Struts! DEBATE

Boa noite seus viciados em java,

Venho por meu desse começar uma discurssão com o seguinte tema: "Será que vale a pena trabalhar com STRUTS em projetos de pequenos e/ou médios porte?!?!?!

Meu caso: Trabalho com JBuilder 8.0, STRUTS 1.1, TOMCAT 4.0 e Estou começando a me arrepender!

Motivo1: Quando quero por exemplo acrescentar um único campo no meu cadastro de clientes é uma trabalheira só (não tanto assim, mas considero que gasto muito tempo em pequenas coisa, proporcionalmente)

Motivo2: Fica muito difícil trabalhar com as JSP usando a IDE JBuilder, pois não posso alterar a JSP visualmente como fazemos por exemplo com o Dreamweaver

fabio, em relação a produtividade com o Struts usando uma IDE, eu indico o Eclipse cara… ele tem o plugin easy struts q faz todo o trabalho repetitivo pra ti, tem wizards pra ti criar Actions, Forms… tudo… ele altera o xml, deixa tudo mapeado prontinho, é só tu implementar o negócio na classe Action… e editar o resources… em relação a parte de design, acho q não tem jeito… Dreamweaver mata a pau, eu tb edito tudo com relação a html no dreamweaver… o MVC te permite isso, da pra trabalhar com cada camada paralelamente… :slight_smile:

é, dá pra trabalhar separadamente, mas o Dreamweave não vai entender as tags do STRUTS
:sad:

e
quanto ao Eclipse, existe um monte de versão diferente para download, qual q que eu baixo e qual o plugin, agradeço se vc puder me passar os links do download do Eclipe e do plugin :roll:

bem, no Dreamweaver eu faço tudo primiro com tags html normais, os forms… tudo, ai, só depois q toda o trabalho do Struts ta pronto, eu copio as tags do struts no lugar do meu form html normal, eu vou fazendo oq tem q fazer no struts em uma html qualquer, só pra ver q ta funcionando, ai é q depois eu copio pra dentro do html as tags… ahmm, …eu acredito q vá sair a versão 3 redondinha do Eclipse em 1 mês… então seria interessante tu dar uma esperada pra baixar (www.eclipse.org), o plugin tu acha em http://easystruts.sourceforge.net

:burger:

Quando preciso, geralmente faço na mão mesmo, mas o Dreamweaver as vezes ajuda a fazer algo mais difícil.

Ha algum tempo atras, guardei uma mensagem do soujava, que explicava como catalogar suas custom tags no dreamweaver. Não testei, mas de qq modo vai aí:

[]s, Welington B. Souza

fabiostb,
Seu problema não é a IDE e sim o conceito. O jbuilder tem os mesmos wizards e facilidades que o eclipse. Se sentir dificuldade nessa IDE com certeza vai sentir na outra. Mas caso resolva trocar baixe a versão 3.0 M8 porque a ultima que saiu está sem plugin para J2EE (o famoso Lomboz). Quanto ao Html não tem jeito não. Ele precisa ser tratado no Dreamweaver mesmo. Você tem razão quantos as tags mas o que você deve fazer é o que o amigo matheus disse. Faça por partes e substituindo o html quando estiver tudo pronto e funcionando. Porque desse ponto pra la não vai mais poder usar o Dreamweaver. Só que esse problema existe desde a época do ASP. É um defeito do desenvolvimento Web. Ainda não temos uma ferramenta que consiga fazer tudo isso pois é muita tecnologia junta. Todas plugaveis mas com seus contratempos. Quanto ao uso do Struts em projetos de pequeno porte, eu acho que não se deve avaliar somente o tamanho do projeto, mas sim o prazo de entrega e principalmente as chances dele crescer. Ja trabalhei em muitos projetos pequenos (2 paginas JSP e 1 bean) que se tornarão um sistema complexo com mais de 30 telas. Se você começar errado vai se arrepender no meio do projeto. Agora se o prazo aperta não tem muito o que pensar. Faz o que for mais rapido e seguro para “pegar ou nao perder o cliente”. O Struts é um framework mundialmente usado e os seus concorrentes tem se mostrados menos flexiveis ou mais complexos. Portanto amigo o negocio é aprender a usar.

Uma outra opção é não criar campos html no JSP(alem dos necessários claro) com as tags do Struts. Só porque está la não quer dizer que deva ser usado. Cada caso é um caso. Você pode usar o Struts como você precisar. Se a metodologia está atrapalhando mude-a para melhor. Mas geralmente se usa as tags e paga-se um preço por isso.