SQL e Java

Pessoal gostaria de saber se em JAVA ou em comando SQL teria como fazer de maneira simples:

Exemplo existe o botaum Proximo e Anterior na minha aplicação e tem os codigos na minha tabela: 8,5,2,3,6.

Mostrar primeiro o 2(no início da aplicação) e quando o usuário apertar o próximo ir pro 3, depois de novo e ir pro 5…

Tem como eu fazer isso sem criar muita coisa, pra que naum fique lento?

obrigado,

Raphael C.

Não sei se entendi direito o q vc quer fazer …

Mas me pareceu q vc quer mostrar uns dados d forma ordenada pelo código.

Caso seja, basta vc fazer uma consulta SQL usando ORDER BY

SELECT Codigo,Nome FROM myTable ORDER BY Codigo

Leumas, era quase isso, vc escreveu quase tudo, a única coisa que está faltando é que eu naum quero todos os códigos(porque se naum vou ter que armazená-los em algum lugar né ?e entaum vai ocupar memória), teria como eu buscar código por código para naum ter esse problema?

Exemplo : Existem, cadastrados,os códigos: 2,5,6,8,1,10 ; (Isso é um exemplo de consulta)aí entaum, vai aparecer o primeiro código na tela: 1 e quando o usuário clicar no botão próximo irá aparecer o 2 etc.

Só que o que eu gostaria que viesse código por código(Um Select ser executado para cada código; mas em ordem msm,como vc fez),a única diferença é que eu gostaria que viesse código por código e naum todos de uma vez, teria como fazer isso?

SELECT Codigo,Nome FROM myTable ORDER BY Codigo

Vc poderia usar uma consulta como essaSELECT Codigo,Nome FROM myTable WHERE Codigo=1 ORDER BY Codigo
O problema d usar uma consulta como essa é q vc vai ter q saber d ante-mão, todos os códigos existentes.

Outra coisa, qdo vc faz uma consulta SQL, ela fica armazenada no BD e vc recupera apenas o registro atual (somente ele vai para a memória).

Com certeza esse último SELECT vai ser inviável pelo o que vc respondeu, mas como posso usar esse outro SELECT(SELECT Codigo,Nome FROM myTable ORDER BY Codigo ) se ele traz todos os códigos? vou ter que armazenar esses códigos em um array né?
Ou se eu executá-lo cada vez que o usuário apertar o botão próximo, vai ser buscado sempre o primeiro código, naum é?

Eu disse que seria inviável não porque vc naum sabe fazer algo viável, mas porque vc mostrou pra mim que seria inviável, vc entendeu né?

bigwaves, quando vc faz uma consulta em um banco de dados usando java, a sua consulta fica armazenada em um “ResultSet”, no seu caso creio que o custo será muito maior se você for fazer uma consulta cada vez que apertar um botão, do que se você buscar tudo de uma vez e deixar no “ResultSet”;

Fazendo desta forma, vc faz apenas uma conseulta e cada vez que é apertado o botão “proximo” vc apresenta o comando “ResultSet.next()”
que ele já vai para o proximo registro.

Mesmo que vc tenha muitos registros ainda acredito que esta seja a melhor forma.

sens , vc falou sobre o ResultSet e me surgiu uma idéia. O que está acontecendo é o seguinte , esse código abaixo é que está sendo usado pra trazer todos os códigos cadastrados na tabela:

ac.trazLinhas(codsFilme, “codpessoa from pessoa Order by codpessoa”);

ac é uma instância de uma classe(classe que acessa a tabela, que faz o acesso SQL na tabela) , trazLinhas é um método que usa como parâmetros um Array de inteiros e uma query, entaum esse método traz todos os códigos ordenados e coloca dentro do codsFilme. O ponto que quero chegar é esse:

Como vc me apresentou, é pra eu usar o resultset direto, entaum eu gostaria de saber qual é melhor , usar direto o resultset ou continuar usando esse array?Faço essa pergunta porque acho que o array naum é bom pois ocupa mais memória entaum quero saber se estou certo…

Obrigado,

Raphael.

(sens vc tem ICQ?)

Raphael, cada item do array ocupa o espaço daquele objeto que ela quarda.

Não sei se com o ResultSet o espaço gasto em memória será menor. Acredito que será equivalente. Por que internamente o ResultSet também armazena um array…

icq 35364691
msn victor_sens@hotmail.com

Mas se seu Array é de inteiros vc tem certeza que precisa se preocupar tanto assim com memória?

Quantos elementos mais ou menos vc terá nessa tabela?

sens , realmente o que vc disse é verdade(sobre a memória), já testei com vários códigos cadastrados e deu certo sem problema, valeu pela ajuda, obrigado. Ah sens, vc tem ICQ?

bigwaves, fico feliz de ter ajudado…

meu ICQ : 35364691 - me chama la que eu te adiciono também…

abraço…