Olá a todos estou literalmente queimando os miolos aqui, sou iniciante em SQL estou desenvolvendo um banco de dados com a seguinte estrutura:
Funcionário > Cargo > Função > Treinamentos
Todo funcionário cadastrado tem apenas 1 cargo, mais esse cargo pode desenvolver diversas funções e cada uma dessas funções tem que receber um treinamento especifico.
Ex:
Funcionário: Robison
Cargo: Analista de Sistema
Função - 1: Administrador de Redes.
Treinamento - 1: Redes
Função - 2: Coordenador
Treinamento - 1: Coordenação
Função ? 3: Help Desk
Treinamento - 1: Suporte
Detalhe não necessariamente todos os Analistas de Sistemas terão as mesmas Funções.
Segue abaixo o diagrama que desenvolvi mais como já havia dito sou iniciante, não sei se é a melhor solução(Nem sei se é uma solução). Quem puder me ajudar agradeço.
http://img218.imageshack.us/img218/5412/desenho1.jpg
Abraço
Funcionário tem várias funções, então é melhor você criar uma tabela que relacione o código do funcionário com o código da função:
Se uma função tem um único treinamento, função deve ter código do treinamento.
Se um treinamento é de apenas uma função, treinamento deve ter o código da função.
Se um treinamento é de uma função e uma função é de um treinamento, você tem que criar uma PK que seja (codFuncao,codTreinamento).
Deve ter mais alguma coisa que eu deixei passar, mas assim rápido só foi isso que vi. Espero q ajude…XD
Olá luciano@@, obrigado pela ajuda.
O maior problema que estou encontarndo é relacionar as 3 funções da tabela funcionário com a ID tabela de função.
Como no diagrama postado fiz o seguinte:
Na tabela funcionário criei 3 campos com atributos únicos: Funcao1, Funcao2, Funcao3
Cada um desses campos abre um relacionamento, (3 relacionamentos ao todo) com a IDfuncao na tabela Funcao.
Não sei se isso é o correto pois eu mesmo nunca vi algo do gênero. :shock:
Abraço
Oi brother…
Estou estudando o mesmo (mesma dificuldade) que vc… rs… Se eu achar algo te dou um toque…
abs,

AS