Pessoal estou com uma grande dificuldade para arrumar a minha tela de cadastro de clientes…
segue aí como quero que fique… e como ela está… no código ainda não coloquei o DDD e Celular… depois vo colocar…
importjava.awt.Container;importjava.awt.GridLayout;importjavax.swing.JFrame;importjavax.swing.JLabel;importjavax.swing.JPanel;importjavax.swing.JTextField;publicclassTelaCadastroextendsJFrame{privateJTextFieldcampoNome;privateJTextFieldcampoDDD;privateJTextFieldcampoTelefone;privateJTextFieldcampoEmail;privateJTextFieldcampoEndereco;privateJTextFieldcampoNumero;privateJTextFieldcampoComplemento;privateJTextFieldcampoBairro;privateJTextFieldcampoCidade;privateJTextFieldcampoEstado;privateJTextFieldcampoCep;privateJTextFieldcampoCPF;privateJTextFieldcampoRG;privateJTextFieldcampoNascimento;privateJLabelnome;privateJLabelddd;privateJLabeltelefone;privateJLabelemail;privateJLabelendereco;privateJLabelnumero;privateJLabelcomplemento;privateJLabelbairro;privateJLabelcidade;privateJLabelestado;privateJLabelcep;privateJLabelcpf;privateJLabelrg;privateJLabelnascimento;publicTelaCadastro(Stringtitulo){super(titulo);campoNome=newJTextField();campoDDD=newJTextField();campoTelefone=newJTextField();campoEmail=newJTextField();campoEndereco=newJTextField();campoNumero=newJTextField();campoComplemento=newJTextField();campoBairro=newJTextField();campoCidade=newJTextField();campoEstado=newJTextField();campoCep=newJTextField();campoCPF=newJTextField();campoRG=newJTextField();campoNascimento=newJTextField();nome=newJLabel("Nome:");ddd=newJLabel("DDD:");telefone=newJLabel("Telefone:");email=newJLabel("E-mail:");endereco=newJLabel("Endereço:");numero=newJLabel("Nº:");complemento=newJLabel("Complemento:");bairro=newJLabel("Bairro:");cidade=newJLabel("Cidade:");estado=newJLabel("Estado:");cep=newJLabel("Cep:");cpf=newJLabel("CPF:");rg=newJLabel("RG:");nascimento=newJLabel("Nacimento: dd/mm/aa");}privatevoidmostrarTela(){setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);setLocation(150,300);setLayout(newGridLayout(2,1));Containercp=getContentPane();JPanelpanel=newJPanel();panel.setLayout(newGridLayout(4,4));panel.add(nome);panel.add(campoNome);panel.add(email);panel.add(campoEmail);panel.add(ddd);panel.add(campoDDD);panel.add(telefone);panel.add(campoTelefone);panel.add(endereco);panel.add(campoEndereco);panel.add(numero);panel.add(campoNumero);panel.add(complemento);panel.add(campoComplemento);panel.add(bairro);panel.add(campoBairro);cp.add(panel);JPanelpanel2=newJPanel();panel2.setLayout(newGridLayout(2,6));panel2.add(cep);panel2.add(campoCep);panel2.add(cidade);panel2.add(campoCidade);panel2.add(estado);panel2.add(campoEstado);panel2.add(rg);panel2.add(campoRG);panel2.add(cpf);panel2.add(campoCPF);panel2.add(nascimento);panel2.add(campoNascimento);cp.add(panel2);pack();setVisible(true);}publicstaticvoidmain(String[]args){TelaCadastroexecutar=newTelaCadastro("Cadastro de Cliente");executar.mostrarTela();}}
Pro Eclipse tem o Visual Editor (No eclipse 3.3 não funciona) é só baixar os plugins no site do eclipse.
M
mfjeng
O editor do netbeans é melhor do que o VE do eclipse, na minha opinião.
sem_nyck
vc tem o link destes plugins???
qual é a melhor IDE para se programar com interface gráfica na linguagem JAVA???
abraços e por enquanto mto obrigado galera!
F
Figo
NetBeans eh bem melhor que eclipse pra interface grafica.
sem_nyck
tem algum link de algum site que tenha um “manual” do netbens???
já estou fazendo o download, vou fazer um teste, vou ver se consigo me adaptar com ele… mudar do JCreator para o Eclipse foi fácil… vamos ver se será fácil mudar para netbens…
Capitao_Nascimento
O NetBeans é melhor mais trava o codigo, ai voce precisa saber mais sobre a IDE do que a programação java, o VE existi limitações mais te deixa editar o codigo.
sem_nyck
no meu caso então será mais util o eclipse pq eu quero me aproximar mais do código para entender melhor o que cada instrução faz…
mas em relação ao que quero fazer, só tem como fazer isso com edição visual???
Capitao_Nascimento
Não voce pode desenvolver manualmente, te aconselho a desenvolver em GridBagLayout, com ele voce consegue controlar melhor os componentes.
dcbasso
Da pra desenvolver a interface grafico no NetBeans e depois programar o resto no Eclipse?
raci0nal
Isso que o Cap. Nascimento falou é verdade.
O NetBeans trava o código e para alterá-lo você tem que mexer nas propriedades por dentro da IDE.
Mas o VE é muito fraquinho em comparação ao Matisse do NetBeans… sendo assim para desenhar telas, o NetBeans é bem melhor com certeza.
Agora se ainde preferir o Eclipse, tem um outro editor que eu usei pouco, mas percebi que é bem interessante.
É o Jigloo.
O site dele é: http://www.cloudgarden.com/jigloo/
Abraços,
Marcos A. C. Jordão’’
dcbasso
raci0nal:
Isso que o Cap. Nascimento falou é verdade.
O NetBeans trava o código e para alterá-lo você tem que mexer nas propriedades por dentro da IDE.
Mas o VE é muito fraquinho em comparação ao Matisse do NetBeans… sendo assim para desenhar telas, o NetBeans é bem melhor com certeza.
Agora se ainde preferir o Eclipse, tem um outro editor que eu usei pouco, mas percebi que é bem interessante.
É o Jigloo.
O site dele é: http://www.cloudgarden.com/jigloo/
Abraços,
Marcos A. C. Jordão’’
Este jigloo é pago né?
Ironlynx
Na moral, a tela do modo que vc quer é perfeita para ser feita usando FormsLayout da JGoodies.
Dá uma olhada: http://www.jgoodies.com/freeware/forms/
Mais fácil impossível(sem ferramenta RAD, claro), além do código ser fácil de ser compreendido.
Parece que algo parecido á ele será incluso na JDK 7.
raci0nal
dcbasso:
Este jigloo é pago né?
Sim, ele tem uma versão comercial.
sem_nyck
galera estou tentando fazer manualmente apenas com código enquanto nao baixo os plugins do eclipse… e tem uma parte que estou tendo mta dificuldade que seria alinhar o panel dentro do frame… eu preciso alinhar ele a esquerda (west) mas nao estou conseguindo…
Quanto aos códigos sempre que for possível e de meu alcance, ajudarei.
vlw!?
sem_nyck
vou procurar o tutorial deste aí pra ver se consigo…
por enquanto mto obrigado cara!
sem_nyck
sou de são paulo…
e se um dia precisar de minha ajuda vc tb pode contar comigo…
valeu!
sem_nyck
vou ver se consigo com o miglayout, parece ser mto bom…
valeu galera…
por enquanto olhem como está…
importjava.awt.Container;importjava.awt.GridLayout;importjavax.swing.JFrame;importjavax.swing.JLabel;importjavax.swing.JPanel;importjavax.swing.JTextField;publicclassTelaCadastroextendsJFrame{privateJTextFieldcampoNome;privateJTextFieldcampoEmail;privateJTextFieldcampoDDDTel;privateJTextFieldcampoTelefone;privateJTextFieldcampoDDDCel;privateJTextFieldcampoCelular;privateJTextFieldcampoEndereco;privateJTextFieldcampoNumero;privateJTextFieldcampoComplemento;privateJTextFieldcampoBairro;privateJTextFieldcampoCidade;privateJTextFieldcampoEstado;privateJTextFieldcampoCep;privateJTextFieldcampoCPF;privateJTextFieldcampoRG;privateJTextFieldcampoNascimento;privateJLabelnome;privateJLabelemail;privateJLabeldddTelefone;privateJLabeltelefone;privateJLabeldddCelular;privateJLabelcelular;privateJLabelendereco;privateJLabelnumero;privateJLabelcomplemento;privateJLabelbairro;privateJLabelcidade;privateJLabelestado;privateJLabelcep;privateJLabelcpf;privateJLabelrg;privateJLabelnascimento;publicTelaCadastro(Stringtitulo){super(titulo);campoNome=newJTextField(35);campoEmail=newJTextField(25);campoDDDTel=newJTextField(3);campoTelefone=newJTextField(8);campoDDDCel=newJTextField(3);campoCelular=newJTextField(8);campoEndereco=newJTextField(55);campoNumero=newJTextField(5);campoComplemento=newJTextField(21);campoBairro=newJTextField(35);campoCidade=newJTextField(20);campoEstado=newJTextField(3);campoCep=newJTextField(8);campoCPF=newJTextField(10);campoRG=newJTextField(9);campoNascimento=newJTextField(10);nome=newJLabel("Nome:");email=newJLabel("E-mail:");dddTelefone=newJLabel("DDD:");telefone=newJLabel("Telefone:");dddCelular=newJLabel("DDD:");celular=newJLabel("Celular:");endereco=newJLabel("Endereço:");numero=newJLabel("Nº:");complemento=newJLabel("Complemento:");bairro=newJLabel("Bairro:");cidade=newJLabel("Cidade:");estado=newJLabel("Estado:");cep=newJLabel("Cep:");cpf=newJLabel("CPF:");rg=newJLabel("RG:");nascimento=newJLabel("Nacimento: dd/mm/aa");}privatevoidmostrarTela(){setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);setLocation(150,300);setLayout(newGridLayout(6,1));Containercp=getContentPane();JPanel[]panel=newJPanel[6];//vetor de JPanelfor(inti=0;i<panel.length;i++){panel[i]=newJPanel();//inicializa cada JPanel}panel[0].add(nome);panel[0].add(campoNome);panel[0].add(email);panel[0].add(campoEmail);panel[1].add(dddTelefone);panel[1].add(campoDDDTel);panel[1].add(telefone);panel[1].add(campoTelefone);panel[1].add(dddCelular);panel[1].add(campoDDDCel);panel[1].add(celular);panel[1].add(campoCelular);panel[2].add(endereco);panel[2].add(campoEndereco);panel[2].add(numero);panel[2].add(campoNumero);panel[3].add(complemento);panel[3].add(campoComplemento);panel[3].add(bairro);panel[3].add(campoBairro);panel[4].add(cep);panel[4].add(campoCep);panel[4].add(cidade);panel[4].add(campoCidade);panel[4].add(estado);panel[4].add(campoEstado);panel[5].add(rg);panel[5].add(campoRG);panel[5].add(cpf);panel[5].add(campoCPF);panel[5].add(nascimento);panel[5].add(campoNascimento);for(inti=0;i<panel.length;i++){cp.add(panel[i]);//adiciona cada linha ao JFrame}pack();setVisible(true);}publicstaticvoidmain(String[]args){TelaCadastroexecutar=newTelaCadastro("Cadastro de Cliente");executar.mostrarTela();}}
já fiz os donwloads… agora eu descompacto eles onde???
e depoois que descompactar como faço para usar o VE???
valeu
abraçosss
Rodrigo.Lima
O netbeans 6 não trava mais o código. Baixa a versão 6 RC1.
sem_nyck
cara… fiz o download, vou ver se aprendo a mexe…
por enquanto valeu!!!
abraçosss
Francisss
B
breno500as
Seguinte cara:
1- Descompacte os arquivos na pasta que desejar
2- Abra o eclipse
3- Vá no menu Help/Software Updates/Find and Install
4- Marque a opção Search for new features to install
5- Cada arquivo descompactado possui uma pasta chamada ‘eclipse’, Selecione esta pasta. Faça este procedimento para todos os plugins descompactados.
6- Marque os plugins e clique em ‘Finish’
7- Na próxima tela, marque novamente os plugins e clique em ‘Next’
8- Marque ‘I Acept the terms’ e clique em ‘Next’ e em seguida ‘Finish’
Ae depois o eclipse vai pedir para reinicar ,voce reinicia que os plugins do visual editor ja poderam ser utilizados…
Para criar uma classe virtual voce clica no projeto da new/other e seleciona VirtualClass…
So lembrando que as runtimes que te passei são da versão do eclipse 3.1,mas qualquer coisa é so ir na pagina do eclipse mesmo e procurar… flw []'s
sem_nyck
cara acessei o site do eclipe, baixei os plugins pro meu eclipse que é a versão 3.2.2, mas no momento da atualizacao ele apresenta uma tela que nao tem como fazer ou eu nao encontrei como fazer esta etapa (5- Cada arquivo descompactado possui uma pasta chamada ‘eclipse’, Selecione esta pasta. Faça este procedimento para todos os plugins descompactados). aki está a tela… eu vasculhei a internet mas nao consegui encontrar nada referente a atualizao dos plugins…
Tem como sim,mas na minha opinião iria ficar um pouco bagunçado…Para interface grafica o Matisse do NetBeans
da um show no Visual Editor…mas ainda prefiro continuar no eclipse…excelente IDE…
Seguinte cara to no trampo agora…assim que chegar mais a noite te monto um tutorial com imagens,para te ajudar a seguir…
mas já te adianto que nunca instalei o visual editor no eclipse versão 3.2,mas creio que a forma seja a mesma exceto as
runtimes especificas para a versão 3.2,se você baixou as runtimes corretas com certeza quando você descompacta o arquivo
aparece a pasta escrito ‘eclipse’…flw []'s
sem_nyck
blz…
tem essas pastas chamadas eclipse sim, só que o problema é como mostrar o caminho delas ao eclipse como vc ve na imagem ele nao me da uma opção de procura-las…
poww… estou muito grato a vc, está me ajudando mto… se eu puder lhe ajudar em algo ficarei feliz…
Primeiramente foi mal pela cordenação motora zero no paint!!!auehuaheuahuea!!Agora vanos ao problema
Os numeros um e dois tem que ser realizados 3 vezes(um para cada runtime:emf,gef ve),depois é so dar um check la no eclipse
igual o numero tres depois é clicar em finish número quatro,(não posso ilustrar o resto pois meus plugins já esta instalados,
mas é so marcar eles novamente igual o procedimento 3,dar I Acept the terms,e finalizar…)acho muito simples de fazer ,e com
a imagem fica mais facil…mas se mesmo assim não aparecer no seu eclipse ae pode ser que você baixou os arquivos
errados…ou o eclipse não reconheceu,não sei…mas pela imagem que eu passei deu para ver que o procedimento é esse mesmo,so ir tentando…
flw []'s
Fernandojdk
Cara…
O netbeans é muito bom com interfaces gráficas, porém, consome muito recursos da máquina. Se vc tem um bom hardware sugiro a vc dar uma testada nele.
Caso necessite de ajuda, posso lhe fornecer alguns tutoriais sobre netbeans…
olá pessoal, boa noite!
sem_nyck estou fazendo um trabalho parecido com o seu no momento, vc conseguiu resolver seu problema? como ficou teu codigo?
meu e-mail é [email removido]