Onde eu trabalho há um esquema de roteiros para resolução de problemas, instalação de aplicações etc. Surgiu a idéia de migrarmos isso para um wiki ou um sistema de base de conhecimento. Gostaria de sugestões.
Seria interessante se a ferramenta permitisse exportar o artigo para outros formatos como PDF ou ODT, e que utilizasse preferencialmente o sistema de arquivos para guardar a wiki em vez de um banco de dados, e que permitisse só enxergar a wiki depois de logar, e que permitisse edição visual, e se der que sirva café também :lol:
Aqui no trabalho usamos Confluence, que tem basicamente tudo que você pede mais uma cacetada de plugins para fazer um monte de coisa interessante. Se sua empresa quiser investir num wiki corporativo (é pago), eu aconselho esse engine.
Se vc. abrir para outras tecnologias, um dos que acho mais simples de instalar e operar é o DokuWiki (http://wiki.splitbrain.org/wiki:dokuwiki), escrito em PHP mas que pode rodar em cima do quercus
Depois de bater um pouco a cabeça estou entre o MoinMoin, o Xwiki, o TWiki e o MediaWiki, se alguém usa algum desses e tiver mais algum comentário eu agradeço…
cara usa o twiki mesmo. ele é muito bom. se você tiver dificuldades para instalar e configurar, baixa o vmware e importa a versao stable basica do debian com twiki configurado e inicia o servico de uma maquina logica.
Eu me irritei um bocado com esse Twiki e hoje desisti dele. O site é bonito mas confuso. Três quilos de texto pra dizer como se instala. Futucando você acha instaladores standalone pra Windows onde o Apache não aparece no tray monitor, o manual dá operação ilegal no Adobe Reader, e mesmo quando você consegue levantar o apache, o link da wiki não funciona.
A única coisa que me chamou a atenção nele é que é bonitinho, fora isso só decepção. A wiki de produção ficaria num SUSE, não achei pacote do Yast, e não acho legal instalar manualmente e correr o risco de ferrar o servidor.
Agora estou entre o Xwiki e o MoinMoin, o MediaWiki é mais um “ah, dane-se”…
renato3110, se outras pessoas vão usar o Wiki, então WYSIWYG é fundamental, tente os mais simples como JSPWiki, o XWiki as vezes tem muita coisa q vc não precisa, como histórico de alterações das páginas.
Vou dar minha experiencia. O pessoal onde eu trabalho gastou horas e mais horas para tentar colocar tudo quanto eh wiki open source, e cada um trazia um problema/limitacao diferente. No final acabamos optando pelo Confluence mesmo sendo pago. Se comparar o preco da licenca dele com o quanto ja tinhamos gasto com horas apanhando de outros wikis, a licenca saiu muito barato.
Meu conselho eh: baixa o trial do confluence. Se ele antender sua necessidade, considere comprar uma licenca. Pode sair mais barato do que gastar horas e mais horas em cima de outros engines.
[Off-Topic]
Uma dúvida (com o perdão da ignorância…)
Se eu instalar uma wiki (ou CMS, ou etc.) no Windows, para desenvolvimento standalone, poderei depois exportar o mesmo para um site de produção? Mesmo que o host seja Linux?
[quote=pinto][Off-Topic]
Uma dúvida (com o perdão da ignorância…)
Se eu instalar uma wiki (ou CMS, ou etc.) no Windows, para desenvolvimento standalone, poderei depois exportar o mesmo para um site de produção? Mesmo que o host seja Linux?
[/quote]
Provavelmente sim, apenas verifique se as tecnologias envolvidas estão disponíveis para as duas plataformas, como por exemplo MySQL, Java, PHP,PostgreSQL.
uma coisa chata do twiki é a configuração. isto eu concordo, inclusive quanto você já dispõe de outra configurações quanto a outros serviços que dependendo da forma como esteja feito você poderá gerar sequelas, mas como citei acima você pode obtê-lo pronto. depois é só estruturar, usar e motivar as pessoas como elas podem se beneficiar do wiki quanto as informações de projeto, equipe, metodologias, entre outros.
quanto a citação:
[quote=s4nchez]problema/limitacao diferente[/quote] acontecem e concordo contigo quanto ao custo/tempo gasto tentando configurar e estabelecer funcionalidades para que todos usem. o [url=http://www.slideshare.net/mcannonbrookes/organisational-wiki-adoption?src=related_normal&rel=210331]ponto de vista abordado pela atlassian/url é bem interessante. um comparativo do twiki, ele dispõe de plugin que estebelece quase todas(digo isto pois não vi todas) as funcionalidades do confluence.
é importante verificar quanto custa a hora de cada pessoa envolvida no tempo para fazer este tipo de configuração, ou consultoria para implantar, ou a licensa deste confluence que é limitada para uma equipe de 25 pessoas por u$ 1.200,00. é bom avaliar ferramentas para as suas necessidades com menor custo e benefício.
essa foi quando eu disse “simplicidade” :)[/quote]
Tá bom, já que você usa e está satisfeito vou tentar dar uma olhada. Mesmo sem wysiwyg de repente ainda vale a pena se não der dor de cabeça…valeu Marcelo…
Aqui estão implamtando uma base de conhecimento para um cliente, desenvolvido em MediaWiki. A principio parece ser fácil de usar, é desenvolvido em PHP e o cara que ta fazendo nem é programador.
O único probelma que o cara teve foi entre os navegadores.
Firefox e IE 6 funcionou legal, mas IE 7 perde a formatação da página.