Eu estou iniciando em java e estou querendo um banco simples que não precise ficar instalando nada na máquina do cliente e pra aprender não estou querendo utilizar o MySQL que já conheço…
quero fazer uns projetos de estudos pra testar o funcionamento deles tanto no windows e no linux. Por isso estou querendo um banco tipo o access mas esse não vai funcionar no linux.
Tentei o Java DB derby… mas não conseguir fazer ele iniciar o serviço automático… então o sistema só funciona se eu iniciar o banco manualmente. Tentei o HSQLDB mas não conseguir entender o funcionamento desse e não conseguir nem criar um banco.
Li que o OpenOffice funcionaria como o access e poderia funcionar tanto no windows e no linux. Isso é verdade? Ou aconselha utilizar um outro banco?
Se você quer um “banco” que funciona nós dois e não gostou de nenhum desses , tem o Base do Open Office, e tem o postgreeSQL, mas o postgreeSQL e bem robusto, acho que você se referia ao Base, sim ele funciona nós dois sistemas operacionais.
Para começar a estudar Banco de Dados, recomendo o PostgreSQL. É um banco bem didático, robusto e com a sintaxe similar ao Oracle. Ou seja, quando entender bem de conceitos de banco de dados e instruções simples de como executar as operações, já vai ter um conhecimento que possibilitará migrar seus estudos para o Oracle!
Com certeza cara, se você já conhece o MySQL eu partiria para o Oracle agora (é o que eu estou fazendo nesse momento, uma maquina virtual com ele instalado) e ele você instala também nas duas plataformas.
Agora se você quiser algum que não precise instalar e funciona nos dois da uma pesquisada sobre SQLite, eu usei ele com Python para programas simples e funciona bem. Simples mesmo, com baixo número de acessos e registros.
Outra opção que você pode estar olhando é o db4O, mas esse não é um banco relacional, ele é noSQL (orientado a objetos), muito interessante e muito rápido também.
De qualquer modo recomendaria um banco de grande porte (Obs: db4O está sendo usado em megas aplicações já).
Execute o método main diretamente no seu próprio programa e passe “-tcp” como argumento, assim ele ira iniciar como cliente/servidor e sem abrir o navegador… caso queira outras opções para iniciar o H2, passe --help como argumento.
org.h2.tools.Console.main("-help");
Já o banco, aconselho deixar na pasta do Usuário, e na hora de configurar a string url de conexão é só recuperar através de propriedades do sistema o endereço do usuário corrente.
[code]String home = System.getProperty(“user.home”); //retorna “/home/NomeDoUsuario” para GNU/Linux ou “C:\Users\NomeDoUsuario” para Windows.