String e compilação do java

Ola, sou novato no Java… heheh… coloca novato nisso!!!

Primeiramente:
Queria saber qual comando que faz uma procura numa String pra ver se ela esta contida em outra.
Ex:
s1 = “Hempx é gostoso”
s2 = “Hempx”
tem algum comando q testa se s2 esta contida no s1?

Segunda duvida:
Comecei a ler o livro “Java Como Programar” esses dias e estou usando o Jbuilder Universitario q vem no CD. Queria saber como faz para eu transformar o arquivo em .EXE ou qualquer tipo de executavel. Tbm queria saber se existe compiladores Java q nao usam a Maquina Virtual Java?? Se tem aonde posso pegar?

OBrigado.

O método serias1.indexOf(s2)
Se a s2 não estiver contida em s1, ele irá retornar -1.

Quanto a criar EXEs, o JBuilder cria exes para executar o arquivo jar que ele também cria, e é pelo processo normal do Java, utilizando JVM.
Existem compiladores nativos, mas são totalmente não recomendados. Se fizer uma pesquisa sobre este assunto aqui no forum encontrará vários tópicos a respeito.

Obrigado Bani…
Sobre os compiladores nativos… soh mais uma duvida aki…
Eles nao são recomendados porque ele perde a portabilidade do Java, que eh uma das principais caracteristica da linguagem… ow eh porque da algum problema msm???
Porque dependendo do programa e sua finalidade vc compilar ele para uma maquina normal eh bem melhor porque seu desempenho aumentaria bastante nao eh???
Vlws.

A resposta mais comum é essa mesmo, de perder a portabilidade. Mas ontem mesmo estava conversando com uma pessoa aqui do forum que veio com umas “idéias mais originais” sobre a JVM ter uma certa utilidade intrínseca ao estar provendo um ambiente para executar as aplicações que tem certas características adicionais para controlar o que é feito no programa. Concordo com isso também.