Quero fazer uma correção no que eu disse:
O Sun java Studio Creator realmente não será a primeira ferramenta do mercado para desenvolvimento web com drag-and-drop de componentes. Mas é a primeira da Sun, e é a primeira tb a permitir desenvolver com o JSF.
Me parece que a Oracle no JDeveloper jah permite desenvolver para Web com drag-and-drop, mas não eh através do JSF, mas sim de uma tecnologia que a própria oracle desenvolveu. Se alguém souber o nome me avisem que eu não sei. Um prof. meu me falou isso.
Quanto a questão de quanto o Sun Java Studio Creator vai custar eu não sei. E segundo a Sun nem ela mesma sabe. Mas por enquanto ele está disponível para download e pode ser utilizado para produção de sistemas (se não for peço a Sun que me desculpe… vou apagar todo meu código escrito… hehe). Na verdade ele foi liberado para avaliação. Mas funciona, e isso eh o que importa.
Vamos torcer pra que seja free neh.
E sobre o JSF ser complicado vou te dizer o seguinte: vc irá usar um IDE que irá facilitar muito pra vc. Vc terá somente que arrastar e soltar os componentes, depois serão necessários conhecimentos sobre como utilizar os componentes, suas propriedades e seus eventos.
Mas eu tenho q concordar q na maioria das vezes a Sun gosta de complicar as coisas. Tomara que dessa vez a coisa seja realmente para facilitar e que cumpra a promessa de se igualar ao Delphi e ao VS.NET.
falow