Spring, o que estudar, e como estudar?

Olá pessoal, já estudei e criei algumas poucas aplicações em JSF (1.2)+Richfaces+Facelets, agora estou querendo estudar Spring. Mas não sei por onde começar, não consigo encontrar bom conteúdo na internet (uma relação de apostilas que possam me indicar por onde devo começar, se por anotations, security, etc… )

Se possível, gostaria que me listassem todas as libs do spring (não creio que não podem ser chamadas de implementações, pois creio que se complementam), para que servem e como posso incluir em um projeto junto com JSF+Richfaces+Facelets.

E fugindo um pouco do assunto do tópico (preguiça de criar outro), poderiam me indicar algum plugin Richfaces para eclipse que me criasse um projeto novo (baixando os jar’s mais atualizados, do richfaces, jsf e facelets, de forma que não dêem conflito entre si) e pelo menos o autocomplete das tags richfaces, jsf e facelets.

E fugindo mais um pouco ainda, qual a diferença entre o IceFaces, Richfaces e Tomahawk para JSF? Posso usá-los todos juntos?

Pesquise sobre maven. Ele baixa as dependencias pra vc não ficar quebrando cabeça com isso. Quanto ao Spring, aquilo é um mundo. Começo pelo conteiner de injeção de dependências. Depois aprenda de acordo com a necessidade. É como um amigo meu diz:

“sempre tem uma solução com spring. Vc quer mandar mail, coloque no Google Spring + Mail que vc tem a resposta. Quer persistência, faz o mesmo”.

Realmente a documentação oficial do framework eu acho muito ruinzinha.

Precisando de um curso, indico Nuccitec no Vale do Paraiba.

[]s

Ola passei por este problema recentemente… realmente é complicado para começar um bom guia são as revistas java magazine… que tem bastante material sobre spring, spring mvc,spring com jpa ou voce compra as revistas ou assina a versão digital que da direito a ver todas desde a edição numero 1 online eu tenho essa assinatura,realmente eh mto bom, outra coisa grátis que pode ajudar é o guia de referencia só que esta em ingles e pode ser obtido no site oficial do spring.

sobre os jars voce tem baixar no site do spring.

você vai em downloads>
Spring Framework 3.0.5.RELEASE >
spring-framework-3.0.5.RELEASE.zip (sha1) 24.8 MB

mais é bom baixar também as dependencias
spring-framework-3.0.5.RELEASE-dependencies.zip

descompacta spring-framework-3.0.5.RELEASE.zip e poe os jar no classpath
se for fazer algo diferente dai você tem ver quais dependências você deve usar.

alguns artigos introdutorios
http://www.edsongoncalves.com.br/2010/02/27/spring-mvc-3-0-na-pratica-parte-1/
http://netbeans.org/kb/docs/web/quickstart-webapps-spring_pt_BR.html

use o netbeans

ate da pra usar junto mais geralmente Não tem sentido você deve escolher o que tem os componentes que te sirvam melhor.

use o netbeans
[/quote]

ou caso ele queira usar o eclipse, pode instalar a Spring Tools Suite (STS), jboss tools (tem plugin pro hibernate, jsf+richfaces, ejb…), também seria interessante usar o maven para criar os projetos e manter as dependências como o amigo renzonuccitelli disse, ele é simples de usar, e com uns 2 dias no máximo você já fica bem familiarizado com os recursos mais importantes :smiley:

com relação a documentação oficial do spring, eu li e axei bem interessante :smiley:

Pessoal, muito obrigado pela ajuda.

@renzonuccitelli: Gostei bastante do Maven (um pouco antes de ler seu comentário, um colega de trabalho havia me indicado ele), instalei no eclipse e estou brincando com ele (mas como só faço essas coisas nos meus tempos livres em casa, acabo demorando um pouco a dar resposta e disponho pouco tempo para ver a fundo a ferramenta, rsrsr)

Vou pesquisar então sobre IoC do Spring (já estou pesquisando), e conforme vou tendo problemas, eu posto aqui, muito obrigado, me deu um norte já!!!

@Diabo Loiro: Estou usando agora o maven para baixar os jar’s do spring, isso me tirou alguns testes para ver se as dependências funcionam (o que mais demorou no meu aprendizado de JSF+Rich+Facelets, foi achar jar’s compatíveis entre si)

Muito obrigado pelos artigos, vou ler melhor quando chegar em casa, mas parecem ser o início (e muito bom por sinal) do que eu quero.

E sobre o IceFaces, Richfaces e Tomahawk, eu queria saber a diferença entre eles, encontrei referências a um site, acho que é jsfmatrix, que diziam ter comparações entre eles, mas não abre (“A conexão para o servidor foi reiniciada durante o carregamento da página.”).

@nathanpsouza: instalei no eclipse o JBoss tools anteontem, estou ainda brincando com ele. Mas ainda não tive muito tempo. Na verdade eu queria algo para o eclipse mesmo, pois estou mais acostumado com ele (mesmo na faculdade tendo sido somente netbeans com swing, para web estou achando muito melhor, tanto para encontrar conteúdo, quanto para a praticidade, o eclipse)

Aproveitando que tenho respostas (heheh, o último tópico que eu abri não teve), queria saber se vocês conhecem plugins de desenvolvimento visual (mas que permitam alterar o código) de JSF+Rich+Facelets para eclipse, quais são, e se geram muito lixo no código. Alguém já usou?

cara tem uma tabela comparativa ou na mundo java ou na java magazine não lembro que edição mais as principais diferenças são numero de componentes, visual e performance, no caso do editor voce pode baixar o Jdeveloper no site da oracle é interessante o editor dele .

Sobre Maven+Richfaces: Não deu certo (mas não desisto), mesmo seguindo o (os trocentos) guias que tem no site do jboss, nunca encontro as dependências, sempre falta alguma coisa que em uma versão funciona e outra não (tipo o handler do facelets, que muitas vezes não era o mesmo, em outros casos, faltavam as bibliotecas de a4j, etc… ao meu ver, não solucionou o problema que o maven se propõe a solucionar, que é a da falta de dependências e as versões para cada dependência).

Sobre Maven+Spring (que estou começando), funcionou tudo de primeira. Nesse caso, gostei bastante da organização do spring dentro dos repositórios do Maven, facilitou bastante o aprendizado (mas acho que, para o spring, não teria problemas em encontrar as versões mais atualizadas corretamente, no site estão para download o zip com o spring, e o zip com as dependências, de qualquer forma, o Maven se saiu muito bem nesse caso)

Diabo Loiro, dei uma olhada por cima nos tutoriais do jdeveloper na oracle, e me pareceu muito bom, mas entendi que ele não é um plugin para eclipse(o que não chega a ser um empecilho, mas apenas queria padronizar o eclipse para tudo, incluindo para o Maven, que não estou usando no modo de linha de comando). Teria algum plugin para o eclipse que faça isso?

faz sem o maven cara vai em http://jboss.org/richfaces/download/stable.html

e baixa os jars se tiver com dificuldade baixa as aplicações de exemplo não tem como errar.

ele é uma ide e pesa ± 1gb

heheh, sem o maven, por já ter feito assim na primeira vez, não tive dificuldades, mas se estou aprendendo spring, e quero depois colocar mais libs nos projetos, creio que a melhor forma de organizar seja pelo maven né? (mas, pelo jeito, vou ter que criar um repositório na rede local)

E sobre o JDeveloper, vou dar uma olhada nele, mas é que estou acostumado com eclipse, e daria preferência a um plugin.

Valeu cara, brigadão, vou continuar com os estudos (a noite, hehehe)

JDeveloper é bem parecido com eclipse, é sobre o maven não posso opinar mais é bem famoso.

Tente verificar em video aulas! pode ser interessante e um modo rápido e fácil de aprender.

att.