Olá, Alex!
Tudo bem?

Para começar a estudar Banco de Dados, recomendo o PostgreSQL. É um banco bem didático, robusto e com a sintaxe similar ao Oracle. Ou seja, quando entender bem de conceitos de banco de dados e instruções simples de como executar as operações, já vai ter um conhecimento que possibilitará migrar seus estudos para o Oracle!

Abraços!

não tinha lido direito…malz

Com certeza cara, se você já conhece o MySQL eu partiria para o Oracle agora (é o que eu estou fazendo nesse momento, uma maquina virtual com ele instalado) e ele você instala também nas duas plataformas.

Agora se você quiser algum que não precise instalar e funciona nos dois da uma pesquisada sobre SQLite, eu usei ele com Python para programas simples e funciona bem. Simples mesmo, com baixo número de acessos e registros.

Outra opção que você pode estar olhando é o db4O, mas esse não é um banco relacional, ele é noSQL (orientado a objetos), muito interessante e muito rápido também.

De qualquer modo recomendaria um banco de grande porte (Obs: db4O está sendo usado em megas aplicações já).

Abraços.

Como levo o H2 Database junto com a minha aplicação?

cara eu tenho essa mesma duvida no javaDB, como fazer pra ele iniciar com o programa… se descobrir me da um toque hehe

Vc também, por favor… esse esta sendo o grande mistério da vida… rsrs

Oi, sei que já se passou 2 meses mas…
Dei uma olhada no código fonte e descobri a classe principal que possui o método main do H2.

try { org.h2.tools.Console.main("-tcp"); } catch (SQLException e1) { e1.printStackTrace(); }

Execute o método main diretamente no seu próprio programa e passe “-tcp” como argumento, assim ele ira iniciar como cliente/servidor e sem abrir o navegador… caso queira outras opções para iniciar o H2, passe --help como argumento.

org.h2.tools.Console.main("-help");

Já o banco, aconselho deixar na pasta do Usuário, e na hora de configurar a string url de conexão é só recuperar através de propriedades do sistema o endereço do usuário corrente.

[code]String home = System.getProperty(“user.home”); //retorna “/home/NomeDoUsuario” para GNU/Linux ou “C:\Users\NomeDoUsuario” para Windows.

String url = “jdbc:h2:tcp://localhost/”+home+"/nomeDoBanco";[/code]

Dessa forma só tera o trabalho de copiar o banco de dados para a pasta usuário.

Comecei a usar esse SGBD agora e estava procurando referencia e acabei caindo aqui e como me interessei pelo assunto…

o uso do SQuirreL SQL Client tbm é facil mexer foi o que começei !!!

sei lá cada tem sua vontade de fazer que bem entender!! rs

abrxx

Acho que não têm melhor ou pior banco para aprender.

Você poderá ter alguma dificuldade para fazer a configuração inicial. Depois deve partir para o aprendizado de SQL.

Segue uma sugestão de banco embarcado: SQLite http://www.sqlite.org/