Pessoal gostaria da opiniao de vcs sobre esse tema "Spring + Hibernate em aplicativos desktop. Vale a pena ? "
Gostaria de saber se alguem ja usou e se obteve bons resultados. Uma aplicação Java SE prescisa de auxilio somente se o sistema for muito grande ou sera que o Spring e o Hibernate compensam mesmo em aplicativos pequenos?
Gostaria que todos que ja usaram esses frameworks em seus trabalhos , dessem alguma palavra sobre o tema. Obrigado!
bom eu acho que no futuro pode vir a precisar sem contar na injeção de dependência e modularidade que o spring oferece já compensa, qual a outra alternativa?
abs
Olá Sergio,
Depende do seu problema eu uso e já usei em diversos projetos de empresas eles mas realmente havia necessidade. Aconselho a não usar tecnologias sem necessidade só aumentará a complexidade e invés de resolver um problema pode te arranjar um maior. Fale sobre o que pretende fazer para podermos dar nossa opinião.
Olá companheiros…
Num dos projetos de faculdade, eu tive que desenvolver um sistema de gerenciamento de assistência técnica com módulos administrativos, estoque e uma interface Web para os clientes. Eu optei por usar o Hibernate como camada de persistência e considero que foi uma decisão acertada, pois eu passei a maior parte do tempo desenvolvendo regras de negócio e interfaces gráficas (Swing e JSP) considerando que o meu tempo estava muito apertado. De qualquer forma, eu aconselho a utilização.
Até mais
Oi sergio_java,
Ainda não apliquei em sistemas desktop. Estou entendendo que você dizer que o sistema é do tipo client x server onde você tem uma estação ou várias que acessam diretamente uma máquina servidora com um banco de dados.
Se é isso eu diria que vale a pena porque seu sistema ficará mais organizado e haverá vários beneficios oferecidos pela OO.
Porém eu ficaria atento ao fato de que o Hibernate se utiliza de pool de conexões e você talvez tenha que ajustar a configuração inicial deste pool. Porque imagine que você tenha 10 estações e o pool de conexões obtenha 16 conexões para trabalhar, isto resultará em 160 conexões disponibilizadas pelo banco. O ideal que você reduza isto o máximo possivel.
Verifique se a opção de desenvolver um módulo server, onde ficará o hibernate, seja a melhor opção; se o hibernate ficar em um módulo server o pool de conexões será um só e 16 conexões acho que dá para atender umas 400 requisições quase simultaneamente isto sem falar no cache de objetos que poderá ser compartilhados por todas as estações.
E por fim, verifique a quantidade de memória da estação, se for abaixo de 500 megas pode não ficar tranquilo para a máquina, o usuário sempre executa outras coisas junto com o seu sistema (word, excell, navegadores e etc...)
flws
Independente do tipo do aplicação web ou desktop use o Spring em tabelinha com o Hibernate, e obtenha as vantagens que o Spring te proporciona.
Atualmente não estou com nenhum projeto definido. Estava sondando umas propostas que recebi recentemente de desenvolver uns sistemas.
Acontece que eu trabalho com desenvolvimento Java para a Web usando Struts 2, Spring e Hibernate. E as propostas que recebi todas são para sistemas desktop, não me sentindo seguro para desenvolve-los nunca aceitei nenhuma proposta. De um tempo para ca comecei a estudar(re-estudar) o Java SE, estava tentando deixar minhas pequenas aplicações o mais web possiveis, se é que estao me entendendo. Usar MVC e outros padroes de projeto comumente usado em aplicações Java EE. Como uso Spring e Hibernate, e me sinto bem a vontade ao usa-los, gostaria de usa-los em aplicações desktop.
Por isso minha curiosidade em saber a viabilidade em usa-los em aplicações Java SE.
Ah sobre o tipo de sistemas a serem desenvolvidos, as propostas que recebo (ja foram 3) são para sistemas de automação. Um para controle de estoque (sim acreditem ainda pedem muito esse!), um para uma escola de ensino infantil e um para controle de uma frota de Taxi (esse ultimo me deu foi medo! O product owner era super mau educado!). Espero ouvir mais opinioes de vcs, principalmente daqueles que como eu querem desenvolver software em casa, fora do trabalho. Quero aumentar minha renda e comprar um carro, to cansado de porra de onibus
Tenho um sistema em java (SE), de controle em uma Clinica de Ortodontia. No sistema que desenvolvi, não utilizei nenhuma tecnologia complementar, como as citadas acima, porém, gostaria muito de aprender a usar essas tecnologias (Spring + Hibernate), Se alguem tiver um material (livros, apostilas, videos) pra me recomendar eu agradeço.
Trabalho como programador, mas no serviço trabalho com Delphi e ja trabalhei com VB. O sistema que tenho em java, desenvolvi como freelancer por gostar da linguagem java e pelos beneficios que ela traz, apesar de se eu tivesse feito o sistema em Delphi teria feito com a metade do tempo e esforço. Mesmo assim pretendo aumentar meu conhecimento em Java e tecnologias afins.
Valeu ! Feliz Ano Novo !
Existe realmente a necessidade de desenvolver em java? Ou vc pensa em usar por que domina a tecnologia?
Se os projetos fossem muito simples eu não usaria Spring e nem hibernete, mas isso é uma questão muito pessoal que exigiria uma analise mais profunda de cada projeto.
Concordo com thiago em delphi seria menos trabalhoso, mas vc tem que levar em conta o tempo de aprendizagem mesmo que seja uma linguagem mais simples!!!
Não sei quase nada de DELPHI! O pouco que eu sei aprendei na faculdade.
Se eu for densenvolver esses sistemas teria que ser em Java. Pq ja é a plataforma que trabalho e não disponho de tanto tempo assim para aprender outras linguagens.
Ainda estou apanhando para ser um bom programador Java, imagina se eu fosse tentar ser programador poliglota
Tenho um amigo q programa em Java, C,C++ e Phyton, e ultimamente ainda estuda Ruby. Mas ele quase nao tem vida social! rsrsrs
Eu estudo muito em casa… mas apesar da pouca idade (23) ja tenho esposa e filho e as vezes a cabeça nao deixa entrar novas informações e por consequencia vc fica bitolado em uma unica tecnologia!
Admiro as pessoas que sempre estao buscando e usando coisas novas em seus trabalhos!