Tatuagens em lugares visiveis e emprego

Faço ciências da computação e eu tenho muita vontade de fazer uma tatuagem no pescoço ( parte da frente) porém tenho medo de futuramente ter muita dificuldade para achar emprego, queria saber se alguns de vocês tem algum tatuagem em algum lugar visível como rosto, pescoço e mãos e se isso já influenciou na entrevista de emprego

Porque não faz na ponta do nariz a logo do Java vai ficar legal.

Brincadeiras a parte tem que entender aonde voce quer atuar,

Se fosse pra tatuar um simbolo eu tatuaria o pinguim do linux kkk

Mas piadas a parte, Você pode me falar as áreas que não tem importância o uso de tatuagens ?

sinceramente, acho q vai atrapalhar a arrumar emprego sim, eu tenho cabelo grande e ja atrapalhou… mas não acho q você deva deixar de fazer não…

Olha, eu não tenho problema nenhum com tatuagens, mas minha opinião infelizmente não é a realidade do resto… rsrsrsrs

Você deve imaginar que tem MUITO preconceito com pessoas tatuadas, ainda mais em áreas tão visíveis como rosto/pescoço. Na área de TI talvez seja um pouco menos, mas com certeza existe.
Não acho que seja impossível conseguir emprego com essa tatuagem, só acho que será bem mais difícil.

Mas é você quem deve decidir oque é mais importante para você.
Eu também gostaria de fazer uma tatuagem, mas já ponderei, e para mim pesou mais a opção de não fazer, pelo menos por enquanto, enquanto estou no inicio :P.

Se for num google da vida… eles de fato não ligam hauhauuh

A pergunta “Há discriminação contra pessoas tatuadas no mercado de trabalho?” tem uma resposta muito simples: em algumas empresas ela existe, em outras não; teoricamente se resolver fazer a tatuagem vai abrir mão dessa primeira fatia. A decisão é inteiramente pessoal, depende do tamanho da vontade e de que perfil de empresa você almeja trabalhar.

Essa é sem dúvida a decisão mais sensata, por dois motivos (1) Se você se esforçar pode chegar a um ponto da carreira em que sua qualificação obrigará os contratadores a fazer certas concessões porque precisam de sua mão de obra. (2) As tatuagens estão se tornando mais comuns, a tendência é que a resistência em relação a elas diminua.

Isso seria a maneira racional de agir, mas não dá para falar de racionalidade em uma atividade que envolve uma máquina enfiando agulhadas no seu corpo por várias horas seguidas e vc ainda sai feliz com isso :smiley:

Se voce fosse se tornar web designer não teria problemas, pois são considerados “descolados”. Mas para analista/desenvolvedor influência sim negativamente, dependendo da empresa.

Até hoje procuro entender o benefício que uma tatuagem traz para o cara. Curiosidade e respeito, apenas isso. Tanta gente tem tatuagem que deve ter algum benefício aí que eu não entendo.

Acho que a forma como o gomesrod fez a pergunta deixa a questão clara: é discriminação.

Existem sim empresas que discriminam pessoas: por terer tatuagens, por serem mulheres, por serem homossexuais, por raça, etc.
Podem argumentar que são tipos bem diferentes, mas no fim, nenhum dos fatores acima dita sua competência no trabalho.

Como todos temos que pagar contas, em certos momentos (como início de carreira) temos que nos sujeitar a essas coisas.

Mas para os mais influentes/experientes seria muito bom que evitassem esse tipo de lugar e principalmente, espalhassem a idéia de como esse comportamento é ruim.

Também não entendo a importância disso para a vida de uma pessoa. Mas isso pode vir do ciclo de convivências, costumes ao redor, algo que se espelha ou é fã, fazendo determinada coisa parecer importante, se “sentindo melhor” com aquilo ou tendo orgulho diante de sua “tribo”, por mais que na prática seja só ilusão ou representação. Mas cada um faz o que quiser com seu próprio corpo, além de tatuagem, se quiser furar o corpo pra colocar aqueles pregos, espetos e afins. Só não quero ter filhos… essa geração tá impossível…

[quote=AbelBueno]Acho que a forma como o gomesrod fez a pergunta deixa a questão clara: é discriminação.

Existem sim empresas que discriminam pessoas: por terer tatuagens, por serem mulheres, por serem homossexuais, por raça, etc.
Podem argumentar que são tipos bem diferentes, mas no fim, nenhum dos fatores acima dita sua competência no trabalho.

Como todos temos que pagar contas, em certos momentos (como início de carreira) temos que nos sujeitar a essas coisas.

Mas para os mais influentes/experientes seria muito bom que evitassem esse tipo de lugar e principalmente, espalhassem a idéia de como esse comportamento é ruim.[/quote]
Mas são conflitos de costumes e gerações. Por exemplo, supondo que fulano tatuado vai fazer uma entrevista numa consultoria, por mais que essa empresa não esteja nem ai pra tatuagem ou piercing do cara, independente do entrevistador gostar ou não pois o que importa pra ele é a competência, ele pode não ser contratado por precisar visitar clientes onde o nível de formalidade é muito alto e possuindo pessoas de gerações mais avançadas que tem a mente totalmente fechada para isso.

Atrapalha sim. Há contratadores conservadores e há clientes conservadores.
Mesmo que você ache um contratador liberal, ele jamais vai te colocar numa posição que tenha que lidar com um cliente conservador - o que pode te comprometer seriamente no futuro da sua carreira. Também prejudica a entrada na carreira docente - mesmo que você não pense em dar aula hoje, você não pode prever o dia de amanhã.

Pior que atrapalha. Na empresa onde estagio tem algumas pessoas com tatuagens visíveis, algumas até grandes, tem um cara com um braço totalmente fechado de tatuagens.

A empresa até é liberal, mas acho difícil esse pessoal conseguir cargos maiores, como gerência por exemplo…

Enfim, tatuagem é um assunto muito delicado ainda. Eu particularmente gosto, não tenho nenhuma, tenho interesse em fazer mas ainda não achei nada que vale a pena eternizar na pele. A tatuagem é discriminada ainda porque a maioria das pessoas faz desenhos que não tem significado algum, vide a monumental quantidade de dragões tatuados nas pernas afora…

Alguns comentaram do benefício que uma tatuagem possa trazer. Realmente eu não saberia dizer algum. Isso é algo muito pessoal, tem gente que quando perde um ente querido vai todo mês no cemitério levar flores no túmulo da pessoa que sei foi, outros preferem fazer uma tatuagem com um tema que remete à lembrança em questão. Só acho errado querer julgar a pessoa que tem várias tatuagens soltando essa de “não sei qual benefício isso te traz”. Por ser algo muito pessoal, é difícil de ser julgado, e geralmente a primeira impressão nunca coincide com as reais intenções e caráter da pessoa…

Tenho o cabelo comprido e conheço vários colegas de trabalho com tatuagens visíveis, certamente existem empresas que possuem uma postura mais conservadora, mas isso está mudando.
Desde que não seja um pentagrama com o Baphomet gritando no pescoço, acho que não terá problema.

Você estará acrescentando um item a mais a ser avaliado. Poderá ser positivo ou negativo, dependendo da pessoa que estiver do outro lado.
A importância desse item vai depender do seu talento, da sua qualificação e da sua competência. Então, o problema pode ser no início da sua carreira: afinal, como saberão das suas qualidades?
Não se esqueça de avaliar como isso poderá afetar o seu plano de carreira, como será avaliado para um cargo de chefia, gerência, etc. E como ficará se tiver que trabalhar com vestimentas formais: terno e gravata, por exemplo.
Mas, quem liga para o corte do cabelo do Neymar? É claro, enquanto estiver jogando como está. Quantos técnicos usam cortes de cabelo como o dele?
Ter características fora do considerado padrão nunca é neutro. Engana-se quem achar o contrário.
Avalie bem, e assuma as consequências. É sempre assim.
Boa sorte!

[quote=signozes]Se fosse pra tatuar um simbolo eu tatuaria o pinguim do linux kkk

Mas piadas a parte, Você pode me falar as áreas que não tem importância o uso de tatuagens ?[/quote]

Qualquer área onde seu conhecimento, ao invés de sua aparência, é considerado o diferencial.

[quote=JDesenvolvedor][quote=signozes]Se fosse pra tatuar um simbolo eu tatuaria o pinguim do linux kkk

Mas piadas a parte, Você pode me falar as áreas que não tem importância o uso de tatuagens ?[/quote]

Qualquer área onde seu conhecimento, ao invés de sua aparência, é considerado o diferencial.[/quote]

Lembrando que conhecimento não é condição suficiente para manter o emprego, outros fatores, como relacionamento interpessoal, capacidade de trabalhar em equipe (o famoso “espírito de equipe”), relacionamento hierárquico e flexibilidade para mudanças também são considerados.

[quote=alcionj]
Tenho o cabelo comprido e conheço vários colegas de trabalho com tatuagens visíveis, certamente existem empresas que possuem uma postura mais conservadora, mas isso está mudando.
Desde que não seja um pentagrama com o Baphomet gritando no pescoço, acho que não terá problema.[/quote]

De qualquer forma, ao falarmos de carreira estamos falando em anos no mercado de trabalho. Estamos falando em mobilidade na profissão e ter associado a você qualquer fator polêmico é um risco.

É bom lembrar que parte das profissões não vão lidar somente com sua percepção frente ao contratador, mas também, com a possibilidade de você ter que lidar com a percepção dos clientes. Nesse caso o risco se multiplica, já que um contratador irá imaginar o pré-conceito de cada cliente que ele tem associado à você. E isso não se aplica apenas a tatuagem. Piercing, alargadores, cortes de cabelo, fumo, obesidade… qualquer fator desses irão atrapalhar em maior ou menor escala. Infelizmente, mesmo fatores pré-conceituosos que não podem ser evitados, tais como sua opção sexual, seu sexo ou sua cor podem ser um problema.

Quando se fala de carreira, é importante não pensar só no próximo emprego. Mas sim, em todos os empregos que você um dia terá. Da possibilidade de você trocar de foco a medida que sua carreira evolui. De você refazer certas escolhas. Esse raciocínio vale também para outros fatores, como o salário. Sair de uma empresa para outra, por um salário um pouco melhor, nem sempre é lucrativo. A outra empresa pode trabalhar com tecnologias obsoletas ou muito pouco usadas e literalmente te retirar do mercado de trabalho no longo prazo - e aí o salário aparentemente legal te ferrou.

Em resumo. É óbvio que se um dia você for um ícone na área, poderá combater pré-conceitos e manter seu sucesso - mas se tornar um ícone é um pré-requisito para isso. Até lá, é sim um fator que pesará negativamente: será que o Neymeyer teria as chances que teve se estivesse de tatuagem, piercing ou se vestisse como um gótico? Acho pouco provável.

O fato é que, não vejo muitos contratadores que considerariam uma tatuagem como um diferencial positivo para alguém, mas consigo ver vários que pensariam que isso é um ponto negativo. E, se alguém realmente quer se tatuar, tem que estar ciente de que o saldo dessa balança é contra, e não a favor.

[quote=A H Gusukuma]
Lembrando que conhecimento não é condição suficiente para manter o emprego, outros fatores, como relacionamento interpessoal, capacidade de trabalhar em equipe (o famoso “espírito de equipe”), relacionamento hierárquico e flexibilidade para mudanças também são considerados.[/quote]

Tem razão. Acredito mesmo que depende do perfil da empresa.

Já trabalhei em empresas que haviam tatuados, e até punk com cabelo moicano!