Sugestão para o JFórum

Colegas,

Vejo que muitos acabam não fazendo o que é pedido quanto a um tópico resolvido.

Sempre aconselhamos que os autores do tópico, depois de resolvido, editem o tópico adicionando RESOLVIDO ao titulo, porém poucos tem esse costume.

Pensei então no seguinte:

Porque não dar a opção Resolvido? Sim [ ] Não [x] para o autor do tópico sempre que ele voltar a um tópico de sua autoria? Imagino que poderia até ser parametrizável qual o termo que seria adicionado ao titulo do tópico:

Ex:

RESOLVIDO - Título do tópico encerrado
SOLVED - Closed thread title

Imagino que isso agregaria valor não só para o GUJ como também ao produto que é o JFórum.

Opinem por favor.

[]'s
Márcio

[quote=marciobarroso]Colegas,

Vejo que muitos acabam não fazendo o que é pedido quanto a um tópico resolvido.

Sempre aconselhamos que os autores do tópico, depois de resolvido, editem o tópico adicionando RESOLVIDO ao titulo, porém poucos tem esse costume.

Pensei então no seguinte:

Porque não dar a opção Resolvido? Sim [ ] Não [x] para o autor do tópico sempre que ele voltar a um tópico de sua autoria? Imagino que poderia até ser parametrizável qual o termo que seria adicionado ao titulo do tópico:

Ex:

RESOLVIDO - Título do tópico encerrado
SOLVED - Closed thread title

Imagino que isso agregaria valor não só para o GUJ como também ao produto que é o JFórum.

Opinem por favor.

[]'s
Márcio[/quote]

A ideia é interessante, mas o problema de adotá-la é que o JForum é um fórum (parece idiota, mas já chego no ponto), ou seja, aqui existem dúvidas, discussões e tudo o mais. Adotar isso significaria termos classificações de threads para liberar a opção apenas nas de dúvidas. Talvez um sistema de tags nos tópicos fosse mais interessante.

Eu entendi o que você quis dizer.

Um tópico não precisa necessariamente ser uma dúvida ou um problema … =/

Talvez identificar na criação do tópico que ele é uma dúvida ou problema, e ai então, neste caso possibilito a resolução do mesmo.

Mas como eu disse, é uma sugestão … os desenvolvedores devem avaliar se isso agregaria valor ou não a solução como um todo.

[quote=marciobarroso]Eu entendi o que você quis dizer.

Um tópico não precisa necessariamente ser uma dúvida ou um problema … =/

Talvez identificar na criação do tópico que ele é uma dúvida ou problema, e ai então, neste caso possibilito a resolução do mesmo.

Mas como eu disse, é uma sugestão … os desenvolvedores devem avaliar se isso agregaria valor ou não a solução como um todo.[/quote]

Exato, eu acho que ficaria mais genérico se houvesse um sistema de tags, assim você poderia buscar no fórum pelas tags JPA e RESOLVIDO, por exemplo.

Ah! O legal é que, como o JForum é OpenSource, podemos implementar as melhorias e tentar inserí-las no projeto.

[quote=Ataxexe]
A ideia é interessante, mas o problema de adotá-la é que o JForum é um fórum (parece idiota, mas já chego no ponto), ou seja, aqui existem dúvidas, discussões e tudo o mais. Adotar isso significaria termos classificações de threads para liberar a opção apenas nas de dúvidas. Talvez um sistema de tags nos tópicos fosse mais interessante.[/quote]

O JForum é um fórum, não uma ferramenta de Questions And Answers como o StackOverflow. Já viram o mecanismo de “resolvido” do SO?? :wink:

As necessidades mudam com o tempo, o que antes parecia atender, hoje, pode ter se tornado um martelo para colocar um parafuso.

[quote=andre_salvati][quote=Ataxexe]
A ideia é interessante, mas o problema de adotá-la é que o JForum é um fórum (parece idiota, mas já chego no ponto), ou seja, aqui existem dúvidas, discussões e tudo o mais. Adotar isso significaria termos classificações de threads para liberar a opção apenas nas de dúvidas. Talvez um sistema de tags nos tópicos fosse mais interessante.[/quote]

O JForum é um fórum, não uma ferramenta de Questions And Answers como o StackOverflow. Já viram o mecanismo de “resolvido” do SO?? :wink:

As necessidades mudam com o tempo, o que antes parecia atender, hoje, pode ter se tornado um martelo para colocar um parafuso.

[/quote]

Não entendi porque referiu-se ao meu post. Eu escrevi praticamente o que você escreveu.

Justamente pelo fato de o JForum ser um fórum eu acho que apenas um sistema de tags nos posts seria interessante (eu foi isso que eu coloquei acima).

Essa tag de resolvido seria otima, vou explicar o porque acho isso:

  1. Incentivaria as pessoas a usarem mais o sistema de busca. O que esta acontecendo é que muitas duvidas, alguns usuarios ate usam o sistema de busca antes, porem, o resultado das buscas traz varios topicos, e a maioria nao traz nada identificando como resolvido, dai o usuario vai abrindo 1 por 1, pra verificar, e meio que apressado nao os le direito. Dai ele cansa rapido e acaba abrindo 1 topico dele mesmo.

  2. Com a TAG resolvido, o cara ja iria abrir o topico com essa tag, e ele ja iria com calma analisar o topico, e talvez encontrar a solucao, diminuindo a quantidade de topicos que abordam o mesmo assunto de serem criados. Diminuiria o excesso de uso da base do forum =D.

Abraços.

[quote=Ataxexe][quote=andre_salvati][quote=Ataxexe]
A ideia é interessante, mas o problema de adotá-la é que o JForum é um fórum (parece idiota, mas já chego no ponto), ou seja, aqui existem dúvidas, discussões e tudo o mais. Adotar isso significaria termos classificações de threads para liberar a opção apenas nas de dúvidas. Talvez um sistema de tags nos tópicos fosse mais interessante.[/quote]

O JForum é um fórum, não uma ferramenta de Questions And Answers como o StackOverflow. Já viram o mecanismo de “resolvido” do SO?? :wink:

As necessidades mudam com o tempo, o que antes parecia atender, hoje, pode ter se tornado um martelo para colocar um parafuso.

[/quote]

Não entendi porque referiu-se ao meu post. Eu escrevi praticamente o que você escreveu.

Justamente pelo fato de o JForum ser um fórum eu acho que apenas um sistema de tags nos posts seria interessante (eu foi isso que eu coloquei acima).[/quote]

Vc acha q dá pra remendar o JForum, eu acho que não tem mais jeito, ou seja, o JForum está muito longe de ser uma ferrmenta de Q&A. Tão longe q não valeria a pena fazer os remendos.

[quote=andre_salvati][quote=Ataxexe][quote=andre_salvati][quote=Ataxexe]
A ideia é interessante, mas o problema de adotá-la é que o JForum é um fórum (parece idiota, mas já chego no ponto), ou seja, aqui existem dúvidas, discussões e tudo o mais. Adotar isso significaria termos classificações de threads para liberar a opção apenas nas de dúvidas. Talvez um sistema de tags nos tópicos fosse mais interessante.[/quote]

O JForum é um fórum, não uma ferramenta de Questions And Answers como o StackOverflow. Já viram o mecanismo de “resolvido” do SO?? :wink:

As necessidades mudam com o tempo, o que antes parecia atender, hoje, pode ter se tornado um martelo para colocar um parafuso.

[/quote]

Não entendi porque referiu-se ao meu post. Eu escrevi praticamente o que você escreveu.

Justamente pelo fato de o JForum ser um fórum eu acho que apenas um sistema de tags nos posts seria interessante (eu foi isso que eu coloquei acima).[/quote]

Vc acha q dá pra remendar o JForum, eu acho que não tem mais jeito, ou seja, o JForum está muito longe de ser uma ferrmenta de Q&A. Tão longe q não valeria a pena fazer os remendos.

[/quote]

Se um sistema de tags é uma ferramenta de Q&A, o Youtube, o Flickr, o Firefox e tudo o mais são ferramentas de Q&A…

[quote=Ataxexe]Talvez um sistema de tags nos tópicos fosse mais interessante.

Se um sistema de tags é uma ferramenta de Q&A, o Youtube, o Flickr, o Firefox e tudo o mais são ferramentas de Q&A…

[/quote]

A premissa correta é: uma ferramenta de Q&A é muito mais do que apenas um sistema de tags. Acho q vc nunca foi usuário do SO… :wink:

Pessoal,

Acho que a discussão sobre o que é ou não um sistema de Q&A ou o uso de tags não vem ao caso.

Obrigado pelas opiniões.

[quote=marciobarroso]Pessoal,

Acho que a discussão sobre o que é ou não um sistema de Q&A ou o uso de tags não vem ao caso.

[/quote]

Não vem?? Não estamos discutindo soluções e conceitos??

[quote=marciobarroso]Pessoal,

Acho que a discussão sobre o que é ou não um sistema de Q&A ou o uso de tags não vem ao caso.

Obrigado pelas opiniões.[/quote]

Bom, o sistema de Q&A foi uma maneira de te explicar o porquê da sua sugestão não ser viável para um fórum, por isso eu dei uma sugestão em cima da sua sugestão: generalizar a ideia do RESOLVIDO em um sistema de classisficação por tags para, inclusive, facilitar buscas (igual é feito no Youtube, Flickr, Gizmodo e outros milhares por aí).