SQL: Views ...!

Ola, alguém podeira me esclarecer qual é o papel de uma VIEW dentro de um projeto de banco de dados? Por enquanto o que sei é que são tabelas virtuais e sao atualizadas a todo momento em que são consultadas.

Obrigado.

Vou mover este tópico para “Persistência e bancos de dados”.

[quote=Vini Fernandes] Ola, alguém podeira me esclarecer qual é o papel de uma VIEW dentro de um projeto de banco de dados? Por enquanto o que sei é que são tabelas virtuais e sao atualizadas a todo momento em que são consultadas.

Obrigado.[/quote]

ate onde sei… VIEW é como se fosse um SELECT guardado no banco de dados… é uma consulta, pode ser junçao de N tabelas, pode conter contas de campos da tabela etc etc… serve pra isso, pra consulta

Uma view é uma tabela virtual baseado no resultado de uma sql query. Uma view tem linhas e colunas como uma tabela normal , e aceita funções também .

Deixar a cargo do Banco de dados consultas complexas envolvendo vários campos em diferentes tabelas por exemplo :wink:

Nao sou especialista em DB, mas tambem vejo dois outros papeis da view:

1-Restringir o acesso a determinados campos de certas tabelas, liberando o acesso a view e nao as tabelas.
2-Deixar parte da logica de negocio no banco de dados. Ex: Alterar o ORDER BY, adicionar novos joins e functions na query sem qualquer alteracao no codigo da aplicacao.