Sou iniciante... qual melhor banco para começar aprender?

14 respostas
A

Olá

Eu estou iniciando em java e estou querendo um banco simples que não precise ficar instalando nada na máquina do cliente e pra aprender não estou querendo utilizar o MySQL que já conheço…

quero fazer uns projetos de estudos pra testar o funcionamento deles tanto no windows e no linux. Por isso estou querendo um banco tipo o access mas esse não vai funcionar no linux.

Tentei o Java DB derby… mas não conseguir fazer ele iniciar o serviço automático… então o sistema só funciona se eu iniciar o banco manualmente. Tentei o HSQLDB mas não conseguir entender o funcionamento desse e não conseguir nem criar um banco.

Li que o OpenOffice funcionaria como o access e poderia funcionar tanto no windows e no linux. Isso é verdade? Ou aconselha utilizar um outro banco?

Obrigado

14 Respostas

E

Se você quer um “banco” que funciona nós dois e não gostou de nenhum desses , tem o Base do Open Office, e tem o postgreeSQL, mas o postgreeSQL e bem robusto, acho que você se referia ao Base, sim ele funciona nós dois sistemas operacionais.

raziel363

Eu estou desenvolvendo uma aplicação, seguindo um tutorial na verdade, e estou utilizando o H2 Database para tal.

http://www.h2database.com/html/main.html

A

Olá

Esse banco H2 Database precisa instalar alguma coisa na máquina do cliente?

Qual o driver eu utilizo pra conectar ele… poderia me passar?

douglaskd

Tem o Oracle 10g express também win e linux

A

Mas o Oracle vou ter que ficar configurando ele na máquina do cliente? Porque estou querendo um banco que fosse como access que não precisa instalar

Nicolas_Fernandes

Olá, Alex!
Tudo bem?