Sprite 2D + parede + pergunta noob

Bom dia, Graças ao amigo do forum, consegui fazer o meu programa de jogo carregar uma imagem XD vlw cara!!!

Agora, estou com 2 duvidas que estao me fazendo pensar e muitooooo.

Bom, estou querendo fazer um jogo, neste estilo :

Estou usando esta API :
( http://www.goldenstudios.or.id/products/GTGE/ )

  • NEtbeans 7

Peguei umas sprites aqui ( http://www.lostgarden.com/search/label/free%20game%20graphics ) , mas elas vieram todas em pedaços, eu achei que tinha algum programa pra juntar elas, e que fosse + friendly user, nao tipo , paint…

Duvidas :
Como faco para o programa saber o que é uma parede?
Como Fazer um mapa para o jogo ?

Por favor me ajudem, agradeço desde ja

A menos que esse game tenha que obrigatoriamente ser feito em Java, ou que seja uma aplicação Android, não perca tempo desenvolvendo jogos nessa linguagem.
Como alternativa de sintaxe similar, use o XNA da Microsoft. É mais rápido, simples, fácil e portável que o Java.

O Java tem problemas sérios com cargas de sons, suporte a formatos de música, uso de controles, entre outras coisas.
Nem a Sun, e nem a Oracle, jamais se interessaram em tornar o Java uma boa plataforma para jogos.

Quanto a sua dúvida específica, procure por colisão com Bounding Box. Então coloque um bounding box nos pés de cada um dos seus personagens e um na parede.
Quanto a carregar o mapa, é uma dúvida muito ampla. Se a GTGE não oferecer suporte a tilemaps, então, provavelmente você terá que implementar tudo no braço.

Beleza cara, vou tentar ir de XNA entao… NO caso, Na xna posso usar esse bounding in box e tilemaps também ???

No caso desse XNA , eu preciso instalar o visual Studio Também ? Ou posso usar apenas ele ?

Pode sim, veja o tutorial:
http://pontov.com.br/site/xna/53-xna/287-colisao-por-retangulos-jogos-bidimensionais-em-xna

Aproveite e veja também nossa série sobre criação de um Pong em XNA. Vai te esclarecer muita coisa.

Nossa, muito obrigado pelas respostas , ja até to ficando feliz de saber que é possível realizar meu projeto!

Agora , olha só, quando fui instlar o XNA, ele pede pra mim instalar um desses :

http://www.microsoft.com/visualstudio/en-us/products/2010-editions/express

Qual que eu instalo ?
Eu tenho um conhecimento ± em C , tipo, aprendi no youtube! , eu sei que C++ nao é muito diferente de java, entao acho que nao vou ter problemas.

Qual voce me recomenda ?

Vlw cara pela ajuda!

Oi.

O XNA é programado em C#, não em C++. É ainda mais parecido com Java.

Você deve baixar o Visual C# Express:
http://www.microsoft.com/visualstudio/en-us/products/2010-editions/visual-csharp-express

E o XNA Game Studio 4.0:
http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=23714

Vlw cara, instalei, Agora, o que faco ? Dou uma lida em C Sharp e depois comeco ou sigo um tutorial ? Sabe algum tutorial ?

vlw

Segue o tutorial do Pong no Ponto V.

Nossa, cara, estou lendo os tutoriais, é bem fácil mesmo!
Agora assim, o meu programa ja faz uma tela azul 800x600 em azul!

Bom, agora preciso colocar uma interface na tela pra eu saber o que fazer em seguida!

La no tuto, fala sobre Tilemaps, mas nao achei um tuto especifico!, como que faco pra comecar um mapa de RPG estilo aquele jogo que coloquei no 1º post?
No caso , tenho que usar tilemaps né? poderia me recomendar um programa ?

**Obs : parabéns por aquele site! Muito Bom!

Ola, boa tarde Vini e BlackHawk.
Vini poderia falar um pouco mais sobre a portabilidade do XNA. Procurei algo sobre no “pontov” mas não encontrei , se tiver algum artigo la sobre o assunto, peço desculpa pela falta de atenção. Não tenho duvidas que o XNA é uma baita ferramenta para desenvolvimentos de jogos, no entanto nunca considerei a possibilidade de portabilidade para esta ferramenta o que me deixou até agora um pouco negligente com esta ferramenta.

Primeiro de tudo, vamos esclarecer um detalhe. Para que plataformas o Java é portável, no caso dos games?
Atualmente, é portável apenas para Windows e Linux. Pelo menos, é só nessas duas que encontramos os bindings, tais como LWJGL e JInput.
Sem eles, não há acesso a controles ou a APIs gráficas.

O Mac deixou de ser suportado pela Apple no início do ano, e a Oracle ainda não manifestou interesse em manter o Java nessa plataforma.
Vale ressaltar também que o Linux contribui apenas com 3% do mercado de gamers, representando uma plataforma bastante desinteressante.

No caso do XNA, ele é nativamente portável para Windows, X-Box e Windows Phone 7.
São 3 plataformas, sendo que o X-Box contribui com mais de 30% do mercado de gamers, um excelente canal de distribuição, a Windows Live.

Para plataformas não MS, há projetos como o Mono Game.

De fato Java não é interessante para desenvolvimento de jogos. Eu apesar de não desenvolver em XNA, não tenho duvidas que é uma ótima ferramenta para desenvolvimento deste tipo de sistema. Vi alguns artigos no www.pontov.com.br, é empolgante. Estou verificando o android para desenvolvimento. Quero dar uma olhada na area de games e ver se se é interessante. O desenvolvimento de games pra mim é mais uma questão de satisfação pessoal. Mas novamente, valeu ai Viny pelos esclarecimentos.

Seu interesse é só em 2D?
Alternativas portáveis para 2D são a SDL (extremamente multiplataforma) e a GameSpaceLib (brasileira).

Para 3D, hoje em dia é difícil não recomendar a Unity. Ou, se você quiser ter mais controle, a Ogre.
De engines brazucas, temos em 3D a Ploobs Engine (que roda sobre XNA), também.

Me esclareceu bastante este tópico! Mas no caso, li os tutorias daquele site!, agora estou usando um outro tuto, http://xnagpa.net/rpgtutorials.html

O que vcs acham ??

Parece um tuto bem completo. Legal.

[quote]Seu interesse é só em 2D?
Alternativas portáveis para 2D são a SDL (extremamente multiplataforma) e a GameSpaceLib (brasileira).[/quote]
É mesmo cara, faz tanto tempo que não brinco de C/C++ que tinha esquecido da SDL(muito bom por sinal)
a GameSpaceLib não conhecia, to indo pro google agora pra ver isso.

Ah, quanto ao 3D. Ando usando/estudando o Blender/Python com a sua GE embutida, muitos desenvolvedores tem problema com a questão da lisença GPL da GE , mas não é o meu caso , ele exporta para Ogre e tambem ja li sobre um plugin para trabalhar com a Crystal Space 3D. Mas to indo de vagar com isso, só nas horas vagas do trabalho e da mulher. Realmente to afim de brincar com 2D no momento, como pude me esquecer da SDL, vou tirar os livros de C++ do armário.

Valeu!

Mdea , tem xfire ??

Entao vini , Estou seguindo seu conselho e agora estou seguindo aquele tutorial, mas ele usa XNA 3.0 e eu to no 3.0 , agora aconteceu um erro, que eu acho que resolvi, mas queria a opiniao de voces:

O codigo do tutorial ::

protected override void Draw(GameTime gameTime)
{
GraphicsDevice.Clear(Color.CornflowerBlue);
spriteBatch.Begin(SpriteBlendMode.AlphaBlend);
base.Draw(gameTime);
spriteBatch.End();
}

/////////////////
Estava dando erro no “SpriteBlendMode…”

Aí eu troquei :

[code]protected override void Draw(GameTime gameTime)
{
GraphicsDevice.Clear(Color.CornflowerBlue);

        spriteBatch.Begin(SpriteSortMode.Deferred, BlendState.AlphaBlend);
        base.Draw(gameTime);
        spriteBatch.End();
    }[/code]

///////Nao sei se ta certo, mas ele parou de acusar o erro!

Eu estou percebendo , que estou com certa dificuldade para entender o que esta acontecendo, vou epgar um tutorial para iniciantes em XNA … , vamos ver, aos poucos vou pegando as manha!!

Em falar nisso, como esse fórum é de java, eu posso continuar tirando minhas duvidas aqui, ou tem algum fórum especifico ?


Mais uma dúvida rsrsrsrs,
O que esse código quer dizer em java ::

public class Game1 : Microsoft.Xna.Framework.Game

nao estou entendo esses “:” ( os dois pontos) !! é tipo extend ??

Vlw cara, vc ta me ajudando muito!!!

Quem quiser me add no xfire pra trocar idéia de desenvolvedorees rsrs me manda mp q eu mando meu xfire

**OBS : arrumei o code xD

Oi. Quando postar códigos, siga essas dicas:

O jeito que você resolveu o Alpha blend está certo.

E os : referem-se mesmo ao exterds (ou ao implements, tanto faz).

Esses são alguns vídeos do Ethanon, editor de fases da Game Space Lib 2 (não se deixe enganar, é uma engine 2D):

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Xmn6zhDJGLE[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FMFIaxrINVU[/youtube]

E esses são alguns jogos já desenvolvidos na Engine:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=tcAZAgychRw[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OeN_Ct02vQg[/youtube]

http://asantee.net/

Parece que ainda não da pra trabalhar com Ethanon/GS2D em sistemas Linux, o que me impede de tentar qualquer coisa no momento.
Mas da pra ver que é mais um trabalho primoroso de um Brazuca.

BlackHawk não tenho xfire não, confesso que descobri isso agora pouco. Me deu vontade de voltar a jogar Cabal rsrs