[quote=leoduval][quote=rcipriani][quote=leoduval]Opa… blz?
Eu pessoalmente prefiro trabalhar com a seguinte estrutura:
Permissao(idPermissao, descricao, idPai)
Perfil(idPerfil, descricao)
PerfilPermissao(idPerfil, idPermissao)
Usuario(idUsu,…, idPerfil)
PermissaoUsuario(idUsu, idPermissao)
Desta forma tu consegue criar perfis e associar ao usuario e caso necessite de alguma permissao especifica que nao existe no perfil pode adicionar separadamente(PermissaoUsuario)
Eu gosto desta abordagem… espero ter contribuido…
Abs [/quote]
Então, permissão especifica?
Que fuja do perfil?
Se for isso, boa a idéia, mas digamos que vai virar uma zuera, pq se tem perfil (gerente, atendente, estagiario), é para o funcionario se enquadrar em algum, não acha?[/quote]
A ideia é inserir na tabela Permissoes todas as permissões do sistemas (Incluir Usuario, Excluir Usuario, Pesq. Usuario, Incluir Perfil…etc) Na tabela Perfil tu cadastra somente o perfil e na tabela PerfilPermissao tu associa todas as permissoes ao perfil… até ai ok? O usuario que tiver este perfil vai ter estas permissoes associadas… supondo que o usuario gerente de determinado setor da empresa precisa de uma permissao especifica do modulo financeiro e não tem a necessidade de adicionar esta permissao ao perfil tu podes somente associar a permissao ao usuario através da tabela PermissaoUsuario.
Se tiver alguma duvida da um tok…
abs
[/quote]
Então, essa forma é boa sim, aqui na empresa o sistema é feito assim, porém o perfil não fica sendo do usuário, e sim, um pacote de permissões…
Com certeza essa forma é mais flexível, entretanto aqui por ser flexivel vira uma bagunça, pois tem gente que tem permissão que não deveria…
De qualquer forma acho que vou adotar esta opção, mas por enquanto não vou disponibilizar no sistema a função de permitir acessos fora do perfil… ai se no futuro neessitar, o programa e o banco ja estão criados da maneira mais dinâmica.
Thanks