Tabelas

[size=18][color=violet]Tenho uma tela de cadastro de funcionarios, onde tenho nome, setor, codigo e outros…
quero fazer outra tela onde aparecem os campos nome, setor, codigo, erros e acertos(tipo assim), mas os dados dessa tela vão para outra tabela no sql…mas para registrar as ocorrencias preciso dos dados nome, setor e codigo que estão na primeira tabela…o que posso fazer ?? alguém pode me ajudar pf ?? :cry: :roll: [/color][/size]

Que confusao, ou ficou confuso tua pergunta ou esta letra rosa e grande atrapalhou no entendimento :smiley: :smiley:

Mara,

Você poderia melhorar sua pergunta para que possamos ajudar? Como igor_ks falou a pergunta está realmente confusa, pois não se consegui entender o objetivo da mesma.

Porém, veja se é dessa forma que você pensa?

Você tem duas tabelas, sendo que a nova tela que será criada na hora de persistir as informações no banco deve ter como referência os dados dos campos da tabela 1 (nome, setor e código).

Caso seja mais ou menos isso e esteja trabalhando com um banco no modelo relacional realize um INNER JOIN (no SELECT) ou um cláusula WHERE (no SELECT ou INSERT) em sua instrução SQL para que seja realizadas as comparações.

Aguardando maiores informações.

Concordo com o igor_ks
Elabore a pergunta de maneira que fique mais compreensível e, por favor, não use letras coloridas.

salva os dados da 1ra. no BD e chama na 2da. resolvido.

Bom…
tenho uma tela de cadastro…onde tem os campos nome, cargo, telefone…usuario e senha…preciso inserir os primeiros na tabela “funcionario”(já estão sendo inseridos) e usuario e senha na tabela “login”…no mysql… mas não sei como fazer isso…

salvei na mesma tabela…mas ficou desorganizado…isso tem algum problema ??

depois preciso das informações usuario e senha para usar na tela de login…por isso não queria deixar na mesma tabela… :wink:

Mara, enquanto haver problemas em deixar tudo numa mesma tabela ao meu ver, não tem, porém como você mesmo falou fica desorganizado. Então, conforme você citou, faça a tabela de login com uma chave estrangeira que será a chave primária da tabela funcionário para que se possa ter uma referência da mesma, dessa forma, realize a persistência dos dados da mesma forma que você fez para cadastra o funcionário, podendo ser dentro do mesmo método cadastrar do código que fica por trás da tela, tendo a devida atenção de fazer na parte DAO dois métodos insert’s, um para cada tabela e a classe MODEL para cada tabela.

Até mais.

Como faço dois inserts ?? :?

Bom, como não sei qual o padrão que você usa para desenvolver suas aplicações, exemplificarei como se você usa-se o padrão MVC (Model-View-Controller).

Na packager DAO, onde irá persistir os dados, você criará um classe contendo métodos de adicionar, remover, listar, alterar, atuallizar, etc. Então um pequeno exemplo é:

package Model;

public class Login{

   private String login;
   private String senha;

   public Login(){
   }

   //Declarar a partir daqui os métodos gets e sets dos atributos dessa classe
}

Agora na package DAO crie uma classe os métodos para persistir os dados.

package DAO;

public class Dao{

   private Connection conexao;
   
   public Dao(){
      this.conexao = Conexao.getConexao(); //Para iniciar a conexão você deverar ter criado a class que realiza a sua conexão com o seu banco
   }

   public void adicionar(Login log){

         String sql = "INSERT INTO login (login, senha) VALUES (?, ?)"; //Instrução SQL para adicionar um login e senha
         PreparedStatement stmt = this.conexao.prepareStatement(sql);
         
         stmt.setString(1, log.getLogin());
         stmt.setString(2, log.getSenha());

         stmt.execute();
         stmt.close();
    }

// ai você deve fazer o mesmo com a tabela funcionario. Bom sei que está meio que complicado de entender, mas veja isso e pesquise sobre tal modelo.

Valeu apena também buscar alguns vídeo-aulas no you tube.

E por ai vai… até mais. Espero ter contribuído…