Já havia lido sobre ele na internet, mas acabo de ler este artigo no Terra sobre o lançamento do Sun Java Desktop, que, nas palavras da reportagem, “ecoa uma postura presente durante todos os quase 20 anos de história da Sun: o desejo de se tornar uma alternativa à Microsoft no mundo dos computadores pessoais desktop.”.
Enfim, peço a opinião dos amigos do GUJ…
A Sun está desperdiçando tempo e inteligência numa área em que, além do Windows, existem opções open source disponíveis e consagradas? Ou o Java Desktop é uma opção interessante?
Ah, em tempo: a Sun diz que terá um custo de US$ 100 ao ano, por licença.
E eis o Mad Hatter:
Onde se consegue os CDS… Custo $ etc… mais informações+informações+informações+informações? :lol:
a interface é simplesmente o gnome 2.2 com um thema instalado
A sun vem apoiando o Gnome já há algum tempo:
http://wwws.sun.com/software/star/gnome/faq/generalfaq.html
O melhor é o item25:
"25. Q. How does GNOME compare to Microsoft Windows?
A. GNOME is an open, free, and productive desktop environment that sparks innovation and excitement among users and developers worldwide. Microsoft Windows is not. Therefore, all GNOME users can reap the benefits of a powerful desktop without the high costs. "
Eu não gostei muito da colocação do nome “Java”. Eu mesmo pensei no começo que seria algo bem integrado da tecnologia java com o Linux, achava que o java-gnome ia ser PELO MENOS uma das 2 boas alternativas que a gente já tem no Linux (KDE e Gnome), além de um ambiente voltado ao desenvolvedor.
Acho que confunde e mais um pouco, já existem opções melhores que o chapeleiro e a Sun mesmo sabe disso pois apoia a Red Hat e a Suse.
Tb não gostei do nome Java no produto…
Se fracassar,irá depor contra…Usuário põe defeito em td!
Já pensou?Pow,java?Aquele sistema problemático… :shock:
Os desavisados irão associar a linguagem ao sistema…
Acho q ela(apesar de ser a criadora e quem libera as JDK´s)
Não deveria utilizar(FINANCEIRAMENTE) algo q segundo ela é livre,grátis e MULTIPLATAFORMA…ela tá pegando a liberdade do java
e encapsulando num SO!Deveria ser free e opensource!
Espero q seja um sucesso… :roll:
Pior ainda, Ironlynx (cacete, qual o seu nome? eu odeio ficar chamandoas pessoas por nicks :D)… o que a Sun fez foi meramente re-empacotar um Linux com Gnome 2.2 e chamar de “Mad Hatter”, e fazer um monte de publicidade em cima… o que eh, definitivamente, triste
Na falta do que fazer a essa hora da madrugada, vou contrariar um pouco:
O nome Java é justificado em parte pelos “mecanismos de segurança Java”:
"# Leverages Java sandbox security infrastructure that prevents viruses from infecting the system environment
User authentication through the Java Card technology ensures that users get access to only their data and applications"
Realmente soa um pouco estranho ver o nome Java em algo que mais parece um sistema operacional adaptado, mas a marca é dela e ela faz o que quiser. Se ela pode chamar de “JavaCard” um chipzinho que roda uma versão tosquíssima de algo que resolveram chamar também de Java, por que não chamar de Java Desktop um desktop que aproveita algumas das características da linguagem?
E utilizar Java financeiramente é algo que sempre foi mal aproveitado pela Sun, comparativamente com os “concorrentes”. IBM e Oracle às vezes parecem ganhar mais dinheiro com Java do que a própria Sun. E ninguém reclama de por exemplo a Oracle sair dizendo por aí que o banco de dados dela roda Java, apesar de intrinsicamente bancos de dados não terem nada a ver com Java. Sei lá, acho que a Sun é meio perseguida pela comunidade… Da mesma forma que o SunONE ter suas desvantagens em relação a outros produtos não implica em a especificação do J2EE ser ruim, o sucesso deste produto também não tem grande impacto na plataforma Java de forma geral. Até concordo que essa questão da marca pode confundir um pouco os mais leigos, mas quem toma as decisões sabe perfeitamente diferenciar uma coisa da outra.
Quanto a essa parte de liberdade do Java, ele nunca foi nem livre nem open source. A liberdade do Java está mais relacionada ao processo democrático do JCP, não à anarquia do free software (que no final para evitar a multiplicação dos branchs acaba sendo totalmente controlada pelo inventor original). A Sun comercializa muita coisa Java e não há motivos para essa ser diferente. Claro que seria legal para nós se todos esses produtos fossem open source, mas é meio utópico esperar isso da Sun. Ela já disponibiliza bastante coisa grátis para atrair os desenvolvedores, mas seu modelo de negócios ainda é baseado em vender hardware e software.
Sobre ser uma opção interessante, eu acho que é. Afinal, é algo como uma distribuição Linux mais coesa, criada por alguém com vasta experiência em sistemas operacionais (Solaris) e software, e possui uma boa infraestrutura de suporte. Para um usuário final pode ser melhor as alternativas gratuitas, mas para empresas essa solução parece estar em uma boa posição competitiva. Muitas empresas acabam pagando as licenças de outras distribuições de Linux para obter o suporte e esse US$100 por ano está mais ou menos na média de preço, e bem mais barato que Windows.
Quando chegar o meu cd falo mais a respeito…
Bom ,
Bani says:
mas quem toma as decisões sabe perfeitamente diferenciar uma coisa da outra.
Quem toma decisão é quem vai comprar e posso t garantir q o usuário
não sabe não…ele vai escolher o q tiver mais joguinhos e o q for mais
vendido…O linux não era popular pq sua interface era tenebrosa e a
compatibilidade com jogos era nula…agora melhorou mto…
ele nunca foi nem livre nem open source
Não é,mas q a Sun vende o peixe como se fosse vende!(vide briga
.not X java)…além da própria estrutura da linguagem deixar o código
c/ acesso facilitado(Vc conhece algum programa q evite a descompilação
100% ?) Desejo boa sorte a Sun nessa empreitada…
Cv,meu nome é mais nick q o meu próprio!Uma chance(fácil):
-Quem é o Líder Dos Três Mosqueteiros?
Eu não quis dizer que as pessoas que vão comprar o desktop sabem diferenciar. Estas pouco importa!
Quem sabe diferenciar é quem vai escolher o Java como tecnologia adotada na empresa (gerente de TI ou algo assim), e é com estes que precisamos nos preocupar para garantir o futuro do Java.
Mas mesmo em relação ao mercado de desktop, está bem claro lá no site que o mercado alvo não é usuário final, e sim empresas, governo e educação.
Sim, concordo. Veja bem, a empresa em que trabalho já teve um grupo que deveria propor alternativas para reduzir os custos de software. Uma das opções (abandonada) foi a adoção de desktops Linux com alguma interface (KDE ou Gnome).
Aí entra a minha pergunta (e que me perdoem a ignorância): Que vantagens uma empresa terá ao adotar o Sun Java Desktop no lugar de alguma solução open source? E que vantagens há no desktop da Sun para nós, desenvolvedores Java, que vale a pena adotar? :roll:
Bom, mas parece que a Sun está começando a usar o nome Java em benefício próprio, coisa que ela não sabia fazer. E, sendo ela a mãe do Java, nada mais justo.
Acho que a campanha com o nome JAVA realmente vale a pena… ela hoje não está mais restrita ao mundo dos desenvolvedores como ficou bem claro com o java.com e todo o marketing que está sendo feito em cima da marca.
Marcelão, acho que a grande vantagem é poder contar com um pacote completo para trabalho, mais completo até que os produtos da microsoft, pois, pelo que entendi, o Sun JAVA Desktop já virá com o pacote de escritório inserido.
Para nós desenvolvedores acho que na hora de botar a mão na massa pra programar não haverá grandes diferenças pois o produto tem um outro foco. No entanto fica claro que será mais um sistema operacional com suporte a JAVA, ou melhor, um sistema operacional JAVA por assim dizer, e isso irá trazer mais benefícios - com toda a certeza - para quem produz aplicações desktop por exemplo…
Bom… vamos exprerimentar, testar, criticar e acompanhar o produto pra ver se a Sun deu bola fora ou não… (tomara que não né!)
Gustavo Guilherme BacK
Sinceramente?
www.ximian.com
Ximian Desktop, versão show-de-bola do GNOME, quero ver como o Mad Hatter vai se sair contra…
Se é para começar a apoiar o Ximian daqui a pouco estaremos todos usando Mono e .NET…
Mais um bom motivo para ter o Java Desktop!
Talvez o maior problema do Sun Java Desktop seja justamente a palavra “Java” no produto. Sim, a Sun é livre para fazer isso, afinal, ela é a dona da marca. Mas o uso exagerado da marca Java pode causa algumas conseqüências indesejáveis, como desgastes da marca, até mesmo, desfigurar a estratégia da tecnologia Java no mercado (muito embora seja díficil desfigurar uma estratégia que pretende tornar uma tecnologia ubíqua). O pessoal da Microsoft se tocou disso quando eles começaram a colar etiquetinhas escritas “.NET” em todos os seus produtos (“Windows .NET”, “SQLServer .NET”, …), voltaram atrás e resolveram renomear seus produtos (“Windows 2003 Server”, “SQLServer 2003”, …). Um outro revés probleminha neste nome “Sun Java Desktop” está no fato de se abrir uma brecha para que se façam associações do nome “Java” com aplicações para Mad Hatter (assim como Delphi é para Windows).
No entanto, há um (muito) bom lado nisso tudo: ao se aproximar do Gnome/Ximian/Ica$a (sim, eu sei que Ica$a é com “z”), a Sun pode tentar mostrar para eles que Java é uma ótima opção para desktops (e já disponível) e fazê-los abandonar aquela masturbação mental que é o Mono. Mas vamos encomendar nossos cds e ver no que dá.
Como a Bani disse, eu volto a dizer: Será que não dava pra a Sun fazer um desktop Java (vide java-gnome) que rodasse com a mesma “rapidez” que os normais, já que a gente pode fazer com que os bytecodes virem a se tornar linguagem de máquinas do OS que se está usando (não sei se existe isso pra Linux, se existe pra Windows deve ter pra Linux também, não deve ser muito complicado já que não iria ser cross-platform). Aí sim seria o Java Desktop System.
E além do mais os desenvolvedores poderiam aproveitar e começar a fazer aplicativos que usassem mais do recursos do desktop, como o windows tem a sua api e tudo mais. Achei bola fora isso . Mas quem sabe alguém da Sun não vê meu post e me contrata pra mirabolar os planos malignos para o chapeleiro por um payment irrisorio de 4000 doletas/mês.
ps. estou esperando sentado viu ???
Um dos objetivos do Java é ser multiplataforma. Isso ficaria bastante abalado se você retirasse a VM (lembrando que ela não serve só para interpretar o código, mas também para tratar a segurança, etc), tentasse colocar recursos específicos para aquele computador, etc.
Melhor deixar do jeito que está, com Java apenas no nome.
Não digo tirar a VM mas fazer com que o Desktop não fosse multiplataforma saca ? Porque aí você teria mais rapidez para inicializar o sistema. A VM continuaria como uma forma de receber os aplicativos Java, mas recursos sem cross-platform poderiam ser desenvolvidos para melhorar o sistema saca ? Afinal o Desktop em si não teria o porque ser cross-platform já que a Microsoft nunca iria querer ele por perto :lol: