SQL - Não da erro Primary Key

Oi, primeira desculpem pelo nome do tópico (não consegui pensar em um melhor). Bom estou com um banco de dados aqui que tem duas tabelas ‘carros’ e ‘compradores’. essas duas tabelas tem uma relação por meio de uma foreign key chamada ‘carro_comprar’ que esta na tabela ‘compradores’. o que esta acontecendo é que quando coloco esse comando: 'update compradores set carro_comprar = 'PAX9182' where cpf = '1';’ era pra dar um erro por que esse ‘cpf’ não existe, mas não da erro e também não acontece nenhuma modificação, mas se eu mudar o ‘carro_comprar’ para uma placa que não existe como o esperado retorna um erro.
Se alguém por favor souber me explicar o que aconteceu, agradeço desde já.

cpf -> PK
carro_comprar -> MUL

DADOS DA TABELA COMPRADORES
dados%20da%20tabela%20compradores

DADOS DA TABELA CARROS
dados%20da%20tabela%20carros

ONDE ERA PRA DAR O ERRO

PK não é pra isso. Pra dar erro esse CPF deveria ser uma FK (foreign key) para uma tabela de CPF.

Erro de Chave é uma coisa, já “Where” se não satisfaz a condição não tem que exibir erro pois é uma condicional para a atualização.
No entanto dependendo do banco de dados voce pode usar um comando “Trigger before update …” e verificar se satisfaz ou não a condição e ter algum controle sobre isso.