Tarifação Telefônica

Olá a todos,

Estou desenvolvendo um Trabalho de Conclusão de Curso para a faculdade, que é um Sistema de Gerenciamento de Hotel, porém, me deparei com um “pequeno” problema, como eu faço o controle de ligações dos hóspedes, por exemplo, um hóspede em seu quarto tem telefone liberado para fazer ligações do modo que quiser, e eu gostaria de saber como faço para controlar estas ligações, eu sei que preciso utilizar um PABX, porém não conheço nada de pabx, não sem nem como funciona. Gostaria de uma ajuda para escolher um modelo de PABX, não muito caro, e que sirva para o objetivo, a solução perfeita seria um simulador de pabx, porém nunca ouvi falar nesta solução.
Então minhas perguntas são:
->Qual o melhor modelo de PABX para sa fazer isto? Ou com qualquer aparelho eu consigo controlar as ligações, duração e número chamado?
->Como eu faço para realizar a comunicação entre o PABX e a aplicação Java, para pegar os dados?

Eu não gostaria de códigos, e sim de explicações e/ou referências somente.

Obrigado pela Ajuda!!

PS.: Aplicação Desktop

Meu caro,

Há muito tempo atrás eu comecei um projeto com o PABX LG-NORTEL IPLDK-60(mudei de emprego antes de terminar) , a comunicação era feita via Telnet (porta 21) , de forma que cada ligação gerava um registro com o ramal,nº de destino,duracao e outras coisas.

Normalmente o fabricante vende em separado o programa tarifador -feito em delphi/vb que tem todo controle de ligações e cominuca via portal serial do pabx mas costuma ser caro.
Sobre preço não sei te dizer ams acredito que um pabx ip não seja barato

Veja, implementar uma infraestrutura de telefonia não é barato, com certeza.

Você tem duas opções:

Gastar muito em PABX e pouco nos telefones (usando infraestrutura de linha analógica convencional) ou gastar pouco em PABX e gastar mais nos aparelhos de telefone (usando uma rede IP para isso).

Na empresa onde trabalho, implementamos recentemente um PBX IP, usando uma máquina bem modesta (um micro comum, que vale menos de 500 reais) e usando o Asterisk como servidor VoIP.

Fizemos controle de duração de chamadas, caixa postal, auto-atendimento (“para fazer tal coisa, pressione 1…”) e gravação de chamadas, salvando tudo em um BD MySQL para geração posterior de relatórios.

Vou ser bem sincero: o custo de implementação é bem baixo e não é muito complicado (seguindo bons tutoriais é simples, inclusive).

Agora estamos trocando a “frota” de telefones analógicos por telefones IP, celulares usando SIP e softphones. Essa é a parte mais cara do processo, visto que cada telefone IP custa pelo menos R$ 150,00.

Porém, considerando a economia na conta telefônica e que vários funcionários já tem smartphones com suporte a SIP, é uma mudança que vale a pena.

Bem, levando tudo isso para a sua realidade, sugiro o seguinte: como não passa de um TCC, configure um servidor Asterisk e use outros micros com softphone para fazer demonstrações. Sairá praticamente de graça.

Com o servidor VoIP configurado para salvar registros em um banco de dados (MySQL, por exemplo) esses dados são facilmente acessáveis a partir do seu sistema.

Marco,

Justamente essa manhã estava pesquisando sobre softphone, uma ferrementa ue eu não conhecia, e, no meu caso, ele resolve o problema, agora, você sabe me dizer se um servidor Asterisk é muito complicado de se configurar, para ajudar eu não tenho muitos conhecimentos de linux, e outra coisa, você me recomendaria algum softphone de uma empresa específica para acessar o Asterisk.

Existem vários tutoriais excelentes na Internet sobre o assunto, tornando a tarefa de configuração não muito complexa.

Entretanto, uma coisa é certa: é preciso uma certa familiaridade com o ambiente Linux.

Quanto ao softphone, recomendo um gratuito, opensource e multiplataforma, Ekiga (quando eu disse que um projeto desses saia praticamente de graça era verdade :slight_smile: ).

Outra boa dica de servidor VoIP: 3CX (eu uso ele no meu TCC). Ele roda no Windows, e é extremamente simples de configurar.
E para softphone, recomendo o SIP Communicator, que diferentemente do seu nome, suporta vários outros protocolos de sinalização VoIP, não só o SIP.

edit: Os dois são gratuitos. O SIP Communicator é open source até.

É, já que o Linux é necessário, vamos corre atrás dele né…

Obrigado pela ajuda,

Acho que problema resolvido

[quote=clone_zealot]Outra boa dica de servidor VoIP: 3CX (eu uso ele no meu TCC). Ele roda no Windows, e é extremamente simples de configurar.
E para softphone, recomendo o SIP Communicator, que diferentemente do seu nome, suporta vários outros protocolos de sinalização VoIP, não só o SIP.

edit: Os dois são gratuitos. O SIP Communicator é open source até.[/quote]
O SIP Communicator também é outro ótimo programa.

Não conhecia esse servidor, o 3CX. Onde trabalho todos os servidores e vários clientes são Linux, por isso nem procuramos nada além do Asterisk, mas parece interessante. Bom saber que existe essa opção também.

Apesar que… vendo o PDF que detalha as especificações do servidor, a edição gratuita tem pouquíssimas funções além das chamadas propriamente ditas. O Asterisk faz tudo que a versão paga (e bem paga, uns 4 mil dólares para 60 usuários) faz e ainda mais.

Mais uma pergunta, com estes SoftPhone’s eu consigo realizar ligações para telefones fixos e/ou celulares?
Eu encontrei uma empresa, a TPad, que o produto dela possui esta funcionalidade, mas é pago :frowning:
O Ekiga ou o Communicator permtem esse tipo de comunicação?

Para fazer isso você precisa contratar uma conta VoIP em um provedor. Uma possibilidade (que usamos onde trabalho) é o Vono (http://www.falevono.com.br/).

O servidor Asterisk faria o trabalho de comunicação interna (entre ramais) e para ligações externas ele usaria linha VoIP contratada (como é em um PABX convencional).