Tecnologias promissoras

Quais tecnologias vocês consideram as mais importantes para o desenvolvimento de software nos próximos anos?

Cara, foca no Java que tá garantido por muito tempo…

Existe várias, mas vou apontar a qual eu estou me aprofundando ultimamente

Java Web e Android (Java)

mas vejo fala muito de:
C#
SharePoint

Como o amigo ai de cima apontou o C# tá forte, na verdade toda plataforma .NET. Vale a pena conhecer, pelo menos aqui no ES a MS/.NET está comendo uma boa fatia do mercado Oracle/Java.

Para saber quais tecnologias são tendência, você precisa analisar o mercado mais a fundo.
O que era tendência há 30 anos? 20? 15? 10? 5? O que se consolidou disso tudo?
Temos dois detalhes bem claros atualmente:

• Aumento nas plataformas móveis (android, iOS, Windows Mobile e afins)
  • Diminuição nas plataformas desktop
    Logo, podemos concluir que qualquer linguagem que permita trabalhar com ambiente móveis será bem efetiva em termos de mercado de trabalho.
    Não apenas android, Objective-C ou .NET Mobile, mas, principalmente, HTML 5, CSS3 e javascript (jQuery e afins).
    Mesmo assim, temos o seguinte, seja direto no android ou num servidor web com frontend html, você poderá precisar de Java, Cobol, PHP, C#, VB…

Eu não perguntei para mim, é apenas uma curiosidade saber o que os colegas estão percebendo de tendências no mercado.

Quanto a mim, acredito que haverá um fortalecimento da onda de dispositivos móveis, indo além dos smartphones. Também acho que o paradigma funcional será bem mais explorado do que vem sendo ultimamente.

Node
Backbone
Ember
CSS3 + Less + SASS + MediaQueries
HTML5
Mongodb
Ruby
Erlang

O Javascript esta mais forte do que nunca!

E o ROR,será que ainda emplaca como framework mainstream?

hoje em dia é dificil falar em algo promissor, existem MUITAS opções, bem mais do que a 5 anos atrás e não param de crescer.

Cada vez mais se mostra que não vai existir uma bala de prata em TI e sim soluções mais especificas para sua necessidade.

Poderia ficar digitando dezenas de tecnologias que não param de crescer, mas dai vai do gosto, so acho que deve focar em certas áreas que estão crescendo:
linguagens de JVM
NOSQL
HTML5 e frameworks
MapReduce
Dispositivos Móveis

etc etc

Uma coisa é certa, Ruby com certeza vai ter um grande mercado, agora, não sei se o framework Rails terá tanto destaque. Existem outros muito bons.
Este post fala sobre uns frameworks de Ruby que, há alguns anos eram promessas.
Eu não trabalho com ror, mas já ouvi que este não é o melhor que existe para Ruby.

Para os próximos 5 anos acredito no fortalecimento e crescimento das seguintes tecnologias:

• A Web como plataforma, HTML5, JavaScript e tecnologias associadas.

• HTML5 e JavaScript nos dispositivos móveis como opção viável e cross-plataforma para desenvolvimento de aplicativos.

• Uma linguagem/plataforma(JVM?) de programação que consiga unir as melhores características de linguagens imperativas e funcionais, estáticas e dinâmicas. Não acredito que uma linguagem puramente funcional consiga fazer sucesso no mercado, a tendência são linguagens híbridas.

• Uma linguagem/framework/biblioteca que consiga tirar o melhor proveito de concorrência e paralelismo para processadores multi-core e sistemas de alta escala e distribuídos.

• Evolução da JVM, da linguagem Java e de linguagens na JVM.

• O uso de mais de uma linguagem/tecnologia para resolver um problema, a ideia de usar uma única linguagem/tecnologia para resolver todos os tipos de problemas está com os dias contados.

Html5, Javascript, Css3, WebGL. Ja parte servidor não interessa pro usuário final, onde as boas opções não engessadas sempre vão coexistir, um evoluindo com outro.

Nenhum tipo de solução importa ao usuário final, o que importa é o resultado. Confiabilidade, segurança e ‘beleza’.

Nenhum tipo de solução importa ao usuário final, o que importa é o resultado. Confiabilidade, segurança e ‘beleza’.[/quote]
Acho que voce levou ao pé da letra, pois o que o usuario vê e interage é resultado direto desses recursos. Se desenvolver algo em Flex com flash ou Silverlight por exemplo o usuário final terá problemas de limitacao no futuro ou hoje mesmo, sabendo ou não do que está por tras.

Nenhum tipo de solução importa ao usuário final, o que importa é o resultado. Confiabilidade, segurança e ‘beleza’.[/quote]
Acho que voce levou ao pé da letra, pois o que o usuario vê e interage é resultado direto desses recursos. Se desenvolver algo em flash ou silverlight por exemplo o usuário final terá problemas de limitacao no futuro ou hoje mesmo, sabendo ou não do que está por tras.[/quote]
Mas independente de ser em flash ou powerbuilder, há uma série de fatores que interferem na qualidade do que está sendo entregue.
Além do mais, você não soube interpretar o que eu disse. Confiabilidade, segurança e beleza são fundamentais. Faça algo que reúna estas três características e que seja funcional e você estará com um ótimo produto nas mãos.

Para os próximos 5 anos acredito no fortalecimento e crescimento das seguintes tecnologias:

• Uma linguagem/plataforma(JVM?) de programação que consiga unir as melhores características de linguagens imperativas e funcionais, estáticas e dinâmicas. Não acredito que uma linguagem puramente funcional consiga fazer sucesso no mercado, a tendência são linguagens híbridas.
    [/quote]
    Scala esta exatamente neste espaço.

Novamente, acho que Scala vai muito bem aqui, veja Actors, Event Driven e frameworks como o Akka

Acho que voce levou ao pé da letra, pois o que o usuario vê e interage é resultado direto desses recursos. Se desenvolver algo em flash ou silverlight por exemplo o usuário final terá problemas de limitacao no futuro ou hoje mesmo, sabendo ou não do que está por tras.[/quote]
Mas independente de ser em flash ou powerbuilder, há uma série de fatores que interferem na qualidade do que está sendo entregue.
Altém do mais, você não soube interpretar o que eu disse. Confiabilidade, segurança e beleza são fundamentais. Faça algo que reúna estas três características e que seja funcional e você estará com um ótimo produto nas mãos.[/quote]
Sim, confiabilidade, segurança e beleza são fundamentais mesmo, concordo plenamente. Só estou enfatizando que a parte técnica usada no front end importa sim para o usuário em muitos casos, mesmo se fizer algo bonito e tudo mais por exemplo em Flex com Flash ou algo tudo em desktop supondo que poderia ser web em grande parte, estaria limitando as possibilidades do usuário por mais que ele esteja satisfeito no cenário de momento.

acho que os primeiros aplicativos para o google glass, serão promissores.

sendo assim, Android para Google Glass acredito ser uma tecnologia extremamente promissora.

é uma pena…quando nós simples mortais, tivermos “acesso” a técnologia, milhões de aplicações ja teram sido inventadas/migradas, por empresas que atualmente ja possuem a documentação, o óculos etc.

Flex praticamente morreu.
SOA não decolou ainda como eu esperava… tá dificil conseguir trabalhar com isso fora do eixo do mal Rio-SP.
estou vendo o que estudar, por enquanto Java EE (primefaces, struts, JSF, EJB etc) ainda dá pro gasto e paga as contas!

[/quote]
    Scala esta exatamente neste espaço.

Novamente, acho que Scala vai muito bem aqui, veja Actors, Event Driven e frameworks como o Akka
[/quote]

É verdade, Scala está bem posicionado nesse cenário.