E ai galera, blz??
uma dúvida cruel aqui q tah dano maior pau aqui…
pra eu chamar o construtor da classe pai, naum eh apenas eu usar o comando
super(aqui vem os argumentos, se houver);
no contrutor da classe filho??
e algum atributo q eu q eu tenha na classe pai, para q eu possa acessa-lo na classe filho tem q ser protected?? se for private eu nunca consiguerei acessa-lo??
desde jah agradeço a compreenção com perguntas tão bobas… :lol:
Sobre ao acesso de um atributo da classe pai (superclasse), se ele for private realmente não há como ter acesso a ele, essa é a vantagem do encapsulamento de dados.
Sobre o super não estou vendo problema algum no seu exemplo. Será melhor se você enviar frações do código para uma análise mais cuidadosa. :shock:
E lembrando mais ainda, se voce nao fizer a chamada a super(), o Java ira fazer isso para voce. Portanto, se a classe pai nao tiver algum construtor sem parametros, e na classe filha vc nao usar super ( com ou sem parametros, se houver ), ira dar erro de compilacao.
Ta dizendo que o metodo nao existe. Parece que vc ta fazendo a chamada no lugar errado. Colque o codigo dos construtores da classe pai e da classe filha.
putz galera, vi o q tinha errado, o contrutor da classe pai, tinha uma letra em minusculo, diferenciando com o nome da classe, q erro de desatenção…hahahahah :lol: :roll: