Sugestões de livro de padrões

falae Galera!

Estou procurando um livro que fala sobre padrões de projeto. Qual vcs aconselham?

Encontrei esse no submarino:
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=251853&ST=SE

valew!

tem que ser com java???
tem o classico do GOF, mas os exemplos não são em java.
tmb tem o j2ee deign patterns, da uma olhada nesses.

[]'s

Eu trabalho somente com java. Precisa ser um livro q trata somente códigos em Java? Acho q não, não é?

Vou procurar por esse q vc falou, GOF. Esse livro é conhecido como “A gangue dos quatro”, não é? Lembro dele. No livro dos irmãos Deitel, eles comentam sobre ele.

Valew!

Esse é muito bom, com muitos exemplos em Java e muito bem explicado:
Design Pattern Java Workbook, de Steve John Metsker (Addison-Wesley, 2002)

O livro do GOF é muito bom, mesmo nao tendo exemplos em Java um programador Java entende tudo tranquilamente. Outro ponto forte deste livro a meu ver sao os capitulos iniciais que dao uma aula de OO.

]['s

Muito bom:
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=158382&ST=SE

Olá,

Tenho o ‘Padrões de Projeto em Java’ e o ’ Utilizando UML e Padrões’ e gosto muito dos dois, tendo o primeiro mais como referência e se fosse para estudar só padrões ficaria com ele :wink: .

Fui!

O livro do GOF(Padrões de projeto - soluções reutilizáveis) exemplos em smalltalk e c++, realmente é a referencia, mas tenho lido muito sobre padrões para meu TCC e recomento altamente o livro do Alan Shalloway(Explicando padrões de projeto - uma nova perspctiva em projeto orientado a objetos) exemplos em java e c++, muito ditatico e narratirro, não é tão estruturado quanto o do GOF, tem também o (Utilizando UML e padrões) do Graig Larman, outra referencia e muito completo, esboça toda a criação de projetos desde PU, UML, a Padrões e OO. Outro muito excelente é do Martin Fowler (Refactoring: improving the design of existing code), e se quise saber a natureza dos patterns leia o livro do Alexander (A pattern language: towns, buildings/construction)

Para quem quer padrões de projeto em si para java, tem o CORE PATTERNS já mencionado anteriormente.

Vale frisar que os padrões oferecidos pelo GOF (Padrões de Projeto) não são os padrões java(Design Patterns), há uma diferença ai, pois os patterns java já são uma adaptação de alguns padrões do GOF para a tecnologia Java.

Abraços,

Já saiu também o livro de padrões da série Head First, o capítulo 3 está disponível para leitura e me pareceu muito bom: :smiley:
Head First Design Patterns
Chapter 3: The Decorator Pattern (PDF)