Sun Certified Java Associate (SCJA)

O único cara que eu conheço aqui no fórum que tem o SCJA é o Guerr@. Talvez ele possa dar alguma dica.

Alooooooooooo guerra… da um bizu aí hahahahahahahhahahahaha

valeu aí pelas informações galera!!!

Cai muito UML mesmo?

Valeu pela dica JOMI… se mais alguém quiser ajudar, ph e eu agradecemos!!!

ninguém mais com a experiência?

Qual o conteúdo dessa prova?

Dizer que é um OverView da plataforma inteira, cai pouco código e muito conceito, exemplo: SOA, EJB, J2ME e até UML.

SCJA é mais voltada à profissionais de nível gerencial, que precisam demonstrar um conhecimento genérico de programação OO e das possibilidades que o Java traz.

Claro que a certificação é válida, mas se o seu caso é desenvolvimento, também sugiro a SCJP como primeiro passo.

Bom galerinha, fiz essa prova na versão Beta, quando era de graça.

Sinceramente, qualquer um que conheça um pouco de java, lógica, tenha uma experiêncai pelo mundo JEE mínima e conheça UML vai bem.

Tranquilinha, não estudei absolutamente nada para a mesma.

Noix :slight_smile:

Compra o voucher na promoção do retake e faz sem estudar :lol:

Kenobi,

O que você classifica como conhecimento minímo? ehhehehe,

valeu.

Peraê? Eu que sou burro ou estão falando de DUAS JA’a aqui? Qual é a q estão comentando? Associados ou Arquiteto?

galera, no site da Prometric consta que o valor do exame SCJA é de 100 dolares, liguei no 0800 da SUN no Brasil… o valor do voucher é o mesmo preço do SCJP: 330 reais…

foda…

É isso mesmo… é um overview da plataforma inteira…
Não é uma prova fácil para quem não tem idéia do que é um RMI, um SOA, um WSDL, JAX-WS, um CDC e CLDC, JNDI, e por aí continua a sopa de letrinhas…

Dizem que a prova é fácil porque não exige conhecimentos profundos destas áreas, mas em contra partida, ela exige o conhecimento de muitas áreas.

Já tinha a SCJP 5.0, mas na semana passada consegui um voucher de desconto e acabei fazendo a SCJA que me custou $40,00 (barbada pelo preço original).

Dica para quem quer tirar esta certificação são os mocks: http://www.scja.com e http://www.scja.de
Faça os Mocks, veja a área que tu está apanhando e corra atrás de material no google… :slight_smile:

Abraços

Entao galera…eu fiz essa prova porque era gratis no comeco…se tivesse que pagar nao teria feito e ido direto para Programmer.
Quanto ao conteudo, cai tudo mas somente os principios, coisa basica…quando eu fiz a prova lembro que caiu sobre SOA, J2ME, arquitetura e etc…
No site diz que essa prova é bom para um gerente de projetos para mostrar pro cliente que ele conhece alguma coisa sobre a tecnologia Java caso uma empresa for adotar a tecnologia. Para um tecnico (analista, programador) se tivesse que pagar iria direto nas SCJP e etc…

valeu

UML que eu me lembre nao caiu tanto assim…mas cai…so que é basico… cai um pouco de tudo sobre a tecnologia…tinha questoes em J2ME que eu nao sabia… Webservices, SOA… mas nada q vc tem q ficar pensando e fazendo logica… sao alternativas “imediatas”… ou vc sabe ou nao…sem calculo, sem analise do codigo… agora, nao sei se mudou a prova, quando eu fiz foi gratis para eles avaliarem a certificacao… quem sabe eles viram q todo mundo tava tirando e resolveram apertar mais na prova…rs