Swing + XML

Pessoal li alguma coisa (matéria bem superficial) falando que é possível utilizar Swing com XML, onde o XML contém as informações de possição, tamanho, cores, etc dos componentes da tela.
Essa informação procede? Alguém pode me dar uma dica de onde posso encontrar mais material ou tutorial sobre isso?

Sei que com o framework SwingBean você constrói suas interfaces gráficas com Swing.

Não sei se era bem isso que você queria, mas vai ai a dica…

Vc tem alguma material sobre esse framework?

Pois a minha necessidade é a seguinte: temos hoje uma equipe com 4 desenvolvedores, estamos nos preparando para portar o ERP legado para Java, porém surgiu uma situação um tanto que inusitada:

• como a equipe são várias pessoas como assegurar que os textfields, combos, etc terão características padrões como por exemplo tamanho da fonte, cores, etc. Para evitar que cada tela desenvolvida por um dos membros da equipe sejam diferentes dos demais.

Para solucionar este problema, sugiro que vocês criem seus próprios componente, por exemplo, MeuTextField e nestes componentes você já define todas as propriedades dos componentes.

Adicione seus componentes à paleta de sua IDE e ao invés de utilizar os componentes Swing, utilize seus componentes com as características já definidas, desta forma fica mais fácil manter um padrão.

Em relação ao SwingBean, você pode acessar o site do projeto em:
http://swingbean.sourceforge.net

Na MundoJava deste mês também existe uma apresentação do projeto, vale conferir.

Cara valeu pelas dicas, só demorei para ver pois estava viajando e longe do computador (as vezes é bom isso). Só mais uma coisa, pelo que vc disse acho melhor a nossa equipe criar os componentes por conta própria mesmo.

Para ter uma produtividade maior utilizamos o Netbeans 5.5 e o matisse para gerar a parte gráfica. Tem como eu usar toda a facilidade do Netbeans 5.5 e matisse usando meus próprios componentes?

Para criar um componente de textfield por exemplo basta criar um textfield e compilar ele como .jar? É só isso mesmo?

.jar é um empacotado de .class… qdo vc vai usar firebird ou oracle, vc tem q adicionar o .jar deles no seu classpath certo? é pq dentro desses jars estao as classes que vc vai precisar…

A ideia que o colega sugeriu é a seguinte: criem uma classe chamada SuaEmpresaTextField, que extende de JTextField… nessa classe vc vai adicionadno as particularidades de um TextField que seja bom pra equipe, sei la ex: Fonte Verdana 12, alinhamento à direita, por ae vai… entao qdo vcs forem adicionar txts aos seus formularios, em vez de JTextFields, vcs vão usar SuaEmpresaTextFields :wink:

Certo compreendo, então eu não preciso “necessariamente” criar um textfield com minhas especificações, eu apenas vou extender ele e setar minhas necessidades.

Vc sabe se quando eu fizer isso tem como eu adicionar na paleta Swing do Netbeans?

É possível sim, sem problemas, basta você configurar a paleta de componentes do Netbeans.

Procure fazer isso pra tudo… exemplo: se vc vai ter JDialogs na sua aplicação e todos esses dialogs vao ter um botao OK e outro CANCELAR na parte inferior direita… ou se todos eles vao ter uma ação como “limpar campos”, sei lá… crie um AbstractDialog, coloque esses botoes e os comportamentos comuns nele… e faça todos seus dialogs extenderem ele depois…

Arrastar componentes pra da palheta pro form dá uma impressao de produtividade, mas existem meios de ser produtivo sem fazer isso…

Se for pra fazer em java, utilize o máximo de herança possivel (não estou dizendo que vc nao usa)… sem herança, melhor fazer em Delphi ou VB, que foram feitos pra isso…

Um dos frameworks mais conhecidos nessa área é o SwiXML. No entanto, não recomendo que você use o modelo de eventos dele, mas sim que recorra a um framework de binding, como o genesis

Pessoal valeu pelas dicas. Vou testar aqui e tocar o projeto pra frente.