Spring Tool Suite x Eclipse para o desenvolvimento em Spring: qual a melhor IDE?

Qual a vantagem da IDE Spring Tool Suite com relação ao Eclipse para o desenvolvimento usando framework Spring?

A vantagem é que Spring Tool já vem com os plugins da spring que facilitam o desenvolvimento com o ecosistema spring (“spring tool suite” é um eclipse), enquanto com um eclipse seco, vc teria que instalar os plugins para usar.

Esses plugins são as dependências que a gente coloca no arquivo pom.xml?

São plugins para o eclipse mesmo. Aqueles que são instalados pelo marketplace ou usando os site updates.

Estou aprendendo Spring Boot, Spring MVC e Spring Security e não vi diferença nenhuma entre o Eclipse e o Spring Tool Suite. A partir de qual ponto irei perceber as diferenças entre essas duas IDEs?

Eu considero a melhor IDE aquela que você tem domínio sobre a mesma, o que te proporcionará maior produtividade!

Entre essas duas existem discussões a respeito:

Fórum Spring: http://forum.spring.io/forum/spring-projects/springsource-tool-suite/118087-sts-vs-eclipse-benefits-comparison

StackOverflow:

1 curtida

Quanto mais plugins a IDE carrega, mais lenta ela fica.
Eu nunca gostei do STS, nem do JBossTools.
Deve ser trauma do RAD/RAS da IBM, que fez várias piorias no eclipse e disse que era uma IDE com plugins para Rational…

De qualquer maneira, concordo com o @Jonathan_Medeiros, a melhor é a que você tem mais familiaridade.

1 curtida