Pessoal, gostaria de uma opinião de vcs…
Estou por optar em utilizar um, minha dúvida é qual???
Quais dos dois frameworks vcs usariam, levantando uns requisitos:
1-) Praticidade
2-) Facilidade
3-) Rapidez
4-) Desempenho
Obrigado…
[]'s
Pessoal, gostaria de uma opinião de vcs…
Estou por optar em utilizar um, minha dúvida é qual???
Quais dos dois frameworks vcs usariam, levantando uns requisitos:
1-) Praticidade
2-) Facilidade
3-) Rapidez
4-) Desempenho
Obrigado…
[]'s
Cara , nao conheco JSF e adoro struts … porem vou ser imparcial … se o pessoal do struts resolveu basear sua nova versao (Struts Shale) no JSF algo deve haver ne ?
Bom…
Não conheço a fundo o JSF, mas vi algumas coisas interessantes nele, e sei que ele é bem forte na parte de View (ao menos tenta focar mais nisso) tem tbm a parte de controller e tudo mais. Porem ainda é meio novo e tem alguns probelmas ja relatados como dificuldade de customização como por exemplo o dataTable. Mas é o padrão adotado pela JCP, então tende a crescer muito, e inclusive o Struts vai se integrar a ele, na nova versao Struts Shale, como nosso amigo falou acima.
Bom, o Struts é um framework bem poderoso, e bem fundamentado no mercado e tudo mais.
Quanto aos quesitos levantados, eu creio que o WebWork ganhe em todos eles, porem nao conheco ele a funco, estou aprendendo ele agora para um novo projeto, e pelos estudos, eh o uqe melhor se adaptou a minhas necessidades. Ele é bem flexível.
bom vou falar um pouco dum comparativo que conheço por ter lido, etc etc. (Trabalho com Struts e conheço o WebWrok e o JSF de ler e estudar por cima, nunca fiz nenhum projeto com eles)
Praticidade - o Struts é bem fácil de usar depois que vc aprendeu e pegou as manhas dele, assim é com o JSF que é bem parecido com o Struts. O WebWrok tbm eh parecido, porem tem alugmas coisas diferentes, porem como eu disse, depois qeu vc aprendeu tudo fica mais fácil.
Facilidade - Bom, a curva de aprendizagem do WebWrok é bem menor que a do Struts e do JSF, e sua facilidade de uso é maior tbm, pois abstrai muitas coisas do programador por causa de IoC.
Rapidez - em desenvolvimento acho que todos eles são bem rápidos, porém dependem do quanto vc conhece eles. é tudo questão de estudar a fundo cada um.
Desenpenho - nenhum ganha em desempenho do outro (em runtime) todos usam praticamente a mesma arquitetura, de FrontController, Actions, etc…
Vale a pena dar uma lida sobre os tres e ver qual se adapta melhor as suas necessidades, eh interessante que vc conheça vários, pois cada um tem uma característica interessante que se adapta melhor a determinados projetos. O que n ao podemos é sermos radicais, e tbm querer usar sempre a tecnologia do momento.
Uma ultima opinião, caso seja algo apenas para aprender e ir se aperfeiçoando, eu optaria pelo JSF por ser um padrão da Sun, porem estudaria os outros tbm, ao menos o básico de cada pois assim vc conseguiria definir qual o melhor para o seu caso!
Espero ter ajudado!
Abraços!