TCC sobre Extremme Progamming, estou sem um foco ainda. Aceito sugestões

Oie a todos.
Conheço XP e quero fazer meu TCC sobre isso, porém ainda não consegui acertar o foco principal, pensei em falar de XP focado nas dificuldades iniciais que ela provê. Ou talvez focar em quais são os lados positivos de adotá-la. Mas no geral ainda estou confusa no foco, no que centrar minha pesquisa.

Sugestões?

Oi,

Comece utilizando a escrita corretamente: Extreme Programming.
Obs: Estou falando isso pq uma vez errei no titulo do meu TCC e quase fui morta pelo meu professor hahaha

Esse é um assunto muito interessante… e existe pesquisas enormes sobre isso!
Procure entender o pos-contra deste assunto.

A medida que você for fazendo seu tcc escrito, poderá posta-lo em algum link para verificarmos se está bom ou o que poderá ser melhorado, ok?

Tchauzin!

Olá … Sobre TCC/Monografia vou t dar uma dica q (finalmente) aprendi esses tempo:

TCC/Monografia/Dissertação/Tese ao meu ver são trabalhos científicos (claro q cada um no seu nível). Qdo fui escolher um tema para o meu TCC (isso há algum bom tempo já) eu comecei a procurar sobre temas relevantes na atualidade e coisa e tal até optar por algo q me interessasse … e é sempre aquela dúvida sobre o q fazer e msmo depois q a gente já sabe um tema (como é o seu caso com XP), ainda, como vc msma disse, precisa delimitar melhor e tals … não é msmo?? Então qual é a dica q eu quero t passar? Agora em 2008 qdo fiz minha Monografia d pós, e mais especificamente depois d concluí-la me caiu a ficha definitivamente q esses trabalhos a princípio existem para, digamos assim, resolver algum problema, responder alguma questão. Por isso comentei no início q são trabalhos científicos. Ciência ta aí na busca d soluções, respostas. E se vc busca resposta para alguma coisa provavelmente há uma pergunta a ser respondida, certo? … Pois bem, hj digo então q o q aprendi foi que ao escolhermos um tema para TCC e afins, temos q partir d uma questão, um problema, ou seja, escreve-se um trabalho desses para resolver/responder algo, afinal não é a curiosidade q move a Ciência?? … No seu caso, vc comentou sobre os pontos positivos de se utilizar XP por exemplo … Ninguém precisa fazer algo inédito sempre, mas penso q já há bastante material por aí falando sobre isso, porém td depende do enfoque q vc dá ao seu trabalho … assim, como já disse vamos tentar partir d algum problema/questão sobre XP, como por exemplo:

Qual a adoção real d XP hj no mercado? (Trabalho tipo entrevista, pesquisa d campo, sei lá, aí entra o papel do teu Orientador)
Como adaptar XP para equipes grandes?
Comparativo na adoção d XP entre um Projeto grande e um pequeno: em qual deles XP é mais indicado?
Programação em par (ponto polêmico no XP), percepções d quem utiliza e d quem a considera desnecessária e prejudicial

Em tempo, nao sou nenhum expert em XP, então posso ter sugerido alguma bobagem ali nas questões, mas a intenção era q vc pegasse o espírito da coisa no sentido d partir d uma questão/problema, aí a partir desse questionamento vc desenvolve td o trabalho, pq obviamente o sentido em desenvolver o trabalho estará em responder a questão inicial. E vc irá procurar td a fundamentação teórica e tals necessários à resolução da questão … Ta aí o q, ao meu ver, é um TCC/Monografia … essas coisas …

Espero ter ajudado …

dar uma olhada na minha monografia sobre refactoring, tem relacao com xp.

http://blog.camilolopes.com.br/?page_id=1067

[quote=Mak]Olá … Sobre TCC/Monografia vou t dar uma dica q (finalmente) aprendi esses tempo:

TCC/Monografia/Dissertação/Tese ao meu ver são trabalhos científicos (claro q cada um no seu nível). Qdo fui escolher um tema para o meu TCC (isso há algum bom tempo já) eu comecei a procurar sobre temas relevantes na atualidade e coisa e tal até optar por algo q me interessasse … e é sempre aquela dúvida sobre o q fazer e msmo depois q a gente já sabe um tema (como é o seu caso com XP), ainda, como vc msma disse, precisa delimitar melhor e tals … não é msmo?? Então qual é a dica q eu quero t passar? Agora em 2008 qdo fiz minha Monografia d pós, e mais especificamente depois d concluí-la me caiu a ficha definitivamente q esses trabalhos a princípio existem para, digamos assim, resolver algum problema, responder alguma questão. Por isso comentei no início q são trabalhos científicos. Ciência ta aí na busca d soluções, respostas. E se vc busca resposta para alguma coisa provavelmente há uma pergunta a ser respondida, certo? … Pois bem, hj digo então q o q aprendi foi que ao escolhermos um tema para TCC e afins, temos q partir d uma questão, um problema, ou seja, escreve-se um trabalho desses para resolver/responder algo, afinal não é a curiosidade q move a Ciência?? … No seu caso, vc comentou sobre os pontos positivos de se utilizar XP por exemplo … Ninguém precisa fazer algo inédito sempre, mas penso q já há bastante material por aí falando sobre isso, porém td depende do enfoque q vc dá ao seu trabalho … assim, como já disse vamos tentar partir d algum problema/questão sobre XP, como por exemplo:

Qual a adoção real d XP hj no mercado? (Trabalho tipo entrevista, pesquisa d campo, sei lá, aí entra o papel do teu Orientador)
Como adaptar XP para equipes grandes?
Comparativo na adoção d XP entre um Projeto grande e um pequeno: em qual deles XP é mais indicado?
Programação em par (ponto polêmico no XP), percepções d quem utiliza e d quem a considera desnecessária e prejudicial

Em tempo, nao sou nenhum expert em XP, então posso ter sugerido alguma bobagem ali nas questões, mas a intenção era q vc pegasse o espírito da coisa no sentido d partir d uma questão/problema, aí a partir desse questionamento vc desenvolve td o trabalho, pq obviamente o sentido em desenvolver o trabalho estará em responder a questão inicial. E vc irá procurar td a fundamentação teórica e tals necessários à resolução da questão … Ta aí o q, ao meu ver, é um TCC/Monografia … essas coisas …

Espero ter ajudado …[/quote]
Concordo em gênero, número e grau.

É necessário escolher o tema pensando também no problema que você quer resolver. Depois você fará uma pesquisa para resolver esse problema - é aí que entra a metodologia empregada: pesquisa bibliográfica, laboratorial, etc - e finalmente analisará os resultados e chegará às conclusões. Esse é o espírito da monografia. Muita gente pensa que é só falar sobre um tema e apresentá-lo, mas chega na hora e a pessoa toma pau da banca porque tudo o que ela fez foi uma aula sobre o tema, mas não tinha nenhum problema de pesquisa e o pior, não chegou a conclusão nenhuma. Então qual foi a contribuição aqui?

E reforço o que o Mak falou, que não precisa ser um problema inédito. Isso é coisa pra doutorado.

Uma pessoa que conheço, por exemplo, resolveu fazer a monografia sobre TV digital. Quando foi apresentar um trabalho deu uma aula de TV digital, mas… E o problema de pesquisa? E as conclusões? Essa pessoa preparou uma apresentação de aproximadamente 20 slides, onde apenas 1 falava sobre o problema e outro sobre as conclusões. Além disso, estourou o tempo porque tinha muita coisa pra falar. Esse não é o foco, a banca não precisa ter uma aula do conteúdo do referencial teórico, até porque eles já leram o trabalho antes da apresentação (teoricamente).

Converse bastante com seu orientador sobre o que a instituição espera de um TCC.

Oi Carol,

Então, como já disseram, tente resolver um problema.
Li um artigo do Jeffrey Ullman que ele fala justamente sobre como orientar e como ser orientado.
É muito interessante.

Se vc tiver acesso a biblioteca da ACM na sua faculdade, o DOI do artigo é http://doi.acm.org/10.1145/1467247.1467260
Ele saiu na ACM Communications de março desse ano.

Lá ele discute o que faz um orientador ser bom ou não e o que torna um orientado um aluno diferente dos outros. O que mais me tocou durante a leitura foi quando ele disse que o que devemos buscar é o que precisa ser feito e não o que pode ser feito. O artigo discute isso em relação a doutorado, mas na minha opinião serve para tudo.

Sendo assim, tente procurar algo que precisa ser feito, ao invés de algo que pode ser feito entende?

[]´s

A dissertação de mestrado do Vinícius Manhães Telles foi sobre XP. O link pra ela é esse improveit.com.br/xp/dissertacaoXP.pdf .

Seria interessante, por exemplo, desenvolver algo (bem básico) sem usar XP. Depois, re-desenvolver usando XP e apontar quais os verdadeiros benefícios da metodologia (porque é muito mais fácil você falar de algo que já presenciou do que algo que somente leu - principalmente em computação, que tem bastante coisa teórica e prática ‘coladas’).