Estou lendo o livro Use a cabeça! Java e me deparei com uma história em que diversos tipos de aparelhos se inter-comunicam utilizando java (ex, relógio com cafeteira, cafateira com torradeira, relógio com colar do cachorro). No final da história diz que isso é possível através da arquitetura substituta JINI.
Queria saber do pessoal se alguém ai já mexeu com isso, quais foram suas experiências, o que implementou e suas dificuldades.
Se for JNI eu ja usei mas nunca para celular, agora JINI eu não sei, tem algum material ai pra conferir?
[/quote]
É Jini ( não JINI nem JNI). É uma tecnologia semelhante a webservices mas usando RMI.
Para ME só alguns perfis suportam isso já que é necessário reflection e criação de proxies.
Na prática é muitíssimo pouco usado, se for.
Eu já usei!
Muuuuuuuito tempo atrás, quando era bolsista na faculdade, lá por 2000.
Como era ‘guri novo’… verde ainda em java, não posso te ajudar muito.
Mas o que posso falar é não emplacou… se vai emplacar um dia… hmmm… não acredito.
Eu já to ouvindo falar sobre JAVA a mais de 4 anos ( universidade e amigos) e nunca tinha ouvido ninguém falar de Jini (pelo menos não me lembro). O que achei mais engraçado é que o Jini se propõe a fazer a função que o JAVA foi criado, que é interagir com aparelhos domésticos ou de pequeno porte e logo nisso que ao meu ver é mais interessante do que WEB, ele não emplacou. Será que é pelo grau de complexidade em seu desenvolvimento ou por algum outro motivo?
Pq um belo dia imaginaram que seria util que uma torradeira se comunica-se com uma geladeira. Mas a real necessidade disso até hj não apareceu, quem sabe um dia né?
Até quando inventaram o java queriam enfiar numa TV, ou focar em applets por exemplo, mas depois se tocaram que tinha um caminho ‘enterpise’ bem mais forte, por isso q emplacou.
Soluções que são criadas por necessidade tem bem mais chance de dar certo do que as soluções que são criadas pq um loco imagina alguma coisa. Como exemplo tem o Rails, o DHH tinha nas mãos um pepinão, um sisteminha pra fazer e a melhor coisa que ele tinha era PHP!
Eu acho que não apareceu ainda porque ninguém explorou essa fatia do mercado. Já imaginou como seria interessante a geladeira informar a torradeira que pode começar a torrar os pães por que os filhos do dono da casa tão chegando da escola e gostam de comer torradas feitas na hora? Ou então a geladeira e o frizzer identificam que mesmo sendo em época de verão a temperatura do dia não está tão quente e elas automaticamente se comunicam, mudam a temperatura e mandam uma mensagem de SMS para o dono informando que a temperatura foi alterada para economizar energia. OU até então um fogão que identifica que está escapando gás e não tem nenhuma boca acesa e manda um SMS para o dono informando isso. Ou quem sabe um carro que ao perceber que existe uma pessoa dentro dele por mais de 10 min, abre a janela e evita que morra como alguns casos que já ocorreram (esse eu acho que nem precisa ser com Jini). Por ultimo, um relógio de quarto ou celular se comunicando com o ar condicionado da casa e aquecedor de banheiro informando o ar condicionado que Pedrinho vai se acordar em 1h e ele pode ir ligando no quente e o aquecedor pode ligar 50 min após o ar pq a temperatura da casa gira em torno de 6ºC e o Pedrinho sofre de asma e precisa de um ambiente quente e agradável quando se acordar.
Creio que basta pensar e imaginar um pouco e se vê muitas opções úteis para o uso do Jini.