Tecnologias a serem evitadas para o projeto dar certo

Existem tecnologias que são muito tentadoras não é mesmo?
Uma delas é o famigerado oracle ADF, já ouviram falar?
Aqui algo a respeito dele:

http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/adf/overview/index.html

Tudo muito bonito e muito lindo na teoria… a prática disso ai é bem diferente.
Promessas:
[list]peso do nome Oracle :twisted:
produtividade :roll:
facilidade :roll:
simplicidade :lol:
reuso :lol:
bla bla bla
[/list]

Pois bem, sempre todo framework possui diversas ‘vantagens’ que são utilizadas como justificativas. Ai algum maluco resolve antes de conhecer a tecnologia a fundo fazer uma aposta: pegar aquele projeto critico e importante para o cliente e jogar, tipo um jogador de Las Vegas e usar a tecnologia sem ter base nenhuma e ver no que dá.

Resultado: desastre

[size=18]A realidade:[/size]

Documentação pobre, ineficiente, ruim
Pouca ou nenhuma aceitação no mercado, logo não há profissionais qualificados para ajudar sua equipe
Suporte Oracle :lol: :lol: :lol:

Seu projeto estará fadado ao desastre mesmo pois o ADF é muito proprietário, fechado e de dificil manutenção ainda que a manutenção pareça facil a realidade não é esta!

E voce entra nos blogs gringos e se pergunta porque tudo lá ‘funciona’, bem, boa parte dos blogs é de propriedade ou tem alguma ligação com a Oracle eles iriam falar mal do proprio framework acho que não. E outra não da ibope falar que algo não funciona, dá mais ibope na internet fazer hello world e dizer que é a pedra filosofal para todos os seus problemas.

Minha recomendação de quem conhece projetos feitos com isso por arquitetos kamikazes: [size=24]NÃO USE ADF.[/size]

use qualquer coisa, swing, java puro, .net, php, delphi, c++, JSF2, struts 2 use o que for menos o ADF e seja feliz e seu projeto terá vida longa.

Este post é muito sério, depois não diga que não avisei. :wink:

Acredito que voces tambem tenham suas experiencias em tecnologias chamadas milagrosas, por favor contribuam. 8)

Também não curto estes produtos, porém o maior problema, do meu ponto de vista, é termos que, muitas vezes, utilizarmos estes produtos em projetos sem termos treinamento prévio e sem nenhuma prova de conceito ser desenvolvida sobre o produto escolhido. Isto ocorre em muitos casos devido às consultorias que “jogam” o profissional em projetos e não o ajudam com cursos para aprendizado da tecnologia que será utilizada. Some isso aos cronogramas malucos e você verá o problema… Já passei por este tipo de problema com frameworks da oracle, mas eram produtos relacionados ao portal. Depois que utilizei e tive muitos problemas resolvi sentar em casa e estudar. Após alguns “pocs” eu comecei a entender melhor o produto e vi que não era tão ruim assim. Como disse, o que ocorreu foi que fui colocado num projeto que utilizada o produto e não tive nenhum tipo de treinamento para utilizá-lo. Tive que “me virar”, e é bem diferente de quando por exemplo temos que utilizar um framework web novo, pois o que muda são as tags e tal, mas a idéia geral do framework é a mesma de algo que você já utilizou (aliás, pra que tantos frameworks que fazem a mesma coisa?). Já com ester produtos específicos a história muda. Aliás, alguns problemas eram difíceis até para os consultores da oracle que estavam no projeto na época…

Att,
Rogério

Há várias coisas que são fundamentais para o fracasso do projeto.
Não conhecer a tecnologia é o primeiro deles. Vejo muitos universitários tentando aprender algo para o TCC. No meu ponto de vista, isso é um erro. Da mesma forma, aquele arquiteto de software que se empolga facilmente com novidades, também pode “ferrar” com a cosia toda, indo pelo mesmo caminho e escolhendo algo que nem ele nem qualquer outro da equipe conhece.

Ferramentas e frameworks proprietários. Furada com certeza. E se no meio do projeto surgir um bug e o proprietário não der suporte? E se o suporte for pago? Tanto para quem está aí desenvolvendo o TCC como quem está muito focado no projeto, terá problemas.

Ferramentas e frameworks desconhecidos. Ok, pode ser que aquele framework seja o futuro da programação. Porém, documentação, fóruns e artigos especializados são fundamentais para o sucesso de uma empreitada.

Preguiça. Nada se faz sozinho (a não ser com o ruby on rails). Ir atrás de informação, buscar soluções e novos usos são partes fundamentais para um projeto evoluir.

De fato, os pontos que destaquei se encaixam muito no que foi dito pelo sparcx86, que exemplificou com o ADF da Oracle.
Mas não se prenda apenas a isto, fuja de coisas que podem te fazer andar para trás.

O problema é que muitas empresas escolhem muita porcaria paga pois se iludem na seguinte premissa: “se der merda tenho a quem processar” ou “pagando eu tenho suporte” o que quase sempre é mentira… pois o que as empresas fornecedoras de produtos fazem é oferecer cursos e certificações com um valor bem alto com a premissa de qualificar a equipe… ou seja o que querem é ganhar de todo jeito as custa de quem compra seu produto.

Processa p… nenhuma. Engolem guela abaixo e ficam quietinhas. Obra de gerentes/diretores de TI.