[quote=psevestre]
Um programa rodando sob Linux não é o Linux, isto limita a aplicação teórica ao “derivative work”. Aí é que está na verdade o problema: um programa, ao fazer um “system call”, acaba executando rotinas no kernel que são GPL. Isto é “derivative work” ?[/quote]
Eu, pessoalmente, diria que é, porque eu não implementei o TCP, nem o acesso ao sistema de arquivos, nem o controle de handlers no SO, então o meu trabalho é derivado do trabalho que o cara lá do kernel fez, eu estou reutilizando o software que foi escrito por outra pessoa.
[quote=psevestre]Bem, reli os header em /usr/include e lá diz: LGPL, ou seja, posso escrever um programa sob outra licença sem ser “contaminado” pela GPL.
Desta forma, uma chamada à função open(), p.ex, passa pelo seguinte caminho:
Meu código (PayWare) -> GLIBC (LGPL) -> Kernel (GPL)
Note uma coisa interessante: de alguma forma, a GLIBC restringiu a licença original do kernel (GPL), o que, pela linha de raciocínio “viral”, não poderia acontecer - a menos que não se considere a chamada ao kernel como “derivative work”.[/quote]
É como eu disse, pra uns é de um jeito, pra “outros” a coisa funciona diferente. Ou o pessoal conseguiu uma carta branca de quem fez o kernel, ou a galera do kernel simplesmente não tá nem aí pra isso.
Nem eu 
Agora é esperar que realmente não seja assim