Tecnologia 3G

Essa seria a propaganda na época!!

Ai…pergunto para vcs, na prática é isso mesmo :?:

Como pode-se falar de 4G :?:

[quote=fabioEM]Essa seria a propaganda na época!!
[/quote]

Em alguns países a resposta é SIM!

Aqui a resposta é não, mas quem sabe com o 4G as coisas mudam.
Pra quem usa o 3G de forma esporádica como eu não é tão ruim.

[quote=asousaj][quote=fabioEM]Essa seria a propaganda na época!!
[/quote]
Pra quem usa o 3G de forma esporádica como eu não é tão ruim.[/quote]
Pode não ser tão ruim assim, porém nem sequer chega ao prometido pelas propagandas. E, outra, talvez nesses paises (Europa e USA) seja realmente assim…Mas aqui nem de longe!

4G BR = 3G USA

O problema do 4G não será só a “ultima milha”(Celular<->Rede), ja que deverão ter mais antenas do que a 3G para a mesma área de cobertura. O pior é o backbone de dados.
Com a proliferação de internet via celular estaremos consumindo muito mais dados do que hoje e isso acaba que impactando nas redes de dados de todas operadoras … o investimento deveria ser altíssimo para a instalação de novas antenas e a estruturação/ampliação de rede de transporte de dados.
É … vai ser como estar com um mustang é ter apenas uma pista de terra pra andar.

Trabalho em uma das maiores empresas de telecom do brasil, espero que ninguém de lá leia isso.

Concordo , mas eu acho que pior do que tá hoje não fica.

Sempre que vejo/ouço discussões sobre 2G, 3G e G, logo me ocorre a seguinte pergunta:

Porque o WiMax não vingou? :roll:

[quote=pzanetti631]Sempre que vejo/ouço discussões sobre 2G, 3G e G, logo me ocorre a seguinte pergunta:
Porque o WiMax não vingou? :roll: [/quote]

Vários motivos:
Em 2011 a tecnologia apresentou uma nova evolução, mas a implementada no Brasil foi a versão “inicial” 34Mb/s, a atual é 1Gbs … lembrando que WIMAX pode ser operado com alta capacidade de transmissão ou longo alcance, mas não os dois ao mesmo tempo.
Em áreas urbanas com grande densidade de prédios é necessário uma elevada quantidade de antenas o que gera um custo(aluguel/infra) elevado com a implementação de stations. Em áreas mais periféricas funciona bem, mas não é o nicho que as Telecom?s desejam.
A maior parte das estações proveem entre 1Mbs e 8Mbs em situações favoráveis.

Ao meu ver outra grande causa foi os equipamentos(stations) de qualidade duvidosa que as Telecom?s compraram da Motorola, como os países de 1º mundo estava adotando a nova geração de equipamentos, a Motorola encheu o Brasil com a linha anterior a um baixo custo.

Por causa das diversas reclamações muitos clientes foram migrados para outras plataformas que não a WIMAX.

Isso quer dizer que o WIMAX ainda pode vingar embora a bola da vez seja o HFC, vide NET. HFC pode ser implantado sem risco para a operadora de telecom devido a maturidade da Tecnologia.