Olá, pessoal.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual seria a melhor opção ou se não vale a pena fazer nenhum deles.
Eu curso bacharelado em sistemas de informação, então não poderia começar a pós agora. O objetivo de querer fazer o curso é um pouco por hobby, mas também para tentar tirar uns projetos do papel e quem sabe até arrumar algum trabalho na área.
•O curso técnico seria no SENAC e pelo que vi a carga horária é de 1000 horas.
•A pós eu olhei em algumas universidades e aparentemente todas são menos de 500 horas.
Alguém por aqui já fez? Acham que vale a pena fazer?
Edit: Não sei se me expressei bem, então vou tentar resumir.
Se pudesse escolher fazer o curso técnico ou a pós em jogos digitais qual você faria e por qual motivo?
Defina teus objetivos. Depois decida como chegar lá.
Desculpa, não entendi a relação do que falou com o que eu perguntei. Talvez eu tenha me expressado mal.
Se pudesse optar em fazer um curso técnico ou uma pós em jogos digitais qual você faria e por qual motivo?
Você já definiu teus objetivos, por exemplo, o que quer estar fazendo daqui 10 anos?
Se sim, qual dos dois cursos é mais coerente com o que você quer?
Se você entende que um curso técnico é o que te atende melhor, faça.
Apenas, lembre-se que as grades (ementas) devem ser bem diferentes.
Se fosse para eu fazer? Preferiria a pós. Salvo se o tal curso técnico focasse em algo que fosse diferente, de alguma forma.
Eu, no seu lugar, faria a pós.
Depois, dependendo da ementa/grade do curso do Senac, eu faria esse curso, mas antes iria verificar se consigo aprender o conteúdo pela internet ou se realmente é necessário/importante esse curso no Senac.
Na verdade, nenhum dos 2 é mais ou menos coerente com o que eu desejo estar fazendo daqui a 10 anos, mas sei que em 10 anos muita coisa pode mudar e temos que nos adaptar. É mais um hobby e tentar tirar uns projetos do papel. Se um dia tiver oportunidade de trabalhar em uma empresa na área, legal, se não tiver, tudo bem.
O interesse em fazer um dos 2 cursos seria para ajudar a trabalhar algumas habilidades e conhecer algumas ferramentas e unificar os conhecimentos na criação de um jogo. As habilidades e ferramentas que desejo trabalhar seria em relação a parte gráfica, áudios, level design e unir a parte de programação que é a parte que gosto mais. E achei 500 horas a mais no curso técnico uma diferença muito grande.
Por qual motivo faria a pós?
O técnico eu posso começar agora, a pós eu ainda teria que esperar um pouco.
Por qual motivo veria se consegue aprender o conteúdo pela internet primeiro? Dinheiro?
Eu faria a pós primeiro pois:
- Conteúdo da faculdade ainda ta fresco, isso ajuda na pós;
- Oportunidade melhores de trabalho;
- Aumento salarial;
- Aprendizado será usado no seus projetos;
- Metade do tempo do curso do Senac, acaba antes e vc colhe os frutos mais cedo;
Na minha opinião, não se programe para 10 anos, se programe para uns 2 anos.
Hoje tudo muda e se reinventa muito rápido. Logo, daqui a uns 2 anos, terá outras opções e oportunidades, coisas que usamos hoje pode já estar deprecada em 2 anos. Assim você “acompanha o andar do mundo”.
Em relação a jogos, dependendo da grade do curso, vc pode fazer pela internet, por vários motivos:
- O conteúdo está disponível free;
- Valor mais em conta;
- Tempo;
- Aulas com profissionais que estão trabalhando já na área;
- Se você manja muito de inglês, tem muito conteúdo disso na internet, tanto free quanto pago;
- Se deseja tanto assim fazer esse curso em conjunto com a faculdade E optar por procurar pelo conteúdo na internet, vai ser melhor assim pois vc faz as aulas no tempo livre q tiver, não precisa ficar cumprindo horário do Senac;
Cara, sim, se programe para 10 anos.
Mas, se programe para 2 e 5 anos, também.
É impossível estabelecer uma meta, apenas, em curto prazo.
Tudo pode mudar? Se formos nos limitar por isso, então, não faremos mais nada. Pode mudar daqui 1 minuto, 1 segundo. Você pode ir pra casa hoje e amanhã não acordar.
Logo, defina metas. Daqui 10 anos quero ter uma ferrari.
Daqui 5 anos quero uma bmw.
Daqui 2 anos um fusca.
Tudo precisa ser pautado, lógico que, tenha planos alternativos. Nunca coloque todo teu dinheiro em um só bolso.
Na verdade não. Eu vi pós de 12 meses e pós de 24 meses, mas acho que todas tinham menos 500 horas. O técnico são 15 meses. A pós eu só poderia fazer após a conclusão da graduação, o técnico eu poderia começar agora. Então eu terminaria o técnico antes da pós.
Sobre os outros pontos… Eu não descartaria fazer a pós, eu só não faria a pós na área de desenvolvimento de jogos.
Mas vou seguir o seu conselho e pesquisar para tentar achar cursos que se aproximem da grade curricular do técnico para avaliar qual seria mais vantajoso.
Conhece algum curso que seja “completo”? Que aborde game design, level design, gráficos, áudio e etc?