Queria saber se algum de vcs jah desenvolve com o Sun Java Studio Creator, pois estou querendo me aprofundar no IDE e na tecnologia JavaServer Faces que o mesmo oferece.
Pra quem não sabe, é a primeira ferramenta para desenvolvimento em java de aplicações Web com drag-and-drop de componentes. Foi baseada nos Web Forms e Web Controls da tecnologia .NET, por isso acho q será padrão para desenvolvimento Web.
No site da Sun é possível fazer download da ferramenta, que ainda será lançado oficialmente no JavaOne 2004.
Eu tenho minhas duvidas em relacao ao JSF… ele eh bem mais complicado do que deveria, a Sun nao investe pesado no nome dele, e ainda ha o JSP.
Ela vai ter que abrir mao de alguma coisa se quiser que JSF siga em frente com um bom sucesso.
Se JSF pegar de fato, vai ser somente daqui a um bom tempo. ( ao menos que a Sun faca mkt como a MS, o que eh muito improvavel )
Tambem to com duvidas … sobre o esse programa da Sun nao encontro nenhum material voltado pra ele… se alguem tiver algum material por favor me avise … E concerteza esse programa da Sun junto com o JSF vao ser bastante utilizados … tem tudo pra dar certo !!!
Sobre o JSF ser complicado: O JSF não eh complicado, pois oferece um framework pra desenvolvimento de aplicações Web com drag-and-drop de componentes. Isso eh, como Delphi e Visual Studio.NET. Ele foi criado para facilitar o desenvolvimento Web.
Sobre a Sun não investir pesado no JSF: Eles ainda irão lançar o Sun Java Studio Creator, que eh a única ferramenta que implementa o JSF!!! Por enquanto só existe a versão para avaliação, que está disponível para download no site da Sun. O lançamento OFICIAL acontecerá no JavaOne 2004 no mês que vêm.
O JSP não perderá poder, pois o JSF eh utilizado em conjunto com o JSP.
Sobre não ter material: realmente existem poucos, pois as tecnologias são novas. Mas no site da Sun existem alguns tutorias que ensinam a desenvolver com o Studio Creator.
É primeira?Nãooo…tinha uma desconhecida chamada Dream Beans(pagava acho q uns 50 doletas) q quebrava um galho!Pena q eu acho q foi extinta…
E a pergunta eh:
Quanto custará um Sun Java Studio Creator?
JSF pode nao ser complicado, mas com certeza eh bem menos facil do que deveria. A Sun tem mania de querer deixar todo o poder pro programador e nao fazer algo pro “meio-de-campo”… Usando os termos do danielqo, eh mto “hacker-friendly”.
O Sun java Studio Creator realmente não será a primeira ferramenta do mercado para desenvolvimento web com drag-and-drop de componentes. Mas é a primeira da Sun, e é a primeira tb a permitir desenvolver com o JSF.
Me parece que a Oracle no JDeveloper jah permite desenvolver para Web com drag-and-drop, mas não eh através do JSF, mas sim de uma tecnologia que a própria oracle desenvolveu. Se alguém souber o nome me avisem que eu não sei. Um prof. meu me falou isso.
Quanto a questão de quanto o Sun Java Studio Creator vai custar eu não sei. E segundo a Sun nem ela mesma sabe. Mas por enquanto ele está disponível para download e pode ser utilizado para produção de sistemas (se não for peço a Sun que me desculpe… vou apagar todo meu código escrito… hehe). Na verdade ele foi liberado para avaliação. Mas funciona, e isso eh o que importa.
Vamos torcer pra que seja free neh.
E sobre o JSF ser complicado vou te dizer o seguinte: vc irá usar um IDE que irá facilitar muito pra vc. Vc terá somente que arrastar e soltar os componentes, depois serão necessários conhecimentos sobre como utilizar os componentes, suas propriedades e seus eventos.
Mas eu tenho q concordar q na maioria das vezes a Sun gosta de complicar as coisas. Tomara que dessa vez a coisa seja realmente para facilitar e que cumpra a promessa de se igualar ao Delphi e ao VS.NET.
É o seguinte galera… tava olhando alguns sites e descobri que o Studio Creator não é o único a implementar o JSF. Talvez fosse na época do desenvolvimento, ou quando os tutoriais oficiais dele foram escritos.
o site
http://www.jsfcentral.com/products/index.html
possui informações sobre todos os IDEs que oferecem suporte ao JSF.
alguns deles são:
Pelo que vi o JSF eh complicado. O que nao eh complicado eh desenvolver com uma IDE. IMHO, parece que o JSF tem por objetivo justamente isso: fornecer mais uma especificacao para os “grandes” criarem ferramentas em cima disso. Se pelo menos isso ajudar a atrair mais mercado para o Java, ja ta bom.
A Sun, conforme o Steil disse, tem que fazer mais marketing. BTW, parece que a Sun nao sabe o que tem nas maos. Nao era de se esperar que ela fizesse, no minimo, como a Microsoft? Distribuicao de CDs, kits de desenvolvimento para estudantes universitarios (onde voce acha que a Microsoft comeca a cativar seu publico?), palestras, material promocional como canecas, camisetas, etc - quem aqui nao tem vontade de ter uma camiseta com algum slogan cozido (tipo aqueles do ThinkGeek :D) relacionado ao Java? E cade a Sun pra fazer a propaganda?
Claro, Java nao eh soh a Sun - mas ja que ela insiste em deter a marca e ser a “lider” do desenvolvimento da linguagem, entao que faca um trabalho decente de mercado tambem. Parece nao apenas que eles sao devagares, mas tambem entravam o caminho. Nao tem camisetas e nao pode-se confeccionar por aqui. Para ter o video de uma palestra tiveram que solicitar um VHS da gravacao…
Sem contar que os caras sao muito contraditorios. Vide todos as noticias/boatos sobre Java e abertura de fonte.