Pessoal, como medir a taxa de eficiência em % de uma aplicação web?
De que tipo de eficiência você está falando? Usabilidade? Desempenho?
Abraço.
Terra Skilll, desempenho… na verdade tenho uma ideia em relação há isso… que seria no tempo de resposta da aplicação exemplo conforme o tempo de resposta aumenta diminui a eficiência/desempenho.
Abraço!!
Cara dificil de responder, se eu entendi bem , até porque isto depende até da hospedagem.
Sim, a ideia é trazer um entendimento aqui pro fórum, pois isso demanda muitas coisas, mais é um ponto importante para uma aplicação…
Mas você está com esse problema ou quer iniciar uma discussão sobre o assunto?
A velocidade de um site varia conforme muitos critérios, e em alguns casos alguma demora é justificável, mas obviamente que, quanto mais rápido, melhor.
A métrica mais simples é quanto tempo uma página inteira leva para carregar, incluindo itens dinâmicos (como conteúdo carregado via ajax). No Chrome, dá pra conferir isso nas ferramentas de desenvolvedor, nas abas Network (ver o quanto é trafegado) e Performance (ver o processamento dos elementos carregados).
O Google também tem o Lightouse, que avalia diversos pontos, como desempenho, acessibilidade, segurança, já sugerindo possíveis correções.
A partir daí, não tem uma regra única. É preciso avaliar cada elemento possivelmente problemático e ver como ele pode ser resolvido, dependendo do estilo do site.
Por exemplo, o carregamento de imagens o menor possíveis sempre é bom, evitando o redimensionamento via css de imagens enormes, ou mesmo usando thumbnails e só carregando imagens maiores ao clicar para ampliar.
Fontes e outros elementos (como o jQuery) podem se beneficiar do uso de cdn’s, que evitam sobrecarregar a rede do seu servidor e podem até ser mais rápidos do que ele.
Consultas ao banco podem ser melhoradas por índices ou outras otimizações, ou mesmo retornar dados paginados, ao invés de toneladas de dados de uma vez só.
Abraço.
Vamos la
Vc vai precisar coletar métricas.
Agora % de eficiência é um termo ruim. Existem 2 termos que vc precisa conciliar: escalabilidade e performance
Na performance mede-se o tempo para processar requests, o tempo de renderização da página, o gasto com cpu, memória, disco, etc.
Isso te afeta financeiramente pois se vc usa muita cpu, vai precisar de máquinas mais caras. Um tempo excessivo de resposta pode fazer pessoas abandonarem a aplicação.
Cada aspecto da performance tem um impacto diferente. O q é mais relevante: usar menos cpu ou carregar mais rápido?
Alias essas coisas estão interligadas: se vc precisa fazer muito I/O então o request vai demorar.
Escalabilidade é vc entender como esses itens de performance variam conforme o tráfego: o q muda se vc tem 1000 ou 2000 usuários simultâneos? E 10k? 100k?
Toda a aplicação web têm gargalos. Identificar demanda monitoramento e profiling. Vc talvez não consiga atender uma demanda muito grande pois o seu gargalo pode ser cpu e isso custa $
Dê significado aos números. Não perca tempo minimizando JavaScript se o problema é acesso a banco de dados.
A aplicação nunca será perfeita. Mas vc precisa saber onde pode dar ruim e onde pode te trazer $ (ganhar ou deixar de perder)
Peczenyj, obrigado por colaborar… realmente esses pontos são importantes a si considerar. Outra coisa por um acaso vocês teriam algum modelo de relatório de aplicação web, levando em consideração essas partes mencionadas aqui.