Vejo que muitos acabam não fazendo o que é pedido quanto a um tópico resolvido.
Sempre aconselhamos que os autores do tópico, depois de resolvido, editem o tópico adicionando RESOLVIDO ao titulo, porém poucos tem esse costume.
Pensei então no seguinte:
Porque não dar a opção Resolvido? Sim [ ] Não [x] para o autor do tópico sempre que ele voltar a um tópico de sua autoria? Imagino que poderia até ser parametrizável qual o termo que seria adicionado ao titulo do tópico:
Ex:
RESOLVIDO - Título do tópico encerrado
SOLVED - Closed thread title
Imagino que isso agregaria valor não só para o GUJ como também ao produto que é o JFórum.
Vejo que muitos acabam não fazendo o que é pedido quanto a um tópico resolvido.
Sempre aconselhamos que os autores do tópico, depois de resolvido, editem o tópico adicionando RESOLVIDO ao titulo, porém poucos tem esse costume.
Pensei então no seguinte:
Porque não dar a opção Resolvido? Sim [ ] Não [x] para o autor do tópico sempre que ele voltar a um tópico de sua autoria? Imagino que poderia até ser parametrizável qual o termo que seria adicionado ao titulo do tópico:
Ex:
RESOLVIDO - Título do tópico encerrado
SOLVED - Closed thread title
Imagino que isso agregaria valor não só para o GUJ como também ao produto que é o JFórum.
Opinem por favor.
[]'s
Márcio
A ideia é interessante, mas o problema de adotá-la é que o JForum é um fórum (parece idiota, mas já chego no ponto), ou seja, aqui existem dúvidas, discussões e tudo o mais. Adotar isso significaria termos classificações de threads para liberar a opção apenas nas de dúvidas. Talvez um sistema de tags nos tópicos fosse mais interessante.
marciobarroso
Eu entendi o que você quis dizer.
Um tópico não precisa necessariamente ser uma dúvida ou um problema … =/
Talvez identificar na criação do tópico que ele é uma dúvida ou problema, e ai então, neste caso possibilito a resolução do mesmo.
Mas como eu disse, é uma sugestão … os desenvolvedores devem avaliar se isso agregaria valor ou não a solução como um todo.
Ataxexe
marciobarroso:
Eu entendi o que você quis dizer.
Um tópico não precisa necessariamente ser uma dúvida ou um problema … =/
Talvez identificar na criação do tópico que ele é uma dúvida ou problema, e ai então, neste caso possibilito a resolução do mesmo.
Mas como eu disse, é uma sugestão … os desenvolvedores devem avaliar se isso agregaria valor ou não a solução como um todo.
Exato, eu acho que ficaria mais genérico se houvesse um sistema de tags, assim você poderia buscar no fórum pelas tags JPA e RESOLVIDO, por exemplo.
Ah! O legal é que, como o JForum é OpenSource, podemos implementar as melhorias e tentar inserí-las no projeto.
A
andre_salvati
Ataxexe:
A ideia é interessante, mas o problema de adotá-la é que o JForum é um fórum (parece idiota, mas já chego no ponto), ou seja, aqui existem dúvidas, discussões e tudo o mais. Adotar isso significaria termos classificações de threads para liberar a opção apenas nas de dúvidas. Talvez um sistema de tags nos tópicos fosse mais interessante.
O JForum é um fórum, não uma ferramenta de Questions And Answers como o StackOverflow. Já viram o mecanismo de “resolvido” do SO??
As necessidades mudam com o tempo, o que antes parecia atender, hoje, pode ter se tornado um martelo para colocar um parafuso.
Ataxexe
andre_salvati:
Ataxexe:
O JForum é um fórum, não uma ferramenta de Questions And Answers como o StackOverflow. Já viram o mecanismo de “resolvido” do SO??
As necessidades mudam com o tempo, o que antes parecia atender, hoje, pode ter se tornado um martelo para colocar um parafuso.
Não entendi porque referiu-se ao meu post. Eu escrevi praticamente o que você escreveu.
Justamente pelo fato de o JForum ser um fórum eu acho que apenas um sistema de tags nos posts seria interessante (eu foi isso que eu coloquei acima).
R
rof20004
Essa tag de resolvido seria otima, vou explicar o porque acho isso:
Incentivaria as pessoas a usarem mais o sistema de busca. O que esta acontecendo é que muitas duvidas, alguns usuarios ate usam o sistema de busca antes, porem, o resultado das buscas traz varios topicos, e a maioria nao traz nada identificando como resolvido, dai o usuario vai abrindo 1 por 1, pra verificar, e meio que apressado nao os le direito. Dai ele cansa rapido e acaba abrindo 1 topico dele mesmo.
Com a TAG resolvido, o cara ja iria abrir o topico com essa tag, e ele ja iria com calma analisar o topico, e talvez encontrar a solucao, diminuindo a quantidade de topicos que abordam o mesmo assunto de serem criados. Diminuiria o excesso de uso da base do forum =D.
Abraços.
A
andre_salvati
Ataxexe:
andre_salvati:
Ataxexe:
Não entendi porque referiu-se ao meu post. Eu escrevi praticamente o que você escreveu.
Justamente pelo fato de o JForum ser um fórum eu acho que apenas um sistema de tags nos posts seria interessante (eu foi isso que eu coloquei acima).
Vc acha q dá pra remendar o JForum, eu acho que não tem mais jeito, ou seja, o JForum está muito longe de ser uma ferrmenta de Q&A. Tão longe q não valeria a pena fazer os remendos.
Ataxexe
andre_salvati:
Ataxexe:
andre_salvati:
Ataxexe:
Vc acha q dá pra remendar o JForum, eu acho que não tem mais jeito, ou seja, o JForum está muito longe de ser uma ferrmenta de Q&A. Tão longe q não valeria a pena fazer os remendos.
Se um sistema de tags é uma ferramenta de Q&A, o Youtube, o Flickr, o Firefox e tudo o mais são ferramentas de Q&A…
A
andre_salvati
Ataxexe:
Talvez um sistema de tags nos tópicos fosse mais interessante.
Se um sistema de tags é uma ferramenta de Q&A, o Youtube, o Flickr, o Firefox e tudo o mais são ferramentas de Q&A…
A premissa correta é: uma ferramenta de Q&A é muito mais do que apenas um sistema de tags. Acho q vc nunca foi usuário do SO…
marciobarroso
Pessoal,
Acho que a discussão sobre o que é ou não um sistema de Q&A ou o uso de tags não vem ao caso.
Obrigado pelas opiniões.
A
andre_salvati
marciobarroso:
Pessoal,
Acho que a discussão sobre o que é ou não um sistema de Q&A ou o uso de tags não vem ao caso.
Não vem?? Não estamos discutindo soluções e conceitos??
Ataxexe
marciobarroso:
Pessoal,
Obrigado pelas opiniões.
Bom, o sistema de Q&A foi uma maneira de te explicar o porquê da sua sugestão não ser viável para um fórum, por isso eu dei uma sugestão em cima da sua sugestão: generalizar a ideia do RESOLVIDO em um sistema de classisficação por tags para, inclusive, facilitar buscas (igual é feito no Youtube, Flickr, Gizmodo e outros milhares por aí).