[quote=Longino]O problema maior disso é o fato de que não haverá mais correções e nem melhorias, e como o código é fechado não há nada que o desenvolvedor poderá fazer a respeito. É um beco sem saída.
O paradigma de desenvolvimento de games tem mudado bastante nos últimos tempos com jogos como Minecraft ou Terraria, onde há a intenção de continuar lançando conteúdo por um tempo razoável (i.e., vários anos). Ou seja, esses jogos são mais como plataformas em constante desenvolvimento do que simples “pacotes de bytes” assim como muitos outros.[/quote]
Também não é bem assim. A Microsoft irá continuar a manutenção sobre o XNA.
O XNA ainda é tido pela empresa como a plataforma para X-Box e WP7.
Além disso, vale lembrar que o XNA é um binding para o DirectX, e boa parte das correções aplicadas ao DX serão automaticamente aplicadas ao XNA.
Só não creio que haja um XNA 5. Ainda assim, o post que você colocou é especulativo. A empresa ainda não mostrou qual vai ser seu posicionamento exato.
Agora, quanto à sua última frase. Jogos massivos e em rede são um segmento da indústria. Não creio que irão mudar o paradigma de desenvolvimento, nem extinguir os jogos com começo, meio e fim, até porque há jogadores que simplesmente não gostam deles.
Sem falar que seu argumento não coloca o Java novamente na lista de opções. O fato de ser open source não exclui o fato de que não há suporte nenhum à jogos na linguagem, ou mesmo na comunidade. Muitas APIs, como a JInput, foram simplesmente abandonadas. Outras, como a JOGL, passaram de mão em mão e não tem um direcionamento claro. Não se acha APIs Java para o Direct X. O mercado de gamers em Java é restrito aos PCs. Você provavelmente teria que desenvolver boa parte da sua engine (como fez o Minecraft). Sem falar que, você já olhou para o código interno de uma engine gráfica? Ou de uma engine de física? Corrigir um bug lá é extremamente difícil, provavelmente daria mais trabalho do que redesenvolver o que você já fez do jogo em outro lugar, ou aprender a conviver com o erro.
Como eu falei, se quer segurança, opte por uma engine 3D de mais peso, como a Unity. Se quer algo open source, procure a Ogre3D e a Bullet Physics, ou APIs em C e C++ como a SDL, SFML e Box2D. Vai ser melhor lidar com a complexidade do C, do que com a falta de recursos do Java (que vai te forçar a usar JNI, e ter também a complexidade do C em seu programa).