Pessoal to com uma ideia bacana para um jogo e preciso tirar uma única dúvida: gostaria de criar minha própria engine para o jogo que tive a ideia e preciso de uma coisa:
Preciso saber como faz para uma imagem grande exibir apenas uma parte dela em um JPanel e conforme o usuário for apertando teclas (keylisteners) essa imagem vá se mechendo na tela.
Pra quem nao entendeu mt bem imagina uma imagem bem grande no paint que nao cabe inteira no seu monitor e conforme vc vai mechendo a barra de rolagem ela vai mechendo, iria funcionar da mesma forma no meu JPanel.
Well, se existir uma forma mais eficiente de fazer isso do q oq eu to falando é melhor ainda.
Olha cara depende se vai ser um jogo em 2d ou 3d, uma vez li alguma coisa sobre isso mais é bem complicado, tu consegue achar exemplos disso na internet (os codigos fonte), aqui tem um site com alguns códigos fonte pra ti ter mais ou menos uma ideia de como pode ser feito e talz: http://www.bdjogos.com/biblioteca_conteudo.php?id=35
vai ser jogo 2d mesmo, pena que nenhum desses jogos que tem ai pode me explicar como mover uma imagem dentro de um JPanel
www.pontov.com.br
De uma olhada nos artigos de Java 2D.
Ja ouviu falar de threads?
Ja ouviu falar de threads?[/quote]
Sim eu ouvi e já utilizei algumas vezes, o problema é o seguinte:
Suponhamos que temos uma imagem de 5000x5000 pixels, eu quero que apareça na tela 500x500, ou seja, 10% da imagem, e a cada vez que o personagem se move essa imagem(a pequena) vai mudando para outra posição na imagem total. Não sei se fui claro, eu até desenharia no paint para tentar explicar, mas nao posso agora.
Eu não sei como fazer isso, mas acredito que a ideia é essa, vou dar uma lida nos links que vocês me enviaram, agradeço a ajuda.
É só desenhar um quadrado dentro do outro, porém o quaadrado de dentro deixa sem preenchimento, tudo isso num layer acima da imagem e conforme o cara apertar as teclas vc muda a imagem de posição.