Streaming de Video em Java

:crazyeyes:
Por favor, alguém já trabalhou em algum projeto de Streaming de Video utilizando Java?

Preciso desenvolver uma aplicação para o meu TCC que consiste em monitoramento remoto via internet.

Fiz algumas pesquisas e encontrei o Java Media Framework e alguns exemplos de código no site Sun, mas não consegui utilizá-lo porque o JMF não encontra minha WebCam (uma PCCam 550 da Creative). Quando tento localizar o dispositivo minha máquina reinicia.

Caso alguém tenha alguma experiência em Streaming e possa me indicar o melhor caminho a seguir eu ficaria agradecido.

Um abraço a todos.

Já fiz um para comunicação através da WebCam. Acho que é exatamente o seu caso, né? Mas aqui, não tive problemas quanto à detecção da webcam. Acho que o problema é com os drivers dela, ou algo assim. Outros programas conseguem usar sem problemas?

Pulando essa parte da webcam, depois de receber os pacotes de video, basta enviá-los. Para isso, existe o protocolo RTP (Real-time Transport Protocol). Não é muito difudido, mas já vi outros programas aceitando. Se não me engano, é possivel transmitir pelo Java e receber com o Winamp. No site da sun tem tudo q vc precisa pra usar. Está muito bem documentado. :smiley:

Na minha opinião o problema do RTP são dois:

1. Não passa por firewall/proxy, como qualquer pacote UDP

2. Não há uma implementação clara na linguagem Java desse protocolo, apenas na JMF, e mesmo assim de uma maneira meio obscura e pouco flexível.

Concorda iSoron ou estou enganado…
(Não tenho 100% de certeza que 1) e 2) procedem, logo se alguém tiver experiência com isso e quiser discordar ou concordar seria legal)

Kaviera: Execute um programinha chamado JMF Registry e veja se ele detecta sua camera. Deve ser algo assim: vfw://0

Valeu, pessoal.

Obrigado pela ajuda, as dicas serão muito úteis.

Até mais.

[quote=“saoj”]Na minha opinião o problema do RTP são dois:

1. Não passa por firewall/proxy, como qualquer pacote UDP
    [/quote]

Isso é problema de configuração do computador do usuário. Se o firewall estiver desajustado mesmo, pode bloquear até TCP. Acho que isso não deve contar pontos negativos pro RTP.

Isso sim pode contar pontos negativos. :frowning:

Firewall/Proxy bloqueando TCP de dentro para fora é muito raro hoje em dia, e mesmo assim quando isso acontece normalmente o proxy/firewall disponibiliza um SOCKS para a saída via TCP. Java suporta SOCKS de uma forma transparente, bastando apenas configurá-lo no System.properties.

Já UDP/RTP, por padrão, não vai entrar dentro de um proxy/firewall de maneira alguma, a não ser que o administrador da rede interfira. Acredito que 90% das redes estão fechadas para isso.