Sua faculdade exige a entrega do código fonte no Tcc?

Aqui também exige mas só para quem tira nota maior que 8, o engraçado, e que depois os códigos desaparecem da biblioteca, os registros de entrega somem, e muito estranho… , queria saber como faz para registrar propriedade??? Alguém aqui sabe???

[quote=tiagomac]Eu não consigo pensar como uma pessoa pode ficar 4-5 anos sendo ensinado uma profissão e no final disso não querer retribuir, não querer enriquecer mais essa área… se analisarmos quantos projetos bons saíram de trabalhos de conclusão de curso… inclusive o próprio google, usado por pessoas que nem de nossa área são e que surgiu em um projeto de conclusão de curso… nem por isso existem N cópias iguais ao google que façam sucesso por ai, mesmo a receita deles sendo publicada, não tem nem quem se interesse muito em ver… Só um desabafo e o que eu acho…
[/quote]

Cara eu concordo com você, mas só um protesto meu em particular, na faculdade que eu estudei os professores não gostavam muito de ensinar não, eles davam umas provas bem faceis, passavam todo mundo, e pegava o deles no fim do mês e vazava.

Tinha prova lá de Redes II que o cara perguntou o que era IP (Detalhe última prova da última cadeira) e teve prova final de programação que nego pediu para selecionar, qual destas e linguagem de programação:

a)Redes
b)google
c)Java
d)Dinamite
e)Nenhuma das anteriores.

Eu tenho a prova aqui, posso até escanear…

Só meu protesto.

Nota: Eu estudei em faculdade particular, bem ruinzinha, se não tivesse corrido átras…

[quote=charlesbraw]Quando você desenvolve um trabalho para a faculdade e utiliza recursos dela, como orientação de professor, computadores da mesma, ela passa a ter direitos sobre esse trabalho, uma vez que é um trabalho acadêmico. Geralmente as faculdades não levam isso muito a fundo pois não querem ter “problemas” com o aluno, pelo contrário, ela o incentiva a fazer com que seu software entra no mercado afim de dar mais visão ao aluno e consequentemente a ela.
[/quote]

Confirma isto ae para gente, fiquei curioso, mas eu acho que e totalmente errado, eu concordo que se o projeto não e comercial seria legal ceder o código, mas dizer isto ai, e como dizer olha, se tu fez em JAVA o código e da SUN/Oracle, porque vocês usaram nossa linguagem!!! :shock:

Por isso que já fiz o meu Open Source e coloquei na net logo…rs

Pesoal, valew as respostas…

Bom, li todos os posts, não vou poder responder a todos mas surgiu uma questão:

Bom, você pode e deve … registrar seu programa de computador, embora de acordo com a convenção de Berna, na qual o Brasil é um dos países que faz parte,
considera o autor como aquele que cria, entretanto na hora de provar que de fato é seu ai é mais garantido você provar com o registro. A única forma de
registro que conheço é no INPI, quando você registra um programa você não somente registra o código fonte, como também pode registrar os fluxogramas…(será que
alguém ainda usa isso) e tudo aquilo que caracterize sua criação independente… inclusive o nome do programa fica protegido. Esta proteção é válida por 50 anos. Reco-
mendo que você leia http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/programa para maiores informações.

Registrei o meu software, que desenvolvi para o TCC, ontem mesmo, custou 120,00 reais, mais o sedex, tudo saiu por 160,00. Agora ampliando um pouco li ainda em
um artigo da FAQ do GPL que é recomendável o registro, inclusive para quem libera o software como GPL. Aquele que é titular de um software tem poder
inclusive de liberar o software com mais de uma licensa.

Se você não quiser registrar seu software ai neste caso é recomendável que você comunique, através da imprensa que ele existe e que você é o criador,
porque pelo que tenho, ninguém poderá registrar o que existe. Agora não confio muito nesta solução.

A questão não é esconder o código e sim o que eles fazem com ele. Na FAQ sobre GPL, li que é recomendável por exemplo você fazer um TERMO DE RENÚNCIA, para que a faculdade
não possa fechar o código do seu aplicativo, bom, para nós desenvolvedores, é interessante que a faculdade renuncie o poder de fazer o que bem intende com seu trabalho. É passível
que seu trabalho torne-se dá faculdade, isso é um problema, porque fazemos o trabalho de graça e a faculdade fica com ele e faz o que quiser.

Imagina que você trabalha meses em uma linha de pesquisa, e você ainda pode perder os direitos sobre o seu trabalho.

Sobre o código fonte, aqui eles fazem o seguinte, recebem um CD, e guardam, não na biblioteca para consulta, e sim em um local para acesso somente deles, professores…

Valew as respostas… e continuem postando suas opniões, todas são muito importantes…

Na minha facu era obrigatório a entrega do código e monografia.