Stored Procedures e Triggers na arquitetura J2EE

Salve,

Gostaria saber a opinião do pessoal quanto ao uso de stored procedures e triggers em aplicações J2EE. Sei que são facilidades que os databases fornecem mas também sei que muitos vão argumentar que não se deve implementar minhas regras de negócio na camada de dados. Ok, tb concordo. Mas gostaria de utilizar triggers para criar um histórico de inserções e alterações em meu db (trilha de auditoria). Até que ponto existem vantagens e desvantagens? Essa implementação fere a arquitetura J2EE?

Eu faria isto na camada de negócio de maneira parametrizada, assim, poderia “ligar/desligar” sem mudanças na aplicação (depois de pronto) e sem nada no banco. Na minha humilde opinião, o banco deve ser apenas um recurso de persisência de dados. Pode parecer mais trabalhoso, mas vc conseguirá independência do BD, ficando independente de fornecedor.
Viva a J2EE.

[]s, Welington B. Souza

Obrigado pela opinião, valeu!

Uso de SPs e Triggers com Servlets, SessionBeans e EntityBeans BMP, pode ser uma excelente opção…

Entretando, não tente misturar isso com EntityBeans CMP, pois ai o bixo vai pegar…

[]'s

Migrando sua lógica para a camada de negócios, você pode ganhar em portabilidade de código.

Se a necessidade de portabilidade é mínima, stored procedures e triggers podem reduzir seu tempo de desenvolvimento, tornando-se assim muito rentáveis.

“Cada caso é um caso” :stuck_out_tongue: