Ai galera gostaria de saber como é na faculdade de vocês…
Meu orientador exigiu. A faculdade não.
Como eu fiz numa faculdade pública, acho normal que se exija, uma vez que a faculdade dispõe de orientadores para viabilizar o projeto.
Enfim, é só uma opinião.
Sim, mas você pode se negar, alegando que o codigo pertence a uma empresa, quando vc faz um trabalho usando um codigo existente.
Já vi gente entregando com licensa GPL o trabalho auhauahauha.
Eu entreguei o meu, mas eles devem ter pedido tudo, por que nenhum trabalho consta no acervo da biblioteca
Bah, a minha pede…
Mas a vontade é não dá… hehehehe
abraço
[quote=Felagund]Sim, mas você pode se negar, alegando que o codigo pertence a uma empresa, quando vc faz um trabalho usando um codigo existente.
Já vi gente entregando com licensa GPL o trabalho auhauahauha.
Eu entreguei o meu, mas eles devem ter pedido tudo, por que nenhum trabalho consta no acervo da biblioteca :P[/quote]
OLha a denuncia ai eim hehehe
O ruim é que se eles quiserem fazer algo com o projeto ,ja que tem o codigo prontu podendo usa-lo como bem seu…
Oi,
Não.
Até onde eu sei, as universidades exigem apenas partes do código na documentação do projeto.
Tchauzin!
[quote=Edenilton Fr?s]Meu orientador exigiu. A faculdade não.
[/quote]
Oi,
Acho que ele queria roubar a sua idéia! :twisted:
Tchauzin!
a minha exige… não só os fontes como a monografia, o manual, os diagramas e uma documentação de testes e cronograma…
Já vi um caso de conhecido meu que o proprio orientador pediu o codigo, o modificou e depois “patenteou/resgistrou” (não sei como se fala) e está vendendo para empresas. Conheci dois casos com esse mesmo orientador de uma faculdade pública.
Minha faculdade não exigiu. Nem meu orientador. E eu acho errado eles exigirem, mas caso contrário, acho que a melhor desculpa mesmo é dizer que o código pertence a uma empresa e pronto.
Poucas faculdades exigem, a maioria não. Fale com o seu orientador.
Agora, com certeza ela não exigirá os fontes impressos, no tcc.
No máximo, anexe um CD com os fontes na contra-capa do seu trabalho.
No corpo do TCC, como a Lina falou, geralmente você pode colocar alguns fontes, desde que sejam extremamente relevantes, e seguidos de explicações.
[quote=ViniGodoy]Poucas faculdades exigem, a maioria não. Fale com o seu orientador.
Agora, com certeza ela não exigirá os fontes impressos, no tcc.
No máximo, anexe um CD com os fontes na contra-capa do seu trabalho.
No corpo do TCC, como a Lina falou, geralmente você pode colocar alguns fontes, desde que sejam extremamente relevantes, e seguidos de explicações.[/quote]
Fontes impressos… isto me lembra uma prof de estatística que eu tive que mandava entregar os fontes dos trabalhos impressos… não aceitava eles por email, cd, disket, pendrive ou qualquer outra midia… só aceitava eles impressos… e não era pouca coisa não… da-lhe papel jogado fora… me perguntava o pq ela só aceitava assim sendo que um fonte impresso não serve pra porcaria nenhuma… quem sabe ela tinha um scanner com compilador embutido :lol:
Na minha foi e é exigido sim, mas não impresso, entregue em um CD.
Temos que entregar a aplicação rodando, para a banca testar seu funcionamento e também o código fonte, mais um tutorial de instalação do sistema e o TCC é claro.
Mas pelo que já ouvi falar, todo TCC é na verdade de propriedade da universidade ou faculdade, e também do acadêmico que o desenvolveu.
E para dar continuidade a esse TCC no futuro, como outro TCC por outro acadêmico ou até um projeto de pesquisa, a universidade precisa dos fontes.
[quote=romarcio]Na minha foi e é exigido sim, mas não impresso, entregue em um CD.
Temos que entregar a aplicação rodando, para a banca testar seu funcionamento e também o código fonte, mais um tutorial de instalação do sistema e o TCC é claro.
Mas pelo que já ouvi falar, todo TCC é na verdade de propriedade da universidade ou faculdade, e também do acadêmico que o desenvolveu.
E para dar continuidade a esse TCC no futuro, como outro TCC por outro acadêmico ou até um projeto de pesquisa, a universidade precisa dos fontes.[/quote]
Não sei não, pois a meu ver não é assinado nenhum tipo de contratado que estipule isso, mas beleza.
Aqui na UFV também não foi exigido o código fonte, fica por conta do seu orientador mesmo.
Meu professor nao exigiu que eu publicasse o fonte mas ele pediu uma demontração do funcionamento para a banca. Além disso ele também pediu que eu explicasse linha por linha de todas as principais funcionalidades implementadas. Sem dúvida para ter certeza que foi eu que programei, pois ele perguntava tudo. Porque? Como? Pra que? etc…
Quanto a publicação ele disse que eu tinha quatro opções.
1 - não publicar
2 - publicar e adicionar uma nota que o código é meu e se alguém quiser usar terá de pedir autorização minha
3 - publicar e autorizar qualquer um usar o código
4 - anexar o cd com o código fonte
Eu publiquei e escolhi a segunda opção. Acho legal a publicação pois outros alunos no futuro podem dar continuidade ao teu projeto e implementar novas funcionalidades. Ou até mesmo fazer totalmente diferente do que você já fez.
Eu acho que as pessoas enxergam muito errado a idéia de uma monografia e é um absurdo pq se chegar nesse estágio sem saber o que é uma monografia também não sabe o significado da palavra “Acadêmico”…
Acho muito bizarro isso do cara querer esconder o código fonte, uma vez que o trabalho de uma monografia é uma contribuição sua para a área que vc estudou 4-5 anos, entenda como um projeto gratuito de pesquisa (que vá enriquecer) a comunidade da qual vc faz parte.
Eu não consigo pensar como uma pessoa pode ficar 4-5 anos sendo ensinado uma profissão e no final disso não querer retribuir, não querer enriquecer mais essa área… se analisarmos quantos projetos bons saíram de trabalhos de conclusão de curso… inclusive o próprio google, usado por pessoas que nem de nossa área são e que surgiu em um projeto de conclusão de curso… nem por isso existem N cópias iguais ao google que façam sucesso por ai, mesmo a receita deles sendo publicada, não tem nem quem se interesse muito em ver… Só um desabafo e o que eu acho…
Na minha pediu sim, mais só coloquei parte dos mesmos, mais lógico que durante o desenvolvimento do mesmo, o meu orientador teve acesso ao código, mais não completo.
Fui repassando a ele, por partes, mais o código completo do resultado final do sistema não. Mesmo se meu coordenador me pedisse eu não disponibilizaria o código para ele.
Os cara quer ficar guardando o código na meia
Tudo bem que eu me preocupo com o que eu vou entregar, levando em consideração o tanto de gente que eu vi fazendo curso eu não gostaria que qualquer um pegasse um código fonte bonitinho e fizesse o que bem entender.
Na minha também pede, eu entreguei rsrsrs.
Se você não tiver feito um trabalho comercial afim de lucrar sobre ele, acho que até vale a pena deixar o fonte na escola, outras pessoas vão poder ver sua monografia e poder executar e entender seu projeto detalhadamente.
Em relação a cópia do código, temos algumas questões:
1 - se o cara estiver interessado em copiar de alguém, ele vai copiar, seja de quem for ele vai arrumar um jeito, copia da internet sei la… o prejudicado será ele mesmo pois não vai aprender.
2 - Geralmente o orientador faz algumas perguntas “sacanas” para pegar o cara, o orientador quando é bom sabe se o cara está fazendo ou copiando. Pode até fingir que não sabe, mas no fundo sabe.
Galera o que vou falar agora não tenho certeza: (vou tentar confirmar depois posto aqui…)
Quando você desenvolve um trabalho para a faculdade e utiliza recursos dela, como orientação de professor, computadores da mesma, ela passa a ter direitos sobre esse trabalho, uma vez que é um trabalho acadêmico. Geralmente as faculdades não levam isso muito a fundo pois não querem ter “problemas” com o aluno, pelo contrário, ela o incentiva a fazer com que seu software entra no mercado afim de dar mais visão ao aluno e consequentemente a ela.
Valeu.