Stallman, Jobs e a estupidez do radicalismo doentio

http://blogs.estadao.com.br/link/morte-de-jobs-alivia-militante-do-software-livre/

A questão aqui não é o mérito ou a preferência de cada um de nós em relação a software, política, religião, futebol, etc.
A questão é a pobreza de espírito, a falta de sensibilidade, o egoísmo, o egocentrismo, e tudo o que há de pior na humanidade, que exala da mente de pessoas como o Stallman.
Um pobre coitado, ele sim preso às suas próprias correntes.
Tão cego em sua fúria ditatorial, que não percebe a própria contradição, ao condenar ao inferno as muitas milhões de pessoas que, ao consumir um produto qualquer, exerceram o simples direito de escolha, que ele tanto defende.
Descanse em paz Richard, você já está morto, ainda que em vida.

Declaração infeliz esta do Stallman. Também defendo o software livre, mas tudo tem limite.

“Veja que beleza
em diversas cores
Veja que beleza
em vários sabores
a burrice está na mesa
Veja que beleza
Ensinada nas escolas, universidades
e principalmente na academia de louros e letras ela está presente
Senhoras e Senhores, se nesse momento solene não lhes proponho um feriado comemorativo da sacrossanta glória da burrice nacional, é porque todos os dias, Graças a Deus, do Oiapoque ao Chuí, ela já é gloriosamente festejada!”

Tom Zé, Sabor de Burrice.

[quote]A questão é a pobreza de espírito, a falta de sensibilidade, o egoísmo, o egocentrismo, e tudo o que há de pior na humanidade, que exala da mente de pessoas como o Stallman.
Um pobre coitado, ele sim preso às suas próprias correntes.
Tão cego em sua fúria ditatorial, que não percebe a própria contradição, ao condenar ao inferno as muitas milhões de pessoas que, ao consumir um produto qualquer, exerceram o simples direito de escolha, que ele tanto defende.
Descanse em paz Richard, você já está morto, ainda que em vida. [/quote]

Concordo!

Eu iria fazer uma piadinha com uma música do Rogério Skylab, relacionando-a com a morte do Jobs, mas o pessoal iria me engolir vivo. :lol:

O stallman é o único remanescente da cultura hacker que existia a uns 30 anos atraz que prega que, tecnologia é “um bem da humanidade” e deve ficar com ela. Falou besteira nessa aí, mas é o cara que possibilitou que pessoas com menos poder aquisitivo pudessem utilizar computadores.

A gente não pode ter uma visão maniqueísta das coisas. Por um lado o jobs elevou grandes produtos mas fez deles elitizados e inviáveis para pessoas pobres. São dois lados da mesma moeda.

Meu velho, que coisa mais sem nexo que você falou aqui.

+1 pro sem nexo.

Não é porque o software é grátis que as pessoas com menor poder aquisitivo hoje podem utilizar computadores, e sim porque lá atrás defensores do software “pago” como o Bill Gates e o próprio Steve Jobs se preocuparam em tornar o computador acessível para pessoas não técnicas e com isso criaram um mercado gigante que permitiu economia de escala no hardware.

Pra mim, pelo contrário, o conceito de Software Livre do Stallman é um tanto fechado e elitista. Qualquer coisa que se desvie minimamente dele é prontamente rejeitado. Se fosse depender dele, as tais pessoas de menor poder aquisitivo estariam rodando emacs em um computador com monitor de fósforo verde :stuck_out_tongue:

Eu ia detestar porquê pra mim, não tem coisa pior que Rogério Skylab, todas as vezes que ele vai no Jô, são as vezes que eu mais xingo de madrugada, rs.

[quote=juliocbq]O stallman é o único remanescente da cultura hacker que existia a uns 30 anos atraz que prega que, tecnologia é “um bem da humanidade” e deve ficar com ela. Falou besteira nessa aí, mas é o cara que possibilitou que pessoas com menos poder aquisitivo pudessem utilizar computadores.

A gente não pode ter uma visão maniqueísta das coisas. Por um lado o jobs elevou grandes produtos mas fez deles elitizados e inviáveis para pessoas pobres. São dois lados da mesma moeda. [/quote]

Eu não entendi a colocação sobre Stallman facilitar a vida de quem não possui recursos. A GNU e os projetos que ele encabeçou não tem esse foco em específico.

Sobre essa idéia de tecnologia como bem da humanidade, você concorda?

[]'s!

Uma coisa é fato, agora que o cara morreu todo mundo que teve algum envolvimento com ele, ou então poderia ter algum tipo de opinião sobre o assunto está aproveitando para tirar seus 15min de fama, nem que seja na base da trollagem. Daí, quanto mais “trela” o povo dá, pior fica a situação. O Steve Jobs teve seus méritos, foi muito bem recompensado em vida e se foi. Por outro lado, a Apple e o Java não morrerão tão cedo.

Esperei passar a euforia da morte pra do Jobs pra opinar. Desculpem se tem duas coisas que me enojam:
1 - Empresas, mídia e pessoas querendo capitalizar em cima da morte de alguém.
2 - Tietagem depois que alguém morre.

Como o Julio falou bem, lembrei do MJ que era taxado de um monte de coisas e depois da morte virou santo.

Não gostava do Jobs, mas é claro que não desejava a morte dele, ainda mais com todo o sofrimento que o câncer causa por anos. Mas sempre acreditei que tem muita gente dentro da empresa que inova, cria e que tem o fruto do seu trabalho lembrado como criação do ‘gênio’.

Agora vem gente soltando pérolas do tipo ‘depois da morte da minha mãe, esse foi o dia mais triste da minha vida’, ‘ele mudou a humanidade’!

Tenha dó, né? Prefiro lamentar quem contribuiu pra paz no mundo, pra acabar com a fome, com a miséria, melhora a saúde, etc. Não pra quem inventa telefone, computador, etc.

Se dependesse do Stallman, estaríamos navegando na internet usando wget.

http://stallman.org/stallman-computing.html

Li algumas coisas da página dele, o cara é completamente obsessivo (na minha opinião de psicólogo amador).

"The programming languages I use are Lisp and C. They are also my favorite languages. However, since around 1992 I have been very busy with free software activism, too busy to do much programming. As a result, I have not had time to learn newer languages such as Perl, Python or Ruby. I recently did read a book about Java and found it interesting to compare with C. "

Santo deus. Até quando?

[quote=AUser]"The programming languages I use are Lisp and C. They are also my favorite languages. However, since around 1992 I have been very busy with free software activism, too busy to do much programming. As a result, I have not had time to learn newer languages such as Perl, Python or Ruby. I recently did read a book about Java and found it interesting to compare with C. "

Santo deus. Até quando?[/quote]

Não entendi a crítica agora. Ele só disse que está mais envolvido no ativismo do que em programação em si. Coisa normal para quem assume postos de liderança.
Na boa, ele pode ter sido infeliz na declaração sobre o Steve Jobs, mas isso não vai invalidar seus méritos. Da mesma maneira que as idéias do Jobs contribuiram para que a computação chegasse às pessoas comuns lembre-se que para que essa realidade ter sido completa é preciso toda uma infra-estrutura de internet, base de dados, etc. Bom, eu nunca ouvi falar de um SO para servidores da Apple, nem em um BD. Bom, duvido muito que a Apple tenha Windows Server na sua infra-estrutura …

[quote=rmendes08][quote=AUser]"The programming languages I use are Lisp and C. They are also my favorite languages. However, since around 1992 I have been very busy with free software activism, too busy to do much programming. As a result, I have not had time to learn newer languages such as Perl, Python or Ruby. I recently did read a book about Java and found it interesting to compare with C. "

Santo deus. Até quando?[/quote]

Não entendi a crítica agora. Ele só disse que está mais envolvido no ativismo do que em programação em si. Coisa normal para quem assume postos de liderança.
Na boa, ele pode ter sido infeliz na declaração sobre o Steve Jobs, mas isso não vai invalidar seus méritos. Da mesma maneira que as idéias do Jobs contribuiram para que a computação chegasse às pessoas comuns lembre-se que para que essa realidade ter sido completa é preciso toda uma infra-estrutura de internet, base de dados, etc. Bom, eu nunca ouvi falar de um SO para servidores da Apple, nem em um BD. Bom, duvido muito que a Apple tenha Windows Server na sua infra-estrutura …[/quote]

Lê a parte que citei em negrito.

[quote=soaresinfo]Se dependesse do Stallman, estaríamos navegando na internet usando wget.

http://stallman.org/stallman-computing.html

Li algumas coisas da página dele, o cara é completamente obsessivo (na minha opinião de psicólogo amador).[/quote]

Stallman tem TOC com controle (no sentido de evitar qualquer presença de controle), certeza, na minha conclusão de psicólogo amador :smiley:

Ele não usa cartões de entrada para que não saibam os horários que ele entra e sai, usa wget para navegar através do e-mail para evitar ser rastreado entre outros.

[quote=felipefranz][quote=soaresinfo]Se dependesse do Stallman, estaríamos navegando na internet usando wget.

http://stallman.org/stallman-computing.html

Li algumas coisas da página dele, o cara é completamente obsessivo (na minha opinião de psicólogo amador).[/quote]

Stallman tem TOC com controle (no sentido de evitar qualquer presença de controle), certeza, na minha conclusão de psicólogo amador :smiley:

Ele não usa cartões de entrada para que não saibam os horários que ele entra e sai, usa wget para navegar através do e-mail para evitar ser rastreado entre outros.
[/quote]

Ele deve ter lido “1984” quando criança e ficou impressionado, só pode.

Tava lendo http://stallman.org/stallman-computing.html e uma coisa engraçada que notei: todas as atividades dele podem ser executadas com hardware minimo, 128mb de mem já é um luxo. É interessante isso…

[]'s

[quote=marcosalex]Esperei passar a euforia da morte pra do Jobs pra opinar. Desculpem se tem duas coisas que me enojam:
1 - Empresas, mídia e pessoas querendo capitalizar em cima da morte de alguém.
2 - Tietagem depois que alguém morre.

Como o Julio falou bem, lembrei do MJ que era taxado de um monte de coisas e depois da morte virou santo.

Não gostava do Jobs, mas é claro que não desejava a morte dele, ainda mais com todo o sofrimento que o câncer causa por anos. Mas sempre acreditei que tem muita gente dentro da empresa que inova, cria e que tem o fruto do seu trabalho lembrado como criação do ‘gênio’.

Agora vem gente soltando pérolas do tipo ‘depois da morte da minha mãe, esse foi o dia mais triste da minha vida’, ‘ele mudou a humanidade’!

Tenha dó, né? Prefiro lamentar quem contribuiu pra paz no mundo, pra acabar com a fome, com a miséria, melhora a saúde, etc. Não pra quem inventa telefone, computador, etc.[/quote]

Concordo, essa tietagem depois da morte é phoda, depois que morrem todos os pecados são perdoados e a pessoa se torna um santo!!

O que to vendo sobre esta frase, é que as pessoas estão lendo com muita paixão, a única coisa que conseguem ver é: “I’m glad he’s gone”. Ninguem ve onde ele claramente fala que não esta feliz por ele ter morrido: “I’m not glad he’s dead”, ninguem vê tambem onde ele fala que ninguem merece morrer: “Nobody deserves to have to die - not Jobs, not Mr. Bill, not even people guilty of bigger evils than theirs.”

O que vejo é ele simplesmente defendendo a Idéia, e um dos idealizadores contrarios deixou o palco, como deixou não importa, morreu, se aposentou, etc, mas deixou e ele esta contente!

Resumindo, não é a morte do Jobs que importa, mas sim que um dos “inimigos” do software livre deixou o campo de batalha!

Eu ia detestar porquê pra mim, não tem coisa pior que Rogério Skylab, todas as vezes que ele vai no Jô, são as vezes que eu mais xingo de madrugada, rs.

[quote=juliocbq]O stallman é o único remanescente da cultura hacker que existia a uns 30 anos atraz que prega que, tecnologia é “um bem da humanidade” e deve ficar com ela. Falou besteira nessa aí, mas é o cara que possibilitou que pessoas com menos poder aquisitivo pudessem utilizar computadores.

A gente não pode ter uma visão maniqueísta das coisas. Por um lado o jobs elevou grandes produtos mas fez deles elitizados e inviáveis para pessoas pobres. São dois lados da mesma moeda. [/quote]

Eu não entendi a colocação sobre Stallman facilitar a vida de quem não possui recursos. A GNU e os projetos que ele encabeçou não tem esse foco em específico.

Sobre essa idéia de tecnologia como bem da humanidade, você concorda?

[]'s![/quote]

O software livre te dá opção de escolha. Isso é o que eu quero dizer.
Vou colocar duas coisas aqui:

  1. Quantas pessoas aqui utilizam softwares 100% licenciados?

  2. Um kit básico

Win prof - R$396,00
Notebook barato - 832,20
Office home/business - 499,00

R$ - 1 727,2

Se eu cotar alguns cads aqui você pode elevar uns 5x ou mais vezes esse preço.

Ninguém com baixo poder aquisitivo iria conseguir usar um pc hoje em dia, nem ao menos conseguir integrar-se nesse novo paradigma digital se o stallman não estivesse aparecido na história. Nem ninguém aqui usaria ides como eclipse ou netbeans com licença gpl. Iriam usar ferramentas licenciadas a mais de $10.000.

A questão da palavra maniqueísmo se refere a questões de bem e mal, onde nesses casos o jobs está em um lado da moeda e o stallman em outro. Não existe diabo ou deus nessa história.