SSD - Um upgrade que vale a pena para programadores

Instalar jogos atuais no SSD me lembrou a época dos cartuchos, ou seja, praticamente sem loadings. Pena que também me lembrou os aspectos negativos, isto é, pouco espaço… :?

A um ano e meio comprei um SDD e encontrei jesus, sério gente, o negócio é fantástico.
Pesquisei bastante antes, acabei optando por um OCZ Agility 3, que era o top na época. Paguei 500 e uns quebrados em uma unidade de 120gb, mas quem tem desk pode optar por uma opção de 60gb e ficar com uma unidade secundária HDD.

Ok, nunca testei, mas ouvi falar que um SSD de 240 é duas vezes mais rápido que um de 120 que é duas vezes mais rápido que um de 60. Why?

Por que na verdade esses HDs trabalham em módulos de 60 que podem trabalhar em paralelo com a placa mãe para chegar a 500 Mb/s via SATA.

Hardware não é o meu forte mas quem quiser brincar esse tópico dá umas dicas: http://stackoverflow.com/questions/3654156/fdisk-fix-mis-aligned-ssd-to-correct-head-and-sector-count

Comprei um SSD de 240G e instalei ontem

1 dia antes de instalar estava desenvolvendo um programa pra fazer parse de um arquivo lá de 650K, demorava 12 ms fazendo IO

Depois q instalei fui continuar o projeto e tava lendo em 0.6 ms :lol:

[quote=victorcosta]Comprei um SSD de 240G e instalei ontem

1 dia antes de instalar estava desenvolvendo um programa pra fazer parse de um arquivo lá de 650K, demorava 12 ms fazendo IO

Depois q instalei fui continuar o projeto e tava lendo em 0.6 ms :lol: [/quote]

isso me deixou com vontade de comprar um… tenho um notebook cce aqui e realmente nao queria me desfazer dele…
queria saber se e possivel utilizar a mesma entrada do hd (sata 2).

se bem que eu iria precisar um hd externo…
pq só 60 gbs é complicado.

[quote=faeldix]… tenho um notebook cce aqui e realmente nao queria me desfazer dele…
queria saber se e possivel utilizar a mesma entrada do hd (sata 2).[/quote]

Sim, pode-se utilizar a mesma entrada. Dependendo do SSD que comprar, talvez possa perder um pouco de performance pela sua entrada ser SATA 2, mas mesmo assim garanto que será muito mais rápido que os HDs convencionais.

[quote=victorcosta]Comprei um SSD de 240G e instalei ontem

1 dia antes de instalar estava desenvolvendo um programa pra fazer parse de um arquivo lá de 650K, demorava 12 ms fazendo IO

Depois q instalei fui continuar o projeto e tava lendo em 0.6 ms :lol: [/quote]

Ops na verdade a diferença q deu foi culpa minha mesmo

Mas segue o resultado de um programa simples de benchmark (1º janela = SSD, 2º janel = HD)