Stored Procedures são ruins por usarem lógica relacional?

Fiquei com isso na cabeça.

Por sinal, dado um middleware que fosse integrado com um OOBDS seria ruim adicionar comportamento nos objetos persistentes? Lembrando o OODBS Manifesto, isso parece sensato.

Hein!?

Quanto ás SPs, depende.

Para fazer um bulk update beeem rápido, não vejo qualquer problema em massacrar o encapsulamento dos dados persistidos, mas se você tem operações demais em SPs, vai ter umt rabalho dos ifnernos para manter invariantes e relacionamentos, ou seja: vai reescrever toda a sua lógica de negócios nos seus SPs, com um pouco de software básico de linguagens OO também.

Minha questão é, se o DBMS possuir uma linguagem OO, escrever “SPs” é errado? Pelo andar da carruagem, em breve vamos poder programar algo como EJB3 de dentro no Oracle.

eu acho ruim que se tenha lógica do sistema em mais de um lugar,
:arrow: se toda ela estiver em SPs, não é um problema
:arrow: se toda ela estiver em java, não é um problema
:arrow: se parte dela estiver em java, e parte estiver em SPs, não quer dizer que você ja tenha um problema, mas esta aumentando bastante a possibilidade de ter um :smiley:

Já esta mais do que na hora de empresas (Oracle entre outras) olharem com carinho bancos oo … existe o Caché … alguem poderia comenta-lo

Ponto de vista interessante… nunca havia pensado nisso.

Será que teremos AS com persistência embutida?

Na realidade, acho que nada impede que um AS já faça isso hoje. Aliás, não sei porque isso não foi feito, já que o modelo de persistência EJB 2.x é tão acoplado com SGBDs.

Os bancos de dados têm tantos recursos… e agora estão incorporando linguagens como Java para suas rotinas de usuário.

/me pensando…

Me parece uma boa idéia, se bem que isso só funcionaria legal para OLTP, para OLAP/fuzzy systems OO não ajuda.

A título de curiosidade, essa separação de dados e código tem origem no cobol, a algumas décadas atras, quando era comum existirem 2 times de desenvolvimento, o que definia o modelo de dados e o que definia as procedures.

Agora? Que nada. No Oracle você pode escrever SPs em Java há MUITO tempo.

[]'s
Marco Campêlo

Ponto de vista interessante… nunca havia pensado nisso.

Será que teremos AS com persistência embutida?

Na realidade, acho que nada impede que um AS já faça isso hoje. Aliás, não sei porque isso não foi feito, já que o modelo de persistência EJB 2.x é tão acoplado com SGBDs.

Os bancos de dados têm tantos recursos… e agora estão incorporando linguagens como Java para suas rotinas de usuário.

/me pensando…

[/quote]

Mas falando em Oracle, qual seria a diferenca disso da dupla Oracle IAS + Banco Oracle?
A meu ver nenhuma, a nao ser que podem rodar em maquina separadas distribuindo carga nos servidores.

]['s

Marco, as SPs hoje escritas em java tem que usar a API do Oracle e trabalhar sob o modelo relacional. É programar PL/SQL usando java como sintaxe.

Quanto a diferença entre rodar OC4J + Oracle e ter uma coisa só? Bom, que não precisa existir a separação entre comportamento e dados. Veja que mesmo nesse modelo um middleware ainda vai ser necessario.

Nunca trabalhei com a plataforma J2EE da oracle, o IAS é tãão acoplado com o SGBD assim?

Como falei, isso já pdoe ser feito hoje, mas será que existe um passo além? SGBDs hoje já são serivdores de aplicação, o que virá?

Campelo, “agora” é relativo :wink:

Ele pode ser “tao” acoplado. Nao como seria rodando dentro do banco.

Essa é uma visao interessante e realmente uma grande pergunta. Seria a grande sacada pra ter algo realmente transparente.
Imagina toda aquela parafernalia de memoria gasta pelos containers pra gerenciar as transacoes sendo compartilhada com o banco ou o banco sendo responsavel por isso.

Bha, isso doi. Ja precisei fazer isso e é feio demais. :?

]['s

desculpa meu comentário de iniciante…
mas,
eu acho que é ruim msm usar java sp, não adianta mto,
entretanto, algumas coisas que envolvem menos regras de negócio e mais “engenharia/arquitetura” ficam bem em java…
:slight_smile:

tipo,
eu tô tentando usar essa JVM pra criar gráficos pra, usando os pacotes HTP, dad/Apache jogar isso numa pag de internet…

rs**
as vezes eu tenho problemas do tipo eu num conseguir nem por reza usar o JFreeChart imprimir os titulos… mas, o gráfico imprimiu direitim…

=]

[quote=proteus_adi]desculpa meu comentário de iniciante…
mas,
eu acho que é ruim msm usar java sp, não adianta mto,
entretanto, algumas coisas que envolvem menos regras de negócio e mais “engenharia/arquitetura” ficam bem em java…
:slight_smile:

tipo,
eu tô tentando usar essa JVM pra criar gráficos pra, usando os pacotes HTP, dad/Apache jogar isso numa pag de internet…

rs**
as vezes eu tenho problemas do tipo eu num conseguir nem por reza usar o JFreeChart imprimir os titulos… mas, o gráfico imprimiu direitim…

=][/quote]

Mais um defunto desenterrado…2 anos, acho que é um novo recorde… :smiley:

Viva o google

:stuck_out_tongue:

fmeyer wrote:[quote]existe o Caché … alguem poderia comenta-lo[/quote] Ola Fernando, o Caché é um Banco de dados objeto pós-relacional mais não BDOO puro e, acho que se não fosse o seu valor US$ teria uma melhor aceitação no mercado apesar dele ser amplamente otilizado na área médica e de telemedicina.
Anos atrás trabalhei com ele em projeto de TCC voltado para a área de Telemedicina e achei-o super amigavel e leve com a linguagem java .
O legal é vc. dar uma olhada nos manuais e PDF. disponibilizados pela Intersystens e peça uma pasta com os produtos e CD. do Cachè eles são super atenciosos.:

http://www.intersystems.com.br
Fone.: # 0800-888-2200
Fone.: #11 55015100

sds.
William Silva.

[quote] Mais um defunto desenterrado…2 anos, acho que é um novo recorde…[/quote] :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: Nem ví a data… :evil: :evil:

[quote=clodoaldoaleixo]Mais um defunto desenterrado…2 anos, acho que é um novo recorde… :D[/quote]Depois vocês reclamam de quem não faz buscas no site antes de fazer uma pergunta… :twisted: :roll: