Sou ou não sou Sênior?

http://elemarjr.net/2013/02/03/voce-nao-e-ou-pode-nao-ser-senior-saiba-o-porque-e-aceite-isso/

Post do Elemar que dá uma boa visão do que eu sempre enxerguei como Sênior.

Vale a pena, uma lida, a reflexão e uma discussão.

Abs []

É, eu também concordo que ser sênior tem mais a ver com o foco da pessoa, do que com o tanto de siglas que tem no currículo.

Teve uma discussão sobre isso no GUJ esses dias, bastante interessante.

Pena que isso não tem nada a ver com o que o mercado vê como Sênior, mas aliás, talvez nem tenha como. o mindset de uma pessoa não é tão algo mensurável assim, se percebe no convívio.

Elemar falou tudo nesse post sobre “Senioridade”, muito bom, me fez refletir…

Isso gerou uma discussão boa na comunidade. O próprio Luca Bastos colocou sua opinião (que também poderia se transformar em um Post) no Facebook que também é bastante válida.

Tenho 5 anos de Java na fuça e sempre que me perguntam (levando em consideração os olhos do mercado) digo que me considero Pleno.

Do ponto de vista de algumas empresa, quantidade de papéis e títulos é importante, de outras, o que conta é o quanto você já “apanhou”.

Isso me trouxe de novo a realidade do fórum atualmente, onde tem uma galera (que foi iludida quando estava na faculdade) que está chegando agora no mercado, querendo ganhar muita grana.

O mercado é o termômetro e a capacidade real de resolver um problema é fundamental.

[quote]http://elemarjr.net/2013/02/03/voce-nao-e-ou-pode-…-saiba-o-porque-e-aceite-isso/

Post do Elemar que dá uma boa visão do que eu sempre enxerguei como Sênior.

Vale a pena, uma lida, a reflexão e uma discussão.

Abs [][/quote]

Bem legal mesmo!Sei que existem também picaretas por aí, mas o texto descreve bem como deve ser um sênior!

Mas, vamos e venhamos, considerar apenas tempo de estrada não significa muito. Se o sujeito trabalhou 10 anos com java, ele é sênior? E se ele trabalhou apenas com Struts 1 durante todo este tempo, seria correto dizer-lhe sênior, mesmo que ele vá trabalhar num projeto JSF 2, tecnologia que nunca viu mais gorda?
Ok, ok, o conceito se sobrepõe à ferramenta. Mas, já tentaram arrancar um parafuso que tem fenda com uma chave de rodas? Talvez seja possível, mas o ideal seria conhecer a chave de fenda.
Portanto, há experiências e experiências. Conhecimentos e conhecimentos. Afinal, todos conhecem alguém que, com 2 anos de java tem mais experiência com várias situações que muitos que trabalham há 10 anos com a mesma tecnologia.
Concordo com o Elemar, mas penso que seja necessário mais do que tempo para adquirir experiência.

[quote]Mas, vamos e venhamos, considerar apenas tempo de estrada não significa muito. Se o sujeito trabalhou 10 anos com java, ele é sênior? E se ele trabalhou apenas com Struts 1 durante todo este tempo, seria correto dizer-lhe sênior, mesmo que ele vá trabalhar num projeto JSF 2, tecnologia que nunca viu mais gorda?
Ok, ok, o conceito se sobrepõe à ferramenta. Mas, já tentaram arrancar um parafuso que tem fenda com uma chave de rodas? Talvez seja possível, mas o ideal seria conhecer a chave de fenda.
Portanto, há experiências e experiências. Conhecimentos e conhecimentos. Afinal, todos conhecem alguém que, com 2 anos de java tem mais experiência com várias situações que muitos que trabalham há 10 anos com a mesma tecnologia.
Concordo com o Elemar, mas penso que seja necessário mais do que tempo para adquirir experiência.[/quote]

Sim, o tempo ajuda mas não é tudo.

[quote=drsmachado]Mas, vamos e venhamos, considerar apenas tempo de estrada não significa muito. Se o sujeito trabalhou 10 anos com java, ele é sênior? E se ele trabalhou apenas com Struts 1 durante todo este tempo, seria correto dizer-lhe sênior, mesmo que ele vá trabalhar num projeto JSF 2, tecnologia que nunca viu mais gorda?
Concordo com o Elemar, mas penso que seja necessário mais do que tempo para adquirir experiência.[/quote]

Concordo, mas tem detalhes aí que vêm com a experiencia.

Eu não tenho os 5 anos de mercado, mas percebo pelo meu desenvolvimento que cada próximo framework/ferramenta que eu estudo, acaba ficando mais fácil. Similaridades com outros frameworks e conceitos que aprendi ao longo do tempo me ajudam a ter uma curva de aprendizado cada vez menor.

Não estou dizendo que sei tudo, claro que não (aliás, nunca fiz nada de verdade com um framework action based, faço certa ideia de como funcionam, porém se dizer que conheço, estarei mentindo), mas um profissional com um longo tempo de carreira, que conhece os padrões, e sabe como as coisas costumam funcionar, acabam tendo uma facilidade maior eu imagino.

Mas eu também concordo que tempo sozinho não é um fator que tem tanto valor.

Meu primeiro chefe me disse que promover alguém por tempo de casa é premiar a incompetência.

Concordo, dominando ferramentas que usam o mesmo conceito, a curva de aprendizado e domínio fica bem menor.

Boa tarde.

Isso levando-se em consideração somente um dos lados da moeda, existe tambem a questão do negócio, as empresas alegam, e óbvio, aceita quem quer, que o funcionário deve ter sólidos conhecimentos nos negócios da empresa, portanto, a senioridade seria atingida de acordo com o tempo de experiência que o colaborador possui de negócio.

Essa politica empregada por algumas empresas, não quero citar nomes, acrescenta mais responsabilidade ao empregado, eh aquela velha questão de se delegar responsabilidade.

No texto, a passagem em que ele sugere o Senior como sendo a figura admirada, eu acho perfeita.

[]'s

Mas não foi a única variável que ele usou, coisas como, fundamentação, prática e “não mediocridade” também foram fatores listados.

O interessante é justamente levantar esse tipo de discussão, que uma galera faz questão de não enxergar… Um monte de garoto querendo chegar no mercado já ganhando fortunas…

Enfim.

E voce acha que o cara ia demorar quanto tempo para aprender a usar a chave de fenda? Se ele ja sabe como funciona uma chave de rodas e um parafuso?

Saber os conceitos é muito mais importante que saber um framework
Mas concordo que tempo de experiencia não conta com conhecimento e senioridade, e que ser um senior é muito mais que ter os conhecimentos

Ao meu ver, um senior tem que ter maturidade suficiente pra lidar com as situações e poder, nem tanto liderar, mas pelo menos instruir uma equipe

No blog do Sergio Taborda ele diz com umas palavras interessantes a diferenca entre junior e senior

http://sergiotaborda.wordpress.com/2009/06/19/de-junior-a-senior/

O link ta fora :frowning:

Acredito q o título é muito “estado de espírito” da situação (vaga, empresa e etc) e q tempo de experiência (em anos) na nossa área, informática, não é determinante conforme cita o post, “[…] deve ter 10.000 mil horas de experiência […]”, talvez pra um piloto ou qlq outra área, o tempo seja de fato a variável mais importante a ser pautada.

Tenho colegas c/ menos de 3 anos ganhando muito bem como sêniors, e são ótimos profissionais, lembro q quando eu estava no 3° ano da faculdade, o melhor professor q tivemos na Estácio de Sá disse assim: “[…] pessoal, nossa área é uma área rara no sentido d que vcs não vão precisar ter anos de experiência como um médico pra passar a ganhar bem”. O q quero dizer é q, os tempos mudaram o advento Web dinamizou e quebrou muitos paradgmas que muitas pessoas são relutantes a entender.

No entanto, pra mim, fundamentalmente, um sênior tem de ter bom “senso político”, q na verdade todos sabemos q pra qlq cargo devemos saber como falamos com as pessoas, principalmente qdo lidamos com muitas pessoas de areas diferentes e com status diferentes, afirma tb o psicologo Daniel Goleman.

[quote=andredecotia]Acredito q o título é muito “estado de espírito” da situação (vaga, empresa e etc) e q tempo de experiência (em anos) na nossa área, informática, não é determinante conforme cita o post, “[…] deve ter 10.000 mil horas de experiência […]”, talvez pra um piloto ou qlq outra área, o tempo seja de fato a variável mais importante a ser pautada.

Tenho colegas c/ menos de 3 anos ganhando muito bem como sêniors, e são ótimos profissionais, lembro q quando eu estava no 3° ano da faculdade, o melhor professor q tivemos na Estácio de Sá disse assim: “[…] pessoal, nossa área é uma área rara no sentido d que vcs não vão precisar ter anos de experiência como um médico pra passar a ganhar bem”. O q quero dizer é q, os tempos mudaram o advento Web dinamizou e quebrou muitos paradgmas que muitas pessoas são relutantes a entender.

No entanto, pra mim, fundamentalmente, um sênior tem de ter bom “senso político”, q na verdade todos sabemos q pra qlq cargo devemos saber como falamos com as pessoas, principalmente qdo lidamos com muitas pessoas de areas diferentes e com status diferentes, afirma tb o psicologo Daniel Goleman.[/quote]

Mas parâmetros como “o quanto ganha” e “ser um bom profissional” também não são parâmetros pra se definir um sênior. Um Júnior pode ser um bom profissional também. Talvez eu possa discordar do POST em um único ponto: Sênior em que?

Se for em programação Java, acho que eu estou beirando a senioridade já, mas o Post fala é mesmo de um profissional completo e tempo de experiência é sim fator fundamental, não é o único e nem o mais importante, mas faz parte do pacote sim…

Custo a acreditar em Sêniors com menos de 5 anos de experiência, jogando por baixo. Maturidade da profissão, enfrentar vários tipos de problemas e situações diferentes, lidar com os mais diversos tipos de sistemas e negócios, etc…

Acho que você não compreendeu o real sentido da palavra Sênior no post, ou eu não entendi como você entendeu :stuck_out_tongue:

Abs

[quote=drsmachado]Mas, vamos e venhamos, considerar apenas tempo de estrada não significa muito. Se o sujeito trabalhou 10 anos com java, ele é sênior? E se ele trabalhou apenas com Struts 1 durante todo este tempo, seria correto dizer-lhe sênior, mesmo que ele vá trabalhar num projeto JSF 2, tecnologia que nunca viu mais gorda?

Se você entendeu isso do texto, releia-o.

[quote=andredecotia]Acredito q o título é muito “estado de espírito” da situação (vaga, empresa e etc) e q tempo de experiência (em anos) na nossa área, informática, não é determinante conforme cita o post, “[…] deve ter 10.000 mil horas de experiência […]”, talvez pra um piloto ou qlq outra área, o tempo seja de fato a variável mais importante a ser pautada.

No entanto, pra mim, fundamentalmente, um sênior tem de ter bom “senso político”, q na verdade todos sabemos q pra qlq cargo devemos saber como falamos com as pessoas, principalmente qdo lidamos com muitas pessoas de areas diferentes e com status diferentes, afirma tb o psicologo Daniel Goleman.[/quote]

Essas 10.000 horas de que o autor fala é uma métrica analisada ao longo de vários anos para várias áreas. Os estudos que a comprovam não são absolutos, mas são médios.

Se você conhece (bons) profissionais com menos de 10.000 horas que são muito bons, das duas uma: ou eles conhecem a técnica há mais tempo do que dizem (coisa que não é muito difícil na nossa área, onde existem pessoas que programam desde os 10, 12 anos de idade), ou o seu próprio conceito do que é um bom profissional ainda não é completamente formado. Digo isso por experiência própria; trabalhei com profissionais que, durante muito tempo, julguei que eram muito bons naquilo que se propunham a fazer. Quando eu mesmo ganhei experiência, descobrí que não eram tão bons quanto eu achava que eram.

Quanto à parte política, concordo totalmente com você - para meu próprio desgosto. Eu mesmo não sou um político tão bom quanto gostaria de ser. Isso faz de mim um profissional não tão bom? Às vezes, sim. Mas acredito que consigo compensar com outras qualidades - precisão em termos de custo e tempo, qualidade no que faço, maturidade para reconhecer quando não conheço um determinado assunto, etc.

[]'s