Sun utilizará GPL em Java O.S

Mauricio, você considera realmente possível que a Sun fizesse algo que obrigasse todo mundo que usa Java a distribuir seus programas GPLmente[?]?

Qual o controle existente para aplicações non-GPL usando, por exemplo, MySQL? Quais as atitudes que são tomadas com quem não cumpre a mesma?

Já vi tanta gente usando o MySQL na boa, comercialmente, e impune…

Sei lá, parece meio improvável isto, é muito mais plausível que eles sigam os passos da Apache não?

Inpunimente talvez… mas quando estamos falando de empresas criando software e redistribuindo… o buraco é MUITO mais embaixo…

Se java ficar GPL… eu só lamento… muitas empresas vao SIM se perguntar 300 mil vezes antes de investir… quem que vai pagar pra ver um processo da FSF em cima do seu software prq vc “distribui java e nao tem codigo GPLzado”…

Muito ruim… very bad news…

Falei que era o fim da linguagem…

Se isto acontecer, o que acho muito improvável, começarão a rolar os artigos “ascensão e queda do Java”…

Mas tá aí uma dúvida, qual a vantagem em manter o JEE OS (GlassFish) na licensa atual sendo que ele não funciona sem o JSE que virará GPL? Não há aí uma contradição enorme? Automaticamente o GlassFish pegaria o vírus da GPL da SE por usar as API’s da mesma… ou viajei? Pra mim String é String pra todo mundo, e só pq tenho ela no meu Bean já to GPL? Estranho…

É torcer pra não rolar…

[quote=RaulCarlin]Se isto acontecer, o que acho muito improvável, começarão a rolar os artigos “ascensão e queda do Java”…

Mas tá aí uma dúvida, qual a vantagem em manter o JEE OS (GlassFish) na licensa atual sendo que ele não funciona sem o JSE que virará GPL? Não há aí uma contradição enorme? Automaticamente o GlassFish pegaria o vírus da GPL da SE por usar as API’s da mesma… ou viajei? Pra mim String é String pra todo mundo, e só pq tenho ela no meu Bean já to GPL? Estranho…

É torcer pra não rolar…[/quote]

Pelo que eu li… a ideia é passar tudo para a mesma licenca… se Java SE adotar a GPL , todos os softwares da Sun vão adotar… GlassFish , NetBeans… etc… etc…

Hummm… vi agora…

Bom, beleza, virou realidade… afetaria algum de vocês? Eu por exemplo só desenvolvo aplicações internas da empresa…

[quote=RaulCarlin]Hummm… vi agora…

Bom, beleza, virou realidade… afetaria algum de vocês? Eu por exemplo só desenvolvo aplicações internas da empresa…[/quote]

Afetaria todas empresas que desenvolvem e comercializao software feitos em Java…

quase nenhuma né ? :stuck_out_tongue:

Eu sei disso, to falando do pessoal que tá discutindo aqui… você por exemplo… comercializa software em Java? Só curiosidade…

[quote=chun][quote=RaulCarlin]Hummm… vi agora…

Bom, beleza, virou realidade… afetaria algum de vocês? Eu por exemplo só desenvolvo aplicações internas da empresa…[/quote]

Afetaria todas empresas que desenvolvem e comercializao software feitos em Java…

quase nenhuma né ? :P[/quote]

Eu.

[quote=psevestre][quote]
E tecnicamente, todos os softwares em Java vão ter que ser GPL
[/quote]

Não é o caso. Linux, e a glibc são GPL e nem por isto tudo o que roda em Linux é GPL.

[/quote]

É sim, se voce linkar estaticamente com a glibc voce precisa distribuir como GPL tambem…

Essa abertura da JVM para GPL me cheira a golpe da Sun contra outras empresas, muita empresa achou que ia ganhar dinheiro com a abertura do java, acho que nao foi dessa fez nao.

Os profetas do apocalipse realmente acham que GPL vai obrigar a IBM, Oracle, SAP e a Bea a distribuir seus sistemas como GPL?

Por favor… como o Luca disse, esperem algo formal antes de sair por aí alardeando a pobre comunidade so bre o "Fim do Java"™.

[quote=pcalcado]Os profetas do apocalipse realmente acham que GPL vai obrigar a IBM, Oracle, SAP e a Bea a distribuir seus sistemas como GPL?
[/quote]

Claro que não, eles tem licenças comerciais do Java e não se preocupam nem um pouco com esse tipo de coisa.

Mas se eu precisar gerar um binário pra uma plafatorma que a sun não disponibiliza binários vou ter que distribuir tudo com GPL. Mas esperemos, quem sabe isso não é só mais uma das ondas de FUD comuns dessa vida.

Pois é… mas acho que ninguém ta alardeando, só analisando consequências…

Mas se for real, meeeeeeeu deus… (brincaderinha)

Se a plataforma java virar GPL:

:arrow: Se eu quizer fazer alterações na JVM e distribuir ela, sou obrigado a fornecer meu codigo fonte junto

:arrow: Se eu quizer desenvolver uma aplicação na linguagem Java para rodar na JVM GPL da Sun, minha aplicação pode ter a licensa que quizer e não sou obrigado a mandar os fontes.

Se for assim, podemos chegar a conclusão que java já é GPL, já que existe uma versão da JVM pra GNU/linux, cujo o kernel é GPL! :twisted:

Mas imagino que se, por um acaso, a sun vier a adotar GPL como licença é porque eles vão ter avaliado bem se escrever um programa em Java tornará seu programa GPL ou não. E não me parece que eles queiram que tudo que for programa em java no mundo seja GPL.

Até porque isso teria um efeito prático que não seria favorável pra eles: A JVM da sun deixaria de ser usada.

[quote=jmp]
Essa abertura da JVM para GPL me cheira a golpe da Sun contra outras empresas, muita empresa achou que ia ganhar dinheiro com a abertura do java, acho que nao foi dessa fez nao.[/quote]

É bem provável de que eles de alguma forma evitem que alguem pegue a JVM, altere algo e feche. Mas isso não implica que eles vão usar GPL pra isso.

Tirando os Xiitas … acho que nem a sun vai se importar com o software q usa java ser GPL ou NAO.

GPL como qualquer outro contrato/licenca é passivel de interpretacao da cabeca de alguem. Acho que para a Sun o que importa não é o que eles vao desenvolver com meu programa … mas sim quantas JVM closed source irao aparecer com seu codigo;

BTW se vcs nao gostarem da nova licenca do sun java use o BEA java, IBM Java … [coloque aqui sua implementacao favorita]

FUD…

O marcelomartins disse o suficiente… e a Sun não vai dar um tiro no pé; “Ferrar” você é fazer você abandonar o Java a médio prazo e correr para o damned .NET - e isso a Sun não quer que aconteca, tanto quanto você.

E, estamos especulando sobre um boato… Eu creio que se todas as questões levantadas forem pertinentes, serão discutidas e negociadas a contento, com a comunidade e com todas as partes interessadas. A Sun pode até ser “lenta” para tomar atitudes… mas não podemos reclamar do bom senso dos caras, pois souberam valorizar a comunidade e o que ela fez pelo Java (ex. Java EE 5).

Estou ansioso por melhorias consideráveis na situacão do Java no mercado, com a sua abertura. O JCP cuidando do padrao vai prevenir um monte de problemas de compatibilidade… Estaremos disponiveis “out-of-the-box” em diversas distros Linux, e provavelmente também no Windows, e se tomarmos os cuidados devidos para não alardear FUD, vamos conseguir fazer a abertura de código mais tranquila e eficaz da história :wink:

nossa q viaje na maionese!!!

Bem para quem ta torcendo pro fim do java, só lamento, mas GPL ou não GPL Java continuará para sempre…

Tão se preocupando muito por pouco… ainda mais com uma coisa que nem é veredito final.

Se o .Net que é o .Net da Micro$oft, com a licença fechada, tem uma framework a altura, alternativa, e o java já tem varias… qual o stress? A Sun nunca na vida que vai colocar uma licença que facilite o sucesso de outro SDK Java, o Java hoje em dia envolve milhões e milhões, a Sun quer abrir, mas quer também que o principal SDK seja o dela, e o mais usado.

Empresas gigantes, com sistemas bases desenvolvidos em Java, como o SAP por exemplo, a Sun nunca que iria prejudicar o desenvolvimento destas empresas… todos precisam viver em paz para todos poderem ganhar o seu pedaço de pizza, e mesmo uma pequena empresa de desenvolvimento tem que ter a possibilidade de usar java e cobrar pelo programa desenvolvido em java, isto é básico, todos precisam ganhar com o seu suor, e a Sun sabe muito bem disto.

Se a Sun escolheu GPL é por que sabe o q esta fazendo, e vai ser uma boa escolha, e tenho certeza que a definição correta é esta:

[quote=marcelomartins]Se a plataforma java virar GPL:

:arrow: Se eu quizer fazer alterações na JVM e distribuir ela, sou obrigado a fornecer meu codigo fonte junto

:arrow: Se eu quizer desenvolver uma aplicação na linguagem Java para rodar na JVM GPL da Sun, minha aplicação pode ter a licensa que quizer e não sou obrigado a mandar os fontes.

[/quote]

O Linux é uma boa prova de que GPL é bom e funciona e não tem por que haver stress… e há liberdade pra todos…

E é claro que a Sun tem q proteger o SDK, imagina o que era a IBM pegar no SDK, fazer uma alteração dos diabos, meter suporte nativo no SDK ao C#, VB, Delphi, fazer uma salada de fruta, o SDK Canivete Suiço, enche os olhos dos gestores de projetos, e clientes finais, e cobra uma micharia pelo SDK, e isto acaba fazendo sucesso… e ai como ficamos?

Assim como muitos são forçados a trabalhar com .Net, por q o cliente tá cego, pode muito bem acontecer de sugir um SDK que aconteça o mesmo, e ai ficamos com um SDK fechado, com outra empresa a liderar o padrão do SDK, que quem define o futuro de SDKs concorrentes é o que faz mais sucesso entre eles… e os outros vão atrás… a Sun como criadora do SDK não quer nunca ir atrás de ninguém… por isso quem quiser mexer, fazer carnaval no SDK vai ter q manter isto aberto e distribuir o código, para que como acontece com o Kernel do Linux, possa haver varias versões, varios tipos de SDK, mas o que define o padrão de todos, é o produto do fundador, no caso o Kernel Oficial, e no Java o SDK Oficial da Sun… a escolha do GPL deve-se apenas neste sentido…

Quanto ao desenvolvimento no mercado de comercial continuará tudo exatamente como é hoje… podem ficar tranquilos que não vamos ter nenhuma mudança radical neste sentido…