SQLException: String to date conversion error

alguém conhece essa SQLException!?? String to date conversion error… estou tentando fazer uma consulta no Informix, onde eu passo uma data no where… monto a query de consulta e mando executar… e ele me da esse erro, o where ta assim!!

...
where  recibo_frete.data_emissao >= "01/30/2004" 
           and recibo_frete.data_emissao <= "03/05/2005"
...

qual o problema disso!??? :???:

ah, pra vcs saberem, a query roda normalmente no client do Informix, mas pelo JDBC da essa exceção!

Ae matheus, acho q vc deveria colocar a data no formato yyyy-MM-dd para poder funcionar…

yyyy-MM-dd??? … hum, ja estou passando ela como MM-dd-yyyy, vou testar então dark

ahhhhhhhhhhhhhhhhh muleke!!! heaheahe, funcionou cara, mas ai ele deu uma exception de divisão por zero do SQL… bele, é outro erro pelo menos… mas se eu pego e coloco o sql com yyyy-MM-dd no client do Informix, ele nao roda, diz q ta com formatação errada, eu nao entendo mais nd… :???:

Eu tive esse mesmo problema no ORACLE, e resolvi colocando o “TO_DATE()”, veja:

... where recibo_frete.data_emissao >= TO_DATE("01/30/2004", "MM/dd/yyyy") and recibo_frete.data_emissao <= TO_DATE("03/05/2005", "MM/dd/yyyy") ...
Não sei se o Informix tem alguma função equivalente…

Matheus, ateh onde eu sei, em JDBC (classe javax.sql.Date) a data eh necessariamente em yyyy-MM-dd. O MySQL tbm utiliza esse formato de data, agora em outros SGBDs eu nao sei :-p

sempre usei oracle e nunca tive problemas com isso… só agora com o informix… :roll: