Sugestões sobre o curso de Engenharia da Computação

Beleza,

Desde de 2012 tenho tentado conseguir uma vaga de trabalho como programador Java, porém as tentativas foram frustrantes, esse semana fiz uma prova de lógica de programação para um processo seletivo para uma vaga em São Paulo, e o resultado foi desanimador, então resolvi mudar meu foco, pretendo agora me dedicar em conseguir vagas de trabalho como desenvolvedor de sistemas embarcados, e com isso escolhi o curso de Engenharia da Computação para ser feita em São Paulo.

Para conseguir oportunidades no mercado de trabalho penso em estudar bastante inglês e linguagem C, com o objetivo do meu currículo se tornar mais atraente penso em criar projetos em Linguagem C e coloca-los no GitHub, seriam modelos de projetos tipo construção de jogos.

Gostaria de saber o que vocês acham? Esse seria um bom começo em fazer projetos em jogos feitos em Linguagem C para coloca-los no GitHub?

Acredito que o curso de Engenharia da Computação prepara o candidato para trabalhar com sistemas de baixo nível, se eu estiver errado gostaria que me corrijam.

Só em colocar os códigos no repositório remoto já é uma boa porque os outros vão ver e ser tiver ruim podem opinar (isso cria network) e também tu vai poder acompanhar tua evolução. Tem também a questão de que hoje, empresas contratam pelo repositório remoto, acho que pelo fato de que no currículo tu pode mentir, e vendo teu repositório, o possível contratante vai poder ter uma noção do teu nível.
Outra coisa é estudar de verdade.

1 curtida

Qual a razão de terem sido frustrantes?

Por quê desanimador? Você foi muito bem e te ofereceram uma oportunidade ruim? Você não teve o rendimento esperado?[quote=“wladyband, post:1, topic:345669”]
pretendo agora me dedicar em conseguir vagas de trabalho como desenvolvedor de sistemas embarcados
[/quote]

Acha que vai mudar algo por deixar o java e tentar sistemas embarcados? O mercado aí em SP é mais abrangente nesta área? Você se sente mais confortável com estas linguagens?

O teu foco é engenharia da computação ou desenvolvimento de jogos?[quote=“wladyband, post:1, topic:345669”]
Acredito que o curso de Engenharia da Computação prepara o candidato para trabalhar com sistemas de baixo nível, se eu estiver errado gostaria que me corrijam.
[/quote]

Sim e não. Ele te dá aptidões para trabalhar com N situações que podem se encaixar nas atividades de um engenheiro da computação, não necessariamente um desenvolvedor de sistemas em linguagens de baixo nível, como assembly ou C.

Mas, para conseguir te dar respostas mais claras, preciso que responda as questões que levantei acima.

1 curtida

Eu não vou gostar de responder essa pergunta, mas vou ter que responder.

Ao fazer a prova de lógica de programação foi com resultado baixo, não me refiro as questões de Java, as foram questões de lógica mesmo, tipo questões que faz você pensar e somente pode ser respondidas com respostas especificas, como exemplo abaixo;

Uma planta cresce na superfície de um lago e a cada dia ela dobra a área que ocupa. Em um lago X, quando colocamos uma pequena amostra desta planta ela demora 100 dias para cobrir toda a superfície do lago. Qual a porcentagem do lago que está coberta pela planta no 99º dia?

Então preciso melhorar muito, eu sei toda a estrutura de criação de um projeto em Spring MVC, mas na prova foi negativo, eu não sei se foi nervosismo, se foi a ansiedade que me prejudicou, eu solicito que não me faça criticas, porque eu já recebi muito de muita gente, estou um pouco desanimado, mas vai passar.

Vai muda um pouco, vou parte do principio de que estou enjoado de Java, desde de 2012 que estou estudando Java, faz participei de projetos Freelance e ter esse resultado dessa prova foi demais pra mim.

Eu não sei se o mercado é mais abrangente, se você tiver a resposta eu vou agradecer bastante, eu já pesquisei e me parece um mercado promissor, mas se tiver opinião diferente pode expor aqui, e vou agradecer.

Sim, eu me sinto.

Esse não é meu foco, eu escolhi desenvolver sistemas em Jogos em Linguagem C para o meu futuro contratante ter uma ideia do que conheço em desenvolvimento em Linguagem C.

Desenvolver jogos é difícil em qualquer linguagem, envolve muitos cálculos. Não sei por que da escolha em jogos, mas se quer um portifólio em C, eu recomendaria algo mais simples.

Um amigo meu na faculdade, construiu um sistema com interface grafica, com um botao tipo Iniciar do windows e ia aparecendo as opcoes. Tinha ate o ponteiro do mouse, tudo em C. Era só pra construir aqueles sisteminhas em console, com menu e opcoes, mas ele fez tudo isso. Talvez é uma boa pra começar.

O objetivo não é te deixar desconfortável, apenas entender o que aconteceu.
Lógica de programação (e lógica em geral) é a base para estudar, aprender e desenvolver em qualquer linguagem.
Mesmo que as pessoas não percebam, quando criam uma tela, utilizam lógica. Então, partindo disso, o ideal seria você trabalhar essa questão antes de se dispor a uma nova linguagem.
Porém, o que pode estar ocorrendo é que você seja realmente bom em lógica, mas ruim com provas. Trabalhei com um sujeito que reprovou 8 vezes na prova prática do detran. Ele sabia dirigir, não sabia lidar com o nervosismo da prova.
Eu sou totalmente contra o modelo de avaliação por provas. Você acaba avaliando a capacidade do candidato de chutar ou de memorizar e não sua capacidade de lidar com os problemas. Participei de algumas seleções bem bacanas, onde tudo se avaliava, mas sem prova. Basicamente, os testes eram feito sobre uma documentação e, a partir dela, criar-se um sistema (em geral, simples).
Com isso, avaliavam a lógica, o conhecimento sobre o desenvolvimento e boas práticas.
Não conheço o mercado de SP. Aqui em Curitiba é bem fraco para embarcados.

1 curtida

@Luis_Augusto_Santos teria como citar essas situações de área de atuação de um engenheiro de computação? por favor!

Matéria sobre
http://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/engenharia-computacao/)
e texto
http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/catalogo-de-cursos-da-utfpr/curitiba/engenharia-de-computacao#Atividades que podem ser
a respeito das atividades que podem ser exercidas pelo engenheiro da computação, no portal da UTFPR

Os links quebraram, por isso deixei isolados

1 curtida

Desenvolver jogos, ao meu ver, não te trará uma visibilidade tão grande assim.
Existem conceitos e conhecimentos que um desenvolvedor de jogos deve assimilar que são super complexos, como o @igor_ks comentou.
Mas, há questões mais específicas, como padrões de projetos, aplicação de conceitos e outros, que podem e devem ser mais voltados à area que você pretende atuar.

1 curtida

Talvez a área de programação não seja o meu caminho, porque foram tentativas enormes de trabalhar na área de desenvolvimento, eu só queria estudar alguma antes de entrar no curso superior de Engenharia da Computação, coisa que pudesse me proporcionar uma boa colocação no mercado de trabalho, atualmente trabalho como analista de suporte técnico e não queria fazer uma segunda graduação e continuar trabalhando como analista de suporte técnico.

Estou com 36 anos de idade, hoje trabalho numa empresa que o conhecimento que tenho adquirido somente serve para a empresa que estou trabalhando, ela não serve em outra empresa, é um conhecimento muito especifico, isso é muito ruim.

Aqui a gente tem alguns pontos a observar:

• O mercado de trabalho, atualmente, está complecado, recessão, economia encolhida, escândalos, desemprego em alta, salários em baixa, etc.
  • Querendo ou não, o mercado é, sim, preconceituoso. Ainda mais com relação à mudanças de área. Mesmo as menos bruscas, como TI para SI causam estranheza. Recrutadores e empresas, no geral, não lidam bem com isso. O agravante, aqui, é a tua idade: “como alguém com a tua idade e tempo de experiência quer mudar de área”?
  • A questão [quote=“wladyband, post:11, topic:345669”]
    proporcionar uma boa colocação no mercado de trabalho
    [/quote]
    é outro problema gigante: dificilmente alguma empresa ofertará um salário tão atrativo quanto você imagina que deveria receber. O caminho seria ter uma formação impecável, cheia de especializações, certificações e etceteras da vida.
1 curtida

desculpe, eu não concordo, porque com a formação de tecnologia em analise de sistemas não é possível eu realizar um mestrado na federal porque as universidades federais não costumam aceitar currículos de tecnólogo, mas quando você tem um curso de Bacharel as coisas são diferentes.

O motivo de fazer o curso de Engenharia da Computação é uma necessidade de continuar evoluindo.

Nossa… eu que ainda irei me formar em julho, e vejo o sofrimento que é, de todos nos que atuamos em varias áreas de TI, a dificuldade em conseguir um emprego que seja a altura e que principalmente remunere bem.
com isso penso realmente se ira valer a pena tanto esforço.

Quando eu fiz minha graduação, tive um professor que acabara de se tornar mestre em inteligência artificial pela UFPR. Lembro do que ele disse à minha turma

É fato que conhecimento agrega, mas, ter diplomas e certificados não garante que o retorno financeiro será imediato ou virá em curto prazo.
É óbvio que retorno financeiro é bem diferente de satisfação pessoal. Se o ponto for este, você está mais do que certo.
Caso não seja, não seria ideal tentar algo mais tranquilo que uma nova graduação (diga-se de passagem, deveras complexa)? Algo como certificações?

Enfim, você abriu espaço para comentários pessoais e é o que estou fazendo. Discordar é um direito teu.

Olha sobre a graduação de Engenharia da Computação, tenho 2 colegas que se formaram nesse curso… um trabalha como consultor SAP e o outro é desenvolvedor .Net.
Tipo atuar como engenheiro mesmo, somente se for pra fora do país ou ir ou tentar a sorte com robótica… tem também área acadêmica … mas ai depende mais do que o cidadão quer…
Sobre o curso de Análise de Sistemas, tipo se o cara quer uma especialização mais em programar… esse curso é o certo… eu fiz ele… não me arrependo… aprendi bastante coisa e outra, o cara independente de graduação tem que ser autodidata… certificações… etc.
Sobre mestrado… doutorado isso somente em instituições não particulares…
Algumas faculdades particulares estão contratando pra dar aula… professores com MBA… especializações… sai mais barato…o salário deles…

O mercado é realmente bem mais restrito.

Depende do foco que a instituição definiu para o curso. Eu me formei em análise de sistemas, com foco em análise e engenharia de software. Desenvolvo porque eu detesto análise.

A maioria das instituições contrata com esse perfil. Conheço vários professores que se desiludiram com o mundo do desenvolvimento e partiram para a carreira acadêmica. Assim que eu fizer minha pós, pode ter certeza que este é o meu caminho.